Causas da tosse seca, com catarro ou sangue

Causas da tosse seca, com catarro ou sangue

Quais as causas e possíveis diagnósticos da tosse seca, com catarro ou com sangue? Quando demos considerar a tosse grave?Neste artigo, o pneumologista Prof. Dr. Francisco Vargas esclarece as principias dúvidas do sintoma de tosse. Confira:

O que é tosse?

A tosse nada mais é que uma expiração forçada, desencadeada por irritação ou inflamação nos brônquios. Em geral, a tosse procura eliminar corpos estranhos ou secreções presentes nos brônquios e vias aéreas. É, na verdade, um mecanismo de defesa do trato respiratório.

Como saber se é originária de um simples resfriado ou um problema sério?

A análise isolada da tosse não permite reconhecer a gravidade do fator desencadeante. As hipóteses diagnósticas podem ser estabelecidas a partir da existência de fatores associados, como presença de sangue ou pus no escarro assim como o tempo de duração. É importante também que o paciente tussa na frente do médico para verificar se a tosse é seca ou produtiva (com catarro).

• Quando a tosse dura até três semanas, classificamos como aguda (de curta duração).

• Tosse que persiste de três a oito semanas é considerada subaguda.

• Acima de oito semanas, a tosse é chamada de crônica (de longa duração).

A presença da tosse sinaliza alguma doença e ela deve ser investigada.

Tosse aguda

A tosse agudanormalmente é causa de infecções virais e bacterianas do trato respiratório superior. É sintoma de gripe ou resfriado comum, podendo nas primeiras 48 horas ser observada em 85% dos casos.

Em crianças, a presença de tosse rouca intensa, associada a um quadro febril, deve sempre merecer observação por parte dos pais.

Caso a criança comece a apresentar chiado respiratório ou esforço maior para inspirar o ar, deve ser levada para uma avaliação médica imediata, de preferência em local onde exista a possibilidade de realização de inalação e administração de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides, medidas que, usualmente, controlam a crise de maneira bastante eficaz.

Tosse crônica

Nos paciente com tosse crônica, a consulta médica aliada ao exame físico podem auxiliar na formulação do diagnóstico diferencial. Nas crianças, o diagnóstico varia de acordo com a idade:

Em bebês, a tosse crônica pode ser um indicativo de infecções, anomalias congênitas ou fibrose cística.

Nas crianças pequenas, a tosse sugere quadro de infecção, asma, rinossinusite (rinite com congestão da mucosa nasal), bronquite, aspiração de corpo estranho ou tabagismo passivo.

Entre escolares e adolescentes, prevalece a rinossinusite, asma, bronquite, processos infecciosos e tosse irritativa secundária ao tabagismo (ativo ou passivo) e poluição ambiental.

TIPOS DE TOSSE

A tosse crônica que surge em pessoas acima de 40 anos, pode estar associada a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ou carcinoma (câncer) brônquico.

• A tosse causada pela asma é seca, não costuma apresentar outros sintomas e tende piorar quando o paciente se expõe aos agentes causadores da alergia. Também é seca a tosse causada pela sinusite porém, nesse caso, costuma ser noturna.

• A história de tosse crônica exige além da investigação de outros sinais e sintomas respiratórios, como também dos sintomas digestivos. Entre eles, podemos citar a “queimação” retroesternal, que pode sugerir refluxo gastroesofágicoe favorece a tosse seca, predominantemente noturna, devido a posição deitada.

Outras possíveis causas da tosse seca

1. Alteração de temperatura,
2. Clima seco,
3. Fumo,
4. Alergênicos no ar,
5. Remédios para hipertensão,
6. Cancro do pulmão

Tosse excessiva sem estar associada à gripe, com rouquidão ou mudança no timbre de voz (sem voltar ao normal com o tempo) e dificuldade para engolir são sintomas do câncer de tireoide em estado avançado.

• A tosse psicogênica, ou seja, de causa emocional, deve ser considerada somente quando todas as outras causas já foram investigadas e excluídas. Esta predomina durante o dia e quase que desaparece durante o sono noturno.

Como diferenciar o tipo de catarro eliminado pela tosse?

Na expectoração, ou seja, o escarro eliminado pela boca durante a tosse, vêm sempre misturado com secreções vinda dos pulmões ou da orofaringe ou nasofaringe. Para o diagnóstico deve-se observar a características do escarro:

• Volume: escasso, moderado ou em grande quantidade.

• Coloração: esbranquiçado, amarelado ou esverdeado.

• Aspecto: purulento, com muco ou sangue.

• Odor: com a presença ou não de mau cheiro.

A tosse com catarro sugere qual diagnóstico?

A presença de escarro purulento ou mucopurulento e amarelado ou esverdeado está, geralmente, relacionada a quadros infecciosos agudos, subagudos e crônicos.

A expectoração excessiva pela manhã pode estar associada a bronquiectasias, bronquite crônica infectada e abscessos pulmonares.

No quadro de pneumonia, por exemplo, a tosse é produtiva com catarro mucopurulento (coloração amarelo-esverdeado), contendo, algumas vezes, estrias de sangue, acompanhada de dor torácica, febre, mal-estar geral, falta de apetite e emagrecimento.

Tosse com muco transparente ou esbranquiçado, normalmente, não está associada a infecções.

Tosse com sangue

Pode significar desde alguma patologia grave, como simplesmente o rompimento de um vasinho pelo esforço de tossir. A tuberculose é uma das doenças que pode causar tosse com sangue.

Quais as principais doenças ou condições que provocam TOSSE CRÔNICA?

Rinite / rinossinusite
Asma ;
Tabagismo;
Poluição;
Doença do refluxo gastroesofágico ;
• Hiperreatividade pós-infecção respiratória;
DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ;
Tuberculose;
Bronquiectasia ;
• Uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina;
Insuficiência cardíaca ;
Câncer (pulmão - laringe - esôfago).

Clique nas doenças em azul para ler mais e verificar se outros sintomas estão relacionados ao seu quadro de tosse.

Compartilhe informações de saúde com seus amigos. A informação é uma forma de prevenção já que conhecendo os sintomas e suas causas, facilita o diagnóstico precoce o que aumenta a possibilidade de cura. (Carla Leonel)

Fonte: Conteúdo exclusivo do site e livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de pneumologia. Médico responsável Prof. Dr. Francisco Vargas, Titular da Disciplina de Pneumologia da USP. Ministério da Saúde. Médicos colaboradores.