O que é reumatismo

O que é reumatismo

O que é reumatismo?
A palavra reumatismo vem do grego rheuma (humor, fluido) e significa líquido fluindo para as articulações. O conceito ampliou posteriormente para inflamações também em tendões, músculos e ligamentos, de origem não traumática. Além dessas estruturas do organismo, um grande número de doenças pode atacar a pele e órgãos internos do corpo humano, caracterizado de reumatismos de acometimento sistêmico ou generalizado.

Quando a doença começa pelas articulações e depois acomete um órgão interno fica mais simples diagnosticar o paciente como portador de um processo reumático. Entretanto, quando ela se inicia internamente, é preciso uma investigação bem mais elaborada para que a doença seja bem caracterizada.

Existem mais de 200 tipos diferentes de reumatismos, podendo-se citar como exemplos: gota, artrite reumatoide, osteoartrite (artrose), febre reumática, lúpus eritematoso. Sendo assim, muitas vezes é dificultoso um diagnóstico preciso na primeira vez em que o doente é examinado. É preciso paciência, se aprofundar nas queixas do paciente com uma detalhada anamnese e uma investigação laboratorial adequada para se ter o diagnóstico correto. Vários tipos de reumatismo tem sintomas muito semelhantes.

Reumatismo é doença de idoso?
É mito achar que reumatismo é doença da terceira idade. O reumatismo pode acometer crianças, adultos, homens, mulheres, idosos e até atletas.

Quais os tipos de reumatismo mais frequentes?
Os tipos de reumatismo mais frequentes na população são:
Artrose: desgaste das articulações provocando o contato direto entre os dois ossos.
Osteoporose: doença que enfraquece os ossos e pode provocar fratura.
Polimialgia reumática: doença que inflama os músculos das coxas e braços provocando dor.

Crianças e jovens podem ser acometidos por quais tipos de reumatismo?
A febre reumática ocorre na faixa etária entre 5 e 15 anos e atinge mais as meninas. Era uma doença mais frequente até a década de 70 e, felizmente, tem se tonado cada vez mais rara.É desencadeada por um agente infeccioso chamado Estreptococcus b-hemolítico do grupo A (classificação de Lancefield) que se instala nas amígdalas da criança, provoca um desiquilíbrio do sistema imune e ataca as articulações.

A artrite reumatoide quando surge antes dos 16 anos de idade é chamada de artrite reumatoide juvenil. É uma doença autoimune . Normalmente, atinge um número menor de articulações (até cinco), sendo classificada como pauciarticular ou oligoarticular.

Quais os tipos de reumatismo mais frequentes em adultos?
A gota é mais frequente em homens sendo rara em mulheres. É a doença causada pelo acúmulo de ácido úrico que provoca inflamação aguda na região lateral do dedão do pé, chamada podagra, ou no joelho, denominada gonagra. Existem duas formas de gota, chamadas de primária e secundária.

A primária tem herança genética, e ocorre principalmente em homens em torno dos 20 aos 40 anos. O pequeno número de mulheres acometidas pela doença é maior após a menopausa . Acredita-se que as mudanças hormonais que ocorrem nesse período tenham papel importante para esse aumento. O quadro clínico em ambos os sexos é semelhante.

A secundária é quando o aumento do ácido úrico tem como causa uma doença ou seu tratamento (leucemias, linfomas), ingestão aumentada e frequente de álcool ou medicações que dificultam a excreção renal do ácido úrico (como a aspirina em doses pequenas para analgesia), e um tipo de diurético, chamado diurético tiazídico.

A artrite reumatoide do adulto atinge com mais frequência as mulheres em torno de 30 a 40 anos, sendo as juntas das mãos, punhos, joelhos e pés as mais acometidas.

E o reumatismo no idoso?
Na terceira idade ocorre o envelhecimento do sistema imunológico, fato que contribui para o aparecimento de vários processos reumáticos. A artrose , também chamada de osteoartrose costuma atingir os idosos. A cartilagem que cobre a parte óssea da articulação se desgasta provocando o contato entre os ossos. Isso dá início a um processo inflamatório (artrite) e, às vezes, aparecimento de líquido dentro da junta (derrame).

A rigidez matinal também pode se fazer presente. A pessoa acorda com as mãos duras, difíceis de abrir e fechar, e só após movimentá-las retomam ao normal.

Na artrose da terceira idade a dor no joelho é comum enormalmente sofre variação de acordo com a mudança de temperatura.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique nelas para ler. Matérias relacionadas:

Será que estou com reumatismo?
Novos remédios para as doenças reumatológicas
Mitos e Verdades do reumatismo