Sintomas do câncer de pulmão

Sintomas do câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos mais agressivos e o mais frequente entre os tumores letais, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. O índice de mortalidade é alto porque, em geral, esse tipo de câncer é detectado em estágios avançados, uma vez que não são observados sintomas em seus estágios iniciais.

Para o Brasil, estimam-se 18.740 casos novos de câncer de pulmão entre homens e de 12.530 nas mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de pulmão em homens é o segundo mais frequente e para as mulheres é o terceiro mais frequente.

O câncer de pulmão é hereditário?

Evidências na literatura mostram que pessoas que têm câncer de pulmão apresentam risco aumentado para o aparecimento de outros tipos de cânceres e que irmãos, irmãs e filhos de pessoas que tiveram câncer de pulmão apresentam risco levemente aumentado para o desenvolvimento desse câncer. Entretanto, é difícil estabelecer o quanto desse maior risco decorre de fatores hereditários e o quanto é por conta do hábito de fumar.

Quais são os males que o cigarro provoca aos pulmões?

O cigarro é extremamente prejudicial à saúde, no entanto os malefícios são mais evidentes sobre o coração e os pulmões. Em relação às doenças pulmonares, o cigarro, em virtude da ação dos componentes presentes em sua composição, é o principal causador de câncer, bronquite crônica e enfisema pulmonar. Mais de 90% dos casos de câncer de pulmão são detectados em fumantes, assim como, a maioria dos casos de bronquite crônica e enfisema também é observada em tabagistas. Clique no link azul e leia artigo complementar: Como age no organismo as substâncias presentes no tabaco

O ar poluído das grandes cidades traz o mesmo prejuízo dos cigarros aos pulmões?

O ar poluído das grandes cidades tem efeitos prejudiciais sobre os brônquios e pulmões, semelhantes aos causados pelo tabagismo. Portanto, o aumento de poluição está relacionado à uma maior incidência de crises de asma e bronquite. A diferença decorre, basicamente, do maior efeito do tabagismo na indução de câncer de pulmão. O cigarro é muito pior, sempre.Clique no link azul para ler os assuntos correspondentes.

Quais os órgãos mais atingidos em casos de metástase de câncer de pulmão?

Existe uma estatística que demonstra os principais órgãos atingidos pela metástase de acordo com o tipo de câncer. No caso do câncer de pulmão, os principais órgãos atingidos pela formação de tumores por metástase são (nesta ordem): o cérebro, o fígado, a glândula adrenal, os ossos e o pulmão remanescente. O tumor metastático sempre é causado por células cancerígenas de outra parte do corpo, neste caso, originado do pulmão (veja a ilustração). Clique no link azul e leia artigo complementar: O que é metástase e quais os órgãos mais atingidos

Quais os sintomas que sugerem um câncer no pulmão?

Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são a tosse persistente, tosse com escarro sanguinolento, sangramento pelas vias respiratórias, dor nas costas ao respirar e emagrecimento. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns para o paciente. Pneumonia de repetição pode, também, ser a manifestação inicial da doença.

Que exames os fumantes devem fazer, e com que periodicidade, para controlar o estado dos pulmões?

Não existe um consenso que determine quais exames devam ser realizados para controlar os pulmões de um fumante e de quanto em quanto tempo. Recomenda-se, porém, submeter o paciente, periodicamente, à radiografia (ou tomografia) de tórax, com o objetivo de detectar qualquer alteração como, por exemplo, imagens tumorais ou áreas de enfisema. Exames funcionais do pulmão também poderão ser realizados, com o objetivo de verificar se existe algum grau de obstrução brônquica ou alteração da capacidade pulmonar.

Qual exame confirma o diagnóstico de câncer de pulmão?

A maneira mais fácil de diagnosticar o câncer de pulmão é através de raio-X do tórax complementado por tomografia computadorizada. A broncoscopia (endoscopia respiratória) deve ser realizada para avaliar a árvore traquebrônquica e, eventualmente, permitir a biópsia. É fundamental obter um diagnóstico de certeza, seja pela citologia ou patologia.

Uma vez obtida a confirmação da doença, é feito o estadiamento, que avalia o estágio de evolução, ou seja, verifica se a doença está restrita ao pulmão ou disseminada por outros órgãos. O estadiamento é feito através de vários exames de sangue e radiológicos, como dosagens enzimáticas e ultrassonografia, respectivamente.

Existem formas preventivas para evitar o câncer de pulmão?

Uma vez que o consumo de derivados do tabaco está na origem de 90% dos casos, independentemente do tipo, não fumar é o primeiro cuidado para prevenir a doença. A ação permite a redução do número de casos (incidência) e de mortalidade. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão. Em geral, as taxas de incidência em um determinado país refletem seu consumo de cigarros.

Manter alto consumo de frutas e verduras é recomendado. Deve-se evitar, ainda, a exposição a certos agentes químicos (como o arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila, gás de mostarda e éter de clorometil), encontrados principalmente no ambiente ocupacional.

Exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, deficiência e excesso de vitamina A, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão favorecem ao desenvolvimento desse tipo de câncer.

Clique no link azul e leia também: artigos relacionados: Por que é tão difícil parar de fumar: nicotina e dependência

Fonte: Livro medicina mitos e verdades (Carla Leonel/Editora CIP), capítulo de pneumologia (Prof. Dr. Francisco Vargas), Inca.