Será que meu filho enxerga bem?

Será que meu filho enxerga bem?

De um modo geral a mãe sabe quando o seu bebê está enxergando. Entretanto, para ter certeza se o recém-nascido apresenta algum problema de visão é importante conhecer os marcos do desenvolvimento normal de uma criança.

• O bebê com 1 mês de vida já fixa um objeto e pode segui-lo por alguns segundos. Nessa idade, a criança fixa os olhos da mãe, percebe a figura do rosto humano e pode ainda imitar certas expressões faciais.

• Por volta do 3º mês, ela já acompanha o movimento dos objetos e, quando a fixação é interrompida, pode retomá-la sem dificuldades. Nessa época também se desenvolve o reflexo óculoauditivo, isto é, a criança vira os olhos na direção de um ruído. Em bebês cegos o desenvolvimento desse reflexo fica retardado. É com essa idade que a criança começa a brincar com as mãos, aproximando-as e afastando-as do rosto, agindo como se tivesse as descobrindo.

• Entre o 5º e o 6º mês, começa a reparar em um novo objeto que entra em seu campo visual e procura sempre alcançá-lo. Além do comportamento visual, deve-se observar se a criança apresenta qualquer sintoma que indique problemas na visão, tais como estrabismo ou fotofobia (sensibilidade a luz ou claridade).

Analisar o aspecto externo dos olhos também é necessário:
• A abertura da fenda palpebral deve ser igual em ambos os olhos;
• A conjuntiva, membrana que reveste a parte branca, não deve estar vermelha ou irritada e não pode apresentar secreção;
• A córnea, membrana que cobre a parte colorida dos olhos, deve ser brilhante e transparente;
• A pupila, por sua vez, precisa ser completamente negra.

Qualquer alteração que se note, seja na visão ou no aspecto exterior dos olhos do bebê, deve ser comunicada ao pediatra ou ao oftalmologista.

DR. MAURO PLUT. Médico Oftalmopediatra da Clínica Oftalmológica do Hospital Israelita Albert Einstein e autor do capítulo de oftalmologia pediátrica do livro MEDICINA MITOS E VERDADES (Carla Leonel) , Editora CIP. Artigo do livro.

Leia matérias relacionadas:
Estrabismo em bebês
Tratamento moderno do estrabismo
Sintomas que indicam que devolevar meu filho no oculista
As etapas da consulta no exame oftalmológico em crianças e bebês