Tosse e tuberculose: falta de tratamento leva à morte

Tosse e tuberculose: falta de tratamento leva à morte

Tosse seca ou com catarro que dure mais de 3 semanas, acompanhada de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento pode ser tuberculose. Apesar de todos esses sintomas indicarem o diagnóstico de tuberculose, o paciente pode apresentar apenas quadro de tosse, o que pode fazer a doença passar desapercebida. A tosse estará sempre presente como o principal e mais comum sintoma da tuberculose, considerada a principal infecção pulmonar contagiosa.A tuberculose mata 13 pessoas por dia no Brasil.

Segundo o pneumologista Prof. Dr. Francisco Vargas, todo tipo de tosse deve ser investigada já que e a gravidade dela, depende fundamentalmente da causa: “Um paciente com um simples resfriado, bronquite, fumantes, ou portador de doença grave como o câncer, por exemplo, pode tanto ter tosse seca, como produtiva (com catarro). É um sintoma muito comum em várias patologias", esclarece o medico. Leia: Tipos de tosse e possíveis diagnósticos

Tenha quase certeza que você pode estar com tuberculose caso apresente os seguintes sintomas:

• Tosse com catarro esverdeado, amarelado ou com sangue por mais de 3 semanas;

• Febre vespertina (à tarde), sem calafrios. Normalmente a temperatura é baixa, e não ultrapassa 38, 5 C.

• Falta de apetite e perda de peso;

• Suor noturno.

O que é a tuberculose? É grave?

A tuberculose é uma infecção causada pelo bacilo de Koch, um tipo de bactéria que causa doença tanto nos homens como nos animais. Apesar da forma pulmonar ser a mais comum, pode ocorrer em outros órgãos, como os rins, os ossos e as meninges.

No passado era considerada uma doença grave, pois não existia tratamento eficiente para o combate levando o paciente à morte. Hoje, com o tratamento adequado e seguindo todas as recomendações médicas é possível alcançar a cura em quase 100% dos casos. Para isso, a doença deve ser tratada com antibióticos específicos e por um tempo mínimo de seis meses.

Caso o tratamento não seja feito adequadamente, a doença pode ser fatal. Um dos principais sintomas que indicam gravidade e complicações, é a tosse com expectoração sanguinolenta, chamada de hemoptise.

Quais os riscos em suspender o tratamento antes do prazo?

A suspensão do tratamento antes do período preconizado é responsável pela alta incidência de recidivas (retorno) da doença. Em casos de reinfecção, as cicatrizes que ficam no pulmão serão maiores e, para piorar, em alguns casos, poderá ocorrer resistência aos antibióticos, dificultando o tratamento.

• Mais da metade dos pacientes com tuberculose morrem dentro de 5 anos por não terem aderido ao tratamento de forma correta.

• No caso do paciente sobreviver a segunda infecção, o tratamento será mais longo, podendo durar até 2 anos.

O que é resistência ao antibiótico? Por que isso ocorre?

Significa que as bactérias se tornaram resistente, e o antibiótico não fará mais efeito na cura. Como para o tratamento da tuberculose existem poucos antibióticos eficientes, não terá alternativa de medicamentos e as bactérias continuarão se multiplicando.

Imagine que no início do tratamento existam 150 bacilos circulando no seu pulmão. Você inicia o tratamento de forma correta e 75 deles morrem. Os outros 40 bacilos se tornam mais fracos, e sobram apenas 35. Você se sente melhor e resolve parar com a medicação ou deixa de usá-la conforme prescrito pelo médico, descuidando das doses, dias e horários estabelecidos.

Esses 35 bacilos (bactérias) que sobraram, começam a se multiplicar e você irá se sentir mal novamente. Ou seja, a tuberculose voltou e agora será mais grave, pois os bacilos se tornaram fortes. E sabe aquele antibiótico que antes tinha eliminado boa parte das bactérias? Pois é. Agora ele se torna mais fraco que a bactéria e pode não conseguir eliminá-las. Você terá uma tuberculose resistente, pois dificilmente irá existir outra medicação mais forte para poder combatê-los. A não ser que a indústria farmacêutica consiga descobrir outra.

Lembra que antigamente não existia cura para a tuberculose? Era justamente pela inexistência de medicamentos capazes de dominar os bacilos. Resultado por você não seguir as orientações médicas: tratamento mais longo, complicações e sequelas, além da grande chance de não conseguir alcançar a cura.

Quais as consequências e sequelas da tuberculose? Sem o diagnóstico correto ela provoca à morte depois de quanto tempo?

As sequelas da tuberculose irão depender sempre da extensão da lesão, da eficácia do tratamento e, sobretudo, da resposta do organismo.

Essas sequelas são, geralmente, cicatrizes nos pulmões (pequeno nódulo calcificado), que ficarão para o resto da vida, muitas vezes sem determinar nenhuma consequência, e que podem ser visualizadas pela radiografia de tórax.

• A demora no diagnóstico de tuberculose pode agravar a doença e o paciente precisará ser internado para receber cuidados especiais.

• Em crianças e pessoas imunodeprimidas, como nos casos de desnutrição ou infecção pelo HIV, a tuberculose pulmonar pode agravar rapidamente e produzir manifestação clínicas. A lesão inicial aumenta e pode evoluir de diferentes maneiras.

• O derrame pleural é uma das consequências da tuberculose pela invasão de bacilos no espaço pleural. Leia o artigo sobre Derrame Pleural

• No caso dos bacilos entrarem na corrente sanguínea ele pode espalhar-se para outros órgãos e provocar falência múltipla de órgãos. Leia Septicemia

• O paciente sem diagnóstico correto e tratamento morre semanas ou poucos meses após o contágio com a bactéria.

Como saber se estou curado da tuberculose?

Só o médico poderá te dizer isto. A melhora dos sintomas e o fato de você se sentir bem, não significa a cura. Se você optar em abandonar o tratamento por sentir-se curado sofrerá todas as consequências descritas acima.

• Os remédios podem apresentar alguns efeitos colaterais, como mal estar, enjoos e vômitos, porém melhor sentir isso por um tempo do que correr o risco de morte. Na existência desses sintomas, basta comunicar ao seu médico que ele irá te receitar medicamentos para o controle e alívio.

• Durante o tratamento a urina pode ser vermelha e é normal. Não se assuste. As fezes também podem sofrer alteração na cor.

• Pacientes portadores de tuberculose não podem beber nenhum tipo de bebida alcoólica, pois além de poder causar sérias complicações, existe o risco de desenvolver hepatite medicamenta. Leia também: Bebida alcoólica corta o efeito do antibiótico?

Qualquer pessoa pode pegar tuberculose? Qual a forma de contágio?

A tuberculose é uma doença comum no Brasil e qualquer pessoa pode contraí-la. É uma doença endêmica, ou seja, pode infectar um grande número de pessoas, o que a torna um importante problema de saúde pública.

O grupo de maior risco são os imunodeprimidos (em tratamento com quimioterapia, AIDS, pessoas com baixa imunidade etc), os alcoólatras, e desnutridos que tenham contato com pacientes infectados. As condições de higiene também facilitam a contaminação.

Atualmente, o isolamento dos pacientes não é considerado de fundamental importância, uma vez que o início do tratamento produz uma brusca redução da população bacilífera (dos bacilos de Koch), que diminui muito a possibilidade de contágio. Mas atenção, estamos falando do contágio, e o tratamento do paciente não pode ser abandonado para não agravar a tuberculose.

• A tuberculose é adquirida pela contaminação com o bacilo de Koch, transmitido pela tosse, por portadores da doença. Se você estiver próximo a esta pessoa, bastam pequenas gostas com o bacilo da tuberculose para que ele invada seu pulmão. Por isso é considerada uma doença contagiosa. Mas o contágio ocorre apenas pela respiração - veja a ilustração.

A tuberculose não é transmitida pelo sangue, sexo, beijo, copo, roupa etc, da pessoa contaminada. Ela só é transmitida pelo ar e da forma descrita. Mesmo que durante o beijo você engula os bacilos do portador de tuberculose, não existe o risco de transmissão. Para ocorrer a transmissão o bacilo tem que ter tido o contato com o ar e você respirá-lo.

• Quem tem os outros tipos de tuberculose, que não esteja alojada no pulmão, não transmite a doença.

O paciente que já estiver em tratamento de forma correta por mais de 15 dias, também não oferece risco de contágio, pois já não elimina mais os bacilos. Os remédios são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde de todos os municípios.

Quanto tempo demora até a tuberculose se manifestar após o contágio?

Depende. Após o bacilo de Koch entrar no seu pulmão, pode ficar adormecido sem provocar a doença, ou ir se multiplicando e desencadear a tuberculose.

• Na primeira situação dá-se o nome de tuberculose infecção, o bacilo fica lá quietinho e pode eclodir em algum momento de vida que você tenha queda de imunidade. Algumas situações e doenças que possa surgir no decorrer da sua vida pode despertar o bacilo como, por exemplo, câncer, HIV, diabetes e até o alcoolismo.

• No segundo caso irá depender da sua resistência e imunidade. Poderá demorar algumas semanas e até anos. O grupo de pessoas que se contaminam logo após o contato com o bacilo, são pessoas mais debilitadas, assim como, crianças e idosos.

Quais os riscos por trabalhar ou morar com portador de tuberculose? Posso pegar no ônibus, no avião ou na rua se alguém com tuberculose tossir ao meu lado?

É evidente que as pessoas que convivam com mais frequência, e proximidade com portadores de tuberculose que não estejam em tratamento, tem maiores chances de contrair a doença.

• Locais pouco arejados e dormir no mesmo quarto também facilita o contágio. Em casos de dúvidas ou riscos, utilize máscaras de proteção. No caso do paciente, ele deve cobrir a boca antes de tossir ou falar e também usar máscara de proteção respiratória.

• Quem teve contato próximo ou convive com alguém que foi diagnosticado com tuberculose, procure assistência médica para realização de exames de diagnóstico também em você, mesmo que não sinta nenhum sintoma.

• O paciente que já está em tratamento apesar de não necessitar ficar em isolamento, deve evitar o contato com pessoas do grupo de risco com imunidade comprometida.

Que exames devem ser feitos para o diagnóstico da tuberculose?

O exame mais importante é do escarro, chamado de baciloscopia. Através dele é possível descobrir se a pessoa elimina os bacilos que são fontes de infecção. Mas é necessária mais de 3 amostras do escarro para garantir a negatividade. Se na primeira já der positivo, está configurado a doença tuberculose.

Já a radiografia de tórax (raio-X) mostra algumas alterações na cavidade superior dos pulmões, mas não serve como diagnóstico definitivo, apenas a suspeita.

Como prevenir a tuberculose?

As recomendações do Ministério da Saúde é que a prevenção seja feita através da vacina BCG, aplicada no primeiro mês de vida do bebê. A vacina não evita a tuberculose, mas diminui as chances de desenvolver a forma grave da doença, como a meningite tuberculosa.

Para quem vive próximo a pessoas com diagnóstico de tuberculose, normalmente é recomendado uma das medicações usadas no tratamento da própria tuberculose. Seu uso é recomendado para quem tem risco de contrair a doença e deve ser tomado por 6 meses.

Antes desta decisão porém, o médico irá avaliar a real necessidade por meio do teste PPD e do raio-X de tórax. Depois do resultado o profissional de saúde poderá promover a quimioprofilaxia de acordo com as condições físicas de cada pessoa.

O teste PPd ou reação de Mantoux é realizado com injeção de fragmentos do bacilo na pele. Ele não se presta ao diagnóstico da tuberculose. Apenas indica se a pessoa já teve contato com o bacilo.

Estatísticas e casos de morte por tuberculose no Brasil:

• A cada ano são notificados 70 mil novos casos da doença;

• Mortes por tuberculose: 4,5 mil óbitos por ano

A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento para evitar que o bacilo contamine outras pessoas.

Conteúdo exclusivo do livro e site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Categoria de pneumologia e infectologia. Médicos: Prof. Dr. Francisco Vargas e Prof. Dr. Vicente Amato Neto.