O que são anabolizantes: uso, tipos, efeitos e riscos

O que são anabolizantes: uso, tipos, efeitos e riscos

O uso de anabolizantes é uma prática cada vez mais comum em pessoas que querem aumentar a resistência, ganhar músculos de forma rápida ou evitar o catabolismo muscular (perda de massa muscular). Entretanto, consumi-los de forma indiscriminada pode trazer graves consequências e diversos efeitos colaterais. Neste artigo vamos esclarecer suas dúvidas sobre os efeitos, riscos e benefícios deste produto.

O que são os anabolizantes?

Conhecidos como “bombas”, os esteroides anabólicos androgênios são substâncias sintéticas que imitam os hormônios sexuais, especialmente o masculino (androgênio). Na forma natural são produzidos pelo próprio corpo e a testosterona é considerada o mais anabólicos (construtor muscular) dos hormônios.

São usados de forma isolada ou em combinação com hormônios femininos, tais como estradiol (estrogênio), nandrolona e algestona. Entre as funções do estrogênio está a distribuição da proteína pelo corpo, nutriente responsável pela formação do músculo.

O estrógeno (estrogênio) e a testosterona tem profundo impacto no organismo, definindo a composição corpórea, fecundidade, energia, sexualidade, além de participarem da regeneração de tecidos e constituição óssea. Homens e mulheres produzem os dois hormônios, porém em quantidades diferentes de acordo com o seu sexo.

Cerca de 95% da testosterona circulante no corpo do homem é secretada pelos testículos e somente 5% pelas glândulas suprarrenais. Nas mulheres a testosterona é produzida em pequena quantidade pelos ovários e glândulas suprarrenais. Tanto a testosterona na mulher como o estrogênio no homem tem a função de manter o equilíbrio hormonal e regular outras funções do corpo.

Mulheres com produção excessiva de testosterona podem sofrer de infertilidade, câncer no ovário, tumor adrenal, além da síndrome do ovário policístico (leia o artigo). Já o excesso de estrogênio no homem pode ocasionar diminuição da libido, perda de massa muscular e ginecomastia (desenvolvimento de mamas)

No processo de envelhecimento, ambos os hormônios diminuem suas produções levando a perda de massa muscular e óssea, a diminuição do metabolismo, ao ganho e a retenção de gordura e também a vulnerabilidade para adquirir várias doenças. Desta forma, muitas vezes, são indicados pelos médicos para regularizar disfunções no organismo ou desequilíbrios metabólicos sendo considerados benéficos nestas circunstâncias.

Baixos níveis de testosterona, por exemplo, podem provocar desequilíbrios metabólicos e, por sua vez, qualquer desequilíbrio metabólico pode derrubar as taxas de testosterona. A testosterona tem mais de 200 funções no corpo humano. Entre elas o poder de cognição, constituição óssea, bom funcionamento do coração (órgão com maior quantidade de receptores para a testosterona). A testosterona também trata sintomas como fadiga, falta de libido, evita a perda de massa muscular tendo excelentes resultados quando prescritos por médicos. Leia também:Sintomas da testosterona baixa e a libido feminina

O uso para fins estéticos ou aumento do rendimento esportivo, além de proibido pode trazer riscos à saúde. Também, algumas vezes ocorre à conversão de testosterona em estrógeno, o que pode provocar a feminilização no corpo do homem. A toxidade por anabolizantes, o excesso de treinamento físico, a má alimentação e até a obesidade são algumas das causas da aromatização (conversão de testosterona em estrógeno).

Concluindo: níveis muito altos de anabolizantes podem produzir efeito contrário, comprometendo a ação metabólica. Por isso, todo cuidado é pouco para o feitiço não virar contra o feiticeiro.

Confira os principais riscos e efeitos colaterais do uso abusivo de anabolizantes em ambos os sexos

Doenças no fígado: os anabolizantes sobrecarregam o fígado, podendo levar a alterações hepáticas, causar hepatite e desenvolver tumores malignos (câncer).

Leia os artigos para informações destas doenças:

Hepatite

Câncer no fígado

Doenças cardiovasculares: o uso de anabolizantes provoca o aceleramento do metabolismo e aumento da frequência cardíaca. É comum episódios de taquicardia e existem chances aumentadas para obstruir veias (aterosclerose) causa de ataques cardíacos.

Leia os artigos relacionados a estas doenças:

Os riscos da taquicardia

Infarto e morte súbita

Aumento da pressão arterial: hipertensão arterial em pessoas que não teriam este problema, por retenção de sódio e água.

Retenção de líquidos e edema: muitos atletas que usam anabolizantes morrem pelo uso abusivo de diuréticos utilizados indiscriminadamente para o controle da retenção de líquidos.

Colesterol: diminuição dos níveis do colesterol bom (HDL) e aumento do colesterol ruim (LDL), principalmente em pessoas com menos de 45 anos, o que aumentam as chances de doenças cardíacas. Clique no link azul para ler mais sobre esta doença.

• Leia também: Diferença entre colesterol e triglicerídeos

Distúrbios da coagulação sanguínea: risco de trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar e infarto. Clique nas palavras em azul para ler sobre as doenças assinaladas.

Aumento da oleosidade da pele: surgimento ou agravamento de acnes.

• Leia o artigo: Tratamento de cravos e espinhas

Psicológico e comportamental: aumento da agressividade, episódios maníacos/ e ou depressivos, ansiedade, euforia, irritabilidade, flutuações repentinas de humor, paranoia, alucinações, tentativa de suicídio.

Diabetes: resistência à insulina e intolerância a glicose

Alteração do perfil tireoidiano: (diminuição T3, T4, TSH e TBG).

• Leia o artigo sobre distúrbios da tireoide

Efeitos colaterais específicos no homem:

Infertilidade: doses exageradas de anabolizantes pode provocar a perda de capacidade dos testículos produzirem espermatozoides, levando inclusive, a atrofia dos testículos. Reversível com a interrupção dos anabolizantes.

Crescimento da próstata e risco aumentado de câncer: tal como o câncer de mama, o de próstata também é hormônio dependente (desenvolvem devido ao estrógeno e testosterona).

Ginecomastia: aumento das mamas no homem (irreversível).

Calvície: leia o artigo tratamento para calvície

Impotência: leia o artigo Causas e tratamentos para problemas de ereção

Efeitos colaterais específicos nas mulheres:

• Atrofia das mamas,

• Engrossamento da voz (irreversível),

• Aumento do clitóris (irreversível),

• Interrupção ou irregularidade menstrual,

• Aumento de pelos ou surgimento em locais não desejáveis (como no rosto, por exemplo),

Queda de cabelo

Os riscos e efeitos colaterais dos anabolizantes dependem do sexo e do hormônio escolhido.

Como agem os esteroides anabólicos androgênios e quais as formas de uso?

Existem diferentes tipos de esteroides androgênicos anabólicos com combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Eles agem nas células musculares e do fígado provocando alterações bioquímicas.

No anabolismo, auxiliam a produção de mais proteínas que são empregadas na síntese de diversas células. É o ciclo metabólico chamado de anabolismo: pequenas moléculas dão origem a moléculas mais complexas que armazenam energia e constrói o tecido muscular.

Com a dose extra de hormônios, a atividade metabólica acelera e ocorre a retenção de líquidos, com aumento de água no interior das células musculares. O inchaço associados aos treinos e exercícios intensos tem o potencial de permitir que os músculos cresçam até 8 vezes mais comparados aos do atleta convencional e de forma rápida.

Porém, apesar dos músculos serem elásticos e aceitarem esta tensão rapidamente, os tendões podem se romper por não suportarem o aumento súbito de massa muscular.

Os esteroides também fazem que o espaço da recuperação entre os treinos seja acelerado, aumentando, inclusive, a resistência física, situação esta conhecida como a famosa “mágica” do doping.

Os esteroides anabólicos apresentam-se em diversas formas e dosagens tendo diferente tempo de duração e ação no organismo. Pode ser administrado por via oral, em cápsulas de implantes, gel/creme para aplicação na pele ou injetáveis.

Não podem ser utilizados por tempo prolongado e devem ser descontinuados gradualmente.

Após a interrupção dos esteroides pode ocorrer à perda de peso, força e predisposição a infecções. Também pode causar dependência.

Benefícios dos anabolizantes

Os efeitos anabólicos promovem a retenção de nitrogênio (constituinte básico da proteína) possibilitando o crescimento e desenvolvimento de massa muscular por meio de uma melhor utilização da proteína ingerida. Os esteroides anabólicos androgênios também tem efeito anti-catabólico (evita a perda de massa muscular). Para isso é fundamental manter uma dieta rica em proteínas para obter o maior benefício possível dos anabolizantes. Leia o artigo para mais explicações dobre este tema: Quer músculos definidos? Coma proteínas

No caso da testosterona ela também aumenta a libido, proporciona maior energia e diminui a gordura corporal.

Alguns tipos de androgênicos:

Androstenediona utilizado como intermediário na via metabólica que produz o andrógeno testosterona e os estrogenos estroma e estradiol.

Dihidrotestosterona (DHT) é aproximadamente 30 vezes mais potente que a testosterona por ter sua função facilitada pelo receptor de andrógenos.

Dehidroepiandrosterona é famosa por ser considerada popularmente o “hormônio da juventude” (DHEA) e a forma sulfatada, chamada de sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEA-S). A partir dos 20 anos, estes esteroides já entram em declínio. São usados para melhor condicionamento físico e força muscular. Também elevam o bem-estar e vem sendo muito usado como terapia antienvelhecimento.

Leia também: riscos e benefícios das injeções de GH (hormônio do crescimento)

Vale lembrar que a testosterona e todos esses hormônios podem ser estimulados e aumentados de forma natural, com atividades físicas regulares, alimentação saudável a base de proteínas, carboidratos complexos e gorduras boas, e vida regrada. Até porque, como não existe pílula mágica, nada se eterniza. Os músculos conquistados com anabolizantes além de passageiros, oferecem riscos a saúde.

Diga NÃO aos anabolizantes. De que vale o corpo bombado para desfilar no hospital? E não esqueça que depois ele murcha! Reflita se vale a pena um resultado rápido, passageiro e com riscos a saúde, no lugar de um corpo bonito, saudável conquistado com disciplina e resultado duradouro. Bora malhar com saúde!

Leia o artigo: Como conseguir uma barriga tanquinho

Conteúdo exclusivo do site Medicina Mitos e Verdades com a colaboração dos mais bem conceituados médicos do Brasil.

Leia mais artigos na categoria Esporte e Saúde do Atleta