Hormonioterapia para o tratamento de câncer
O que é a hormonioterapia usada para o tratamento do câncer?
Alguns tumores são alimentados por hormônios. Hormonioterapia é um tratamento que diminui os níveis hormonais ou bloqueia sua ação, diminuindo a chance do tumor crescer e dar metástases.
Dos tumores de mama, 50 a 70% crescem devido ao estrógeno e, por este motivo, a hormonioterapia é indicada. Ela é feita através de comprimidos diários ou injeções intramusculares, uma vez ao mês. O tratamento é bem tolerado e tem poucos efeitos colaterais.
Alguns tumores de endométrio também se desenvolvem pelo estrógeno e o tratamento também é realizado com o uso de comprimidos diários, com ótima tolerância.
No caso dos tumores de próstata, "a grande vilã" é a testosterona. Antigamente, os homens eram submetidos a "castração" cirúrgica com a retirada dos testículos. Atualmente, ela é feita através de injeções intramusculares e também por meio de comprimidos para bloquear ou diminuir a testosterona.
Todos os tumores de mama, endométrio e próstata devem ser tratados por hormonioterapia?
Não. Este tratamento só é realizado após uma pesquisa que comprove a presença dos receptores hormonais para o desenvolvimento e crescimento desses tumores.
A retirada dos hormônios estrógeno para a mulher e testosterona para os homens não acarreta efeitos colaterais?
No caso de efeito colateral seriam os mesmos da menopausa com a necessidade da retirada do estrógeno e nos casos da eliminação da testosterona pode ocorrer a diminuição da libido, impotência sexual, ganho de peso, fraqueza muscular e elevação do colesterol. Não são todos os pacientes que apresentam esses sintomas e na necessidade do tratamento deve-se pensar muito mais na cura de uma doença potencialmente fatal do que nos efeitos colaterais já que com o avanço da medicina, esses efeitos podem ser remediados ou tratados de forma que permita qualidade de vida satisfatória ao paciente.
Leia matérias relacionadas:
• Diferença de Quimioterapia e Radioterapia
• A velocidade do crescimento de um tumor
• MedicinaNuclear para o tratamento e diagnóstico do câncer
Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de oncologia. Médico responsável Dr. Rene Gansl (Médico oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein).
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.