Diferença triglicerídeos e colesterol: sintomas e riscos

Diferença triglicerídeos e colesterol: sintomas e riscos

Apesar do colesterol e triglicerídeos serem derivados de gorduras (lipídeos), eles têm funções diferentes e nem sempre maléficas. Ambos são importantes para o bom funcionamento do organismo e o problema surge apenas no excesso.

Qual a diferença entre triglicerídeos e colesterol?

O colesterol é uma molécula que contém gordura e é produzida pelo próprio organismo. Ele é parte integrante das membranas envoltórias das células, fundamental para manter sua integridade e permitindo que elas se comuniquem entre si. Também é indispensável para o desenvolvimento cerebral, pois é peça chave para a mielinização e crescimento dos neurônios.

Ainda atua no metabolismo de algumas vitaminas e promove a formação dos ácidos biliares, essencial para a digestão de gorduras.

Do colesterol total, 70% são produzidos no fígado e apenas 30% é originado pela alimentação ( somente gordura de origem animal - gema de ovo, carnes de todos os tipos, leite e derivados, camarão, vísceras são as principais fontes de colesterol alimentar).

Já os triglicerídeos são as gorduras provenientes da alimentação e servem como reserva de energia para o organismo. Além disso, ele se distribui no tecido adiposo e garante o fornecimento de calor, sendo o alicerce da proteção térmica do corpo.

A classificação dos triglicerídeos está relacionada as ligações químicas de suas moléculas de acordo com os alimentos:

• Alimentos com gorduras saturadas: triglicérides de origem animal.

• Alimentos com gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas: triglicérides de origem vegetal.

O aumento dos triglicerídeos varia de acordo com o tipo de alimentação. A obesidade pode ser considerada excesso de triglicerídeos.

De que forma o colesterol e o triglicérides são transportados no corpo?

Nem as moléculas de gordura proveniente dos triglicerídeos e nem as do colesterol, consegue ser transportada livremente pelo sangue. Para isso, o corpo desenvolve outra molécula para se unir a elas, que recebem o nome de lipoproteínas.

Essas novas moléculas são identificadas pelas siglas que você vê nos exames de sangue - VLDL, HDL, LDL. Leia também: Significado dos principais exames de sangue

Qual o significado das siglas, VLDL, HDL, LDL dos exames? Qual representa o colesterol e o triglicerídeos?

VLDL: refere-se aos triglicerídeos que se unem a lipoproteína de muito baixa intensidade.

HDL: são lipoproteína de alta densidade, conhecidas como colesterol do bem.

LDL: são lipoproteínas de baixa intensidade, o tal colesterol ruim.

A LDL também é um produto final do metabolismo da VLDL (lipoproteína dos triglicerídeos) composto por 50% de triglicerídeos e 40% de colesterol LDL.

A LDL representa a chegada do colesterol para as células e a HDL faz o movimento oposto, retira o colesterol das células e encaminha até o fígado para ser eliminado. Portanto, quanto mais alto serem os níveis de LDL, e mais baixos os níveis de HDL, maiores serão as chances de problemas vasculares pelos lipídeos ficarem retidos nas artérias podendo levar á obstrução. Leia o artigo completo sobre Colesterol

O colesterol ou triglicerídeos com níveis elevados provocam sintomas?

Colesterol e triglicerídeos elevados são extremamente frequentes na população e, na maioria dos casos, não apresenta sintomas, sendo necessário o exame de sangue.

Por isso é importante fazer um exame no fim da adolescência ou início da idade adulta (entre 16 e 20 anos) e controle periódico.

Em alguns casos, quando ocorre depósito de colesterol na pele (xantomas), surgem lesões cutâneas. Elas se apresentam como pequenas placas de gordura (colesterol e triglicerídeos) na região das pálpebras superiores ou perto do nariz. Tem coloração amarelo-acastanhado e são perceptíveis ao toque. O tamanho é varável, podendo medir de poucos milímetros a vários centímetros.

Altos níveis de triglicerídeos podem provocar aumento do fígado e baço, a sintomas de pancreatite (clique no link para ler o artigo).

Cálculos na vesícula também são causados pelo aumento de colesterol e diminuição dos sais biliares (leia o artigo completo).

A aterosclerose é uma doença lenta e progressiva e por isso dificilmente apresenta sintomas na fase inicial. A primeira manifestação é a dor no peito (angina) e aconselha-se a investigar as causas diante deste sintoma. Leia o artigo: Os riscos da angina

A obesidade, mesmo sem ingestão excessiva de gorduras, a vida sedentária, o consumo exagerado de álcool e o diabetes são as causas mais frequentes do aumento do colesterol e triglicerídeos.

Quais as doenças e riscos do colesterol e triglicérides altos?

Este é um processo que ocorre no organismo como um todo, mas o primeiro órgão a ser atingido, em geral, é o coração, devido às artérias de menor calibre (artérias coronárias), doença conhecida como aterosclerose.

Caso ela se rompa, o conteúdo gorduroso transforma-se em um coágulo que pode diminuir ainda mais o diâmetro das artérias ou mesmo obstruí-las.

Os sintomas e consequências são dor no peito (angina), infarto agudo do miocárdio e dependendo da extensão, até morte súbita.

Da mesma forma, as obstruções podem levar a lesões em outros órgãos como o cérebro (causa do AVC isquêmico), rins (insuficiência renal), membros inferiores (trombose) etc. Leia os artigos relacionados.

Todas as doenças que estão relacionadas a irrigação sanguínea podem ser desencadeadas ou afetadas pelos altos níveis de colesterol e triglicerídeos. O diabetes, a hipertensão, a labirintite e os problemas de audição (a falta de irrigação das células sensoriais auditivas), podem ser agravadas pela alteração dos níveis de colesterol no sangue.

O diabetes, por exemplo, é comum ser acompanhado de elevação do triglicerídeo e diminuição do HDL.

Por outro lado, as doenças que atingem as glândulas suprarrenais podem provocar o aumento do colesterol no sangue, assim como problemas genéticos relacionados aos genes que determinam alterações dos níveis de lipídes.

Como prevenção e cuidados nutricionais, o importante é estar ciente que toda gordura em excesso eleva o colesterol e triglicerídeos.

As gorduras de origem animal que se solidificam na temperatura ambiente (como bacon), gema de ovo, as gorduras presentes nas carnes vermelhas, pele de frango, frios, creme de leite, queijos amarelos e manteiga são as piores.

Quanto a carne vermelha ou de frango, o problema maior está relacionado ao teor de gordura saturada e não ao consumo propriamente dito. É importante remover a gordura aparente já que esta penetra no interior da carne durante o preparo. A carne mal-passada também apresenta maior taxa de gordura saturada. A melhor opção é sempre a carne grelhada e bem passada, apesar de menos saborosa. E você sabe por que ela perde o sabor? Justamente por ter menos quantidade de gordura.

Uma dica na preparação dos alimentos cozidos é não reaproveitar a água para que a gordura não seja reabsorvida. Tente trocá-la durante o cozimento. A melhor opção é sempre a carne grelhada e bem passada.

Leia também:Como baixar os triglicerídeos? A influência da alimentação

Conteúdo exclusivo do livro e site Medicina Mitos e Verdades. Categorias envolvidas e médicos responsáveis.
Cardiologia: Prof. Dr. Bernardino Tranchesi Jr.
Endocrinologia: Prof. Dr. Alfredo Halpern
Otorrinolaringologia: Prof. Dr. Oswaldo Laércio Mendonça Cruz
Neurologia: Prof. Dr. Milberto Scaff