Gripado de novo?

Gripado de novo?

Muitas vezes você acaba de se recuperar de uma forte gripe e logo ela aparece de novo.Será? Ninguém tem gripes repetidas em tão curto prazo. O Prof. Dr. Vicente Amato Neto, autor do capítulo de infectologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel), esclarece que existem vários tipos de vírus da gripe, que se manifestam em épocas diferentes. Com o passar dos meses o vírus sofre uma alteração, mas ele precisa de tempo pra isso acontecer. Uma dose da vacina protege durante 1 ano somente contra aquele vírus específico, tendo eficácia sobre 70 a 80 % das pessoas. A vacina utilizada atualmente é trivalente, ou seja, oferece proteção a três tipos de vírus influenza - tipo A e tipo B . Os tipos que estarão contidos na vacina são definidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS, a partir dos vírus que mais circularam no ano anterior.

Existem outros vírus respiratórios (que não o da gripe, influenza) que podem ser confundidos com o vírus da gripe e podem circular no mesmo período da gripe, como por exemplo, o vírus sincicial respiratórios, vírus parainfluenza, adenovírus, etc. O quadro clínico da gripe é claro e o médico preparado sabe fazer o diagnóstico. Uma pessoa com um pouquinho de dor de cabeça, febre baixa e coriza não está gripada. Se o indivíduo está rouco, tem febre baixa, tosse e dor de garganta, ele tem sinal de resfriado, laringite, bronquite ou traqueite. A gripe instala-se rapidamente, com forte dor de cabeça, dor no corpo, febre alta e tosse muito intensa.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de infectologia. Médico responsável: Prof. Dr. Vicente Amato Neto (Prof. Titular Emérito do Departamento de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina – USP).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também matérias relacionadas:
Doenças comuns do Inverno
Causas da Dor de Garganta
Dengue pode ser confundida com gripe