Dor de garganta frequente: causas, dicas de cura rápida e prevenção

Dor de garganta frequente: causas, dicas de cura rápida e prevenção

Dor de garganta novamente? Apesar da dor de garganta ser um dos sintomas mais presentes nas infecções virais do aparelho respiratório, alguns fatores podem contribuir para que a dor apareça com mais frequência. Se este é seu caso, conheça as causas e saiba como evitá-las.

Regra número 1: Hidrate-se, beba bastante líquido!

A garganta seca diminui as barreiras protetoras permitindo que os micro-organismos se instalem com mais facilidade. A água ajuda a produzir o muco protetor da garganta, já que 95% desta substância é composta por H2O (fórmula química da composição da água).

2.Proteja-se do clima seco e da poluição: sim, nós sabemos que dependendo do local que você vive é difícil evitar. A prevenção, nesses casos, é à base da ingestão de grande quantidade de líquidos para manter a garganta lubrificada.

• Consuma pastilhas de própolis ou mel que irá ajudar a evitar irritações, além de ser considerado um remédio natural capaz de combater vírus, bactérias e regenerar os tecidos.

• No ambiente, use um umidificador de ar para evitar o ressecamento da garganta. Caso não possua este aparelho, deixe uma bacia com água ao seu lado.

• Outra dica: agasalhe-se ao sair de ambientes quentes e entrar em outro frio, com ar-condicionado (e vice-versa). Esse choque de temperatura predispõe ao ressecamento do muco protetor da garganta, facilitando a invasão de micro-organismos.

2. Se for consumir álcool, faça com moderação: bebidas alcoólicas além de desidratar, aumenta a acidez do estômago. Se você sofre de azia ou refluxo frequente, certamente os ácidos estomacais irão agredir e irritar sua garganta. Vale lembrar que o álcool é uma substância abrasiva, ou seja, ele “queima” todo o caminho que percorre (da boca até o estômago).

Durante e após o consumo de bebidas alcoólicas, procure beber bastante água. A desidratação causada pelo álcool reduz a quantidade e a troca de saliva, deixando a garganta seca e desprotegida.

Quer saber mais sobre o álcool e os efeitos da ressaca? Clique na palavra azul para ler o artigo.

3. Afaste-se de ambientes com tabaco e evite o cigarro, charuto e produtos derivados que produzem fumaça: além das substâncias tóxicas contidas no tabaco, ele agride as cordas vocais podendo provocar, inclusive, lesões. Basta ver que os fumantes possuem um tom de voz mais grave que os não fumantes.

• A fumaça quente é mais um componente que contribui para irritar a garganta dos fumantes. O cigarro polui o ambiente de duas formas:

a)Quando o fumante traga o cigarro, a fumaça é produzida com altas temperaturas (acima de 950°C) e, após ser exalada, o potencial para poluir o ambiente é maior do que as partículas inaladas a partir da poluição, atingindo, desta forma, até mesmo os não fumantes.

b)Pior do que a fumaça que sai da boca do fumante é aquela produzida apenas pela queima lenta do cigarro acesso. Mesmo sendo produzida com temperatura mais baixa (350°C), 85% desta fumaça é liberada diretamente ao ambiente a partir da queima espontânea da extremidade do cigarro. Esta fumaça é MUITO MAIS MALÉFICA ao fumante e a quem esteja ao lado dele, já que ela não é filtrada, por não ter passado pelo filtro do cigarro. Portanto, fique longe de ambientes com tabaco. Leia também: Como agem as substâncias presentes nos diversos tipos de tabaco

Se você é fumante e quer parar de fumar, leia o artigo: Por que é tão difícil parar de fumar? Nicotina e dependência

4.Cuidado com a azia: azia é a sensação de queimação que afeta a região do estômago e esôfago, podendo atingir a garganta deixando um gosto amargo e ácido na boca. Os ácidos do estômago agridem a mucosa da garganta e você, claramente, tem a percepção da queimação. Pessoas que sofrem de refluxo e/ou esofagite são mais propensas a infecções de garganta. Portanto, se este é seu caso, jamais se esqueça da regra número 1: mantenha-se hidratado em dobro para diminuir as chances de inflamação da garganta nessas circunstâncias. Tenha sempre a pastilha de própolis ou mel para acalmar a garganta.

Confira nos artigos correspondentes a forma de tratar e minimizar estes problemas.

Causas e tratamentos da azia e má digestão

Refluxo Gastroesofágico: sintomas, diagnóstico e tratamento

Esofagite: causas, sintomas e medidas preventivas

5.Verifique sua tireoide: a inflamação da tireoide costuma causar dor de garganta e dificuldade para engolir. Porém, o que dói na verdade é a glândula da tireoide e é normal confundir com a dor de garganta. Para saber mais clique e leia: Nódulos na tireoide

6.Atenção às causas alérgicas: é comum faringite de repetição ou laringite estridulosa causada por alergia nas vias aéreas superiores. Se você sofre de rinite ou sinusite, pode ser esta a causa.

• Na faringite alérgica, o paciente sente apenas incômodo na garganta.

• Já a laringite estridulosa pode ser acompanhada de tosse rouca e com estridor, causando a sensação de sufocamento.

• O contato com substâncias alergenas inalantes, como poeira, ácaros, mofo, tende a desencadear a crise.

Atenção a higiene do seu travesseiro (clique para ler). Veja como mantê-lo limpo e o tempo de validade para fazer a troca.

Leia os artigos complementares para mais informações sobre como evitar as crises:

Rinite: causas, sintomas e tratamento

Sinusite: causas e sintomas

7.Você respira pela boca? A respiração bucal provoca irritação na garganta, já que a boca torna-se ressecada, favorecendo a entrada de micro-organismo. Para agravar a situação, como o ar entra diretamente para os pulmões, ele não é aquecido, umidificado e filtrado pela mucosa nasal, situação que facilita as infecções de repetições.

Confira este tema: Respirar pela boca traz prejuízos a saúde

8.Fale menos, fale baixo: falar alto ou usar excessivamente a voz também agride a garganta e as cordas vocais provocando dor e desconforto. Caso a sua voz faça parte do seu trabalho, lembre-se de beber bastante líquidos e lubrificar a garganta com mel pela manhã e antes de dormir. Durante o dia use as pastilhas para acalmar a garganta.

9.Como está sua imunidade? Alguns fatores podem criar queda de resistência o que facilita infecções de repetições. Pessoas com fadiga crônica, em estados de estresse, portadores de doenças que afetam o sistema de defesa, o uso frequente de medicamentos como corticoides, imunossupressores, quimioterápicos, entre outras condições podem comprometer a resistência. Esse grupo de pessoas quando expostos aos agentes ou situações citadas neste artigo podem ter a garganta afetada com maior frequência.

Leia também:

Cansaço excessivo pode ser falta de vitaminas

Como tomar a vitamina C para fortalecer o sistema imunológico

10.Você sofre com prisão de ventre? Este pode ser um sinal que você não está devidamente hidratado. Fique atento a este detalhe e beba uma maior quantidade de líquidos. Quer saber mais sobre este assunto? Leia: Por que meu intestino não funciona direito

Tenha sempre em mente que a água e o ar livre de poluição é um santo remédio e com custo zero, não apenas para a garganta, como para uma infinidade de doenças.

Já conseguiu identificar qual é o seu caso? Então compartilhe este artigo com seus amigos. Você poderá estar ajudando alguém. A informação é uma forma de prevenção, já que auxilia no diagnóstico precoce, evitando o agravamento de doenças, ou sofrimentos desnecessários.

Leia os artigos complementares:

Causas e tratamento da dor de garganta viral e bacteriana

Por que a infecção da garganta é frequente em crianças?

Amigdalite: quando é indicada a cirurgia

Conteúdo exclusivo do site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Categorias de otorrinolaringologia, gastroenterologia, infectologia e pneumologia. Médicos responsáveis: Prof. Dr. Laércio Mendonça Cruz, Prof. Dr. Luiz Chehter, Prof. Dr. Vicente Amato Neto, Prof. Dr. Francisco Vargas.