Os riscos dos nódulos na tireoide

Os riscos dos nódulos na tireoide

O que são nódulos da tireoide e quem está em risco de tê-los?
Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Nódulos são muito comuns. As chances de desenvolver nódulos aumenta a medida que você envelhece. Embora os sintomas não sejam comuns, um nódulo grande pode, as vezes, causar dor, rouquidão ou atrapalhar a engolir ou respirar.Os médicos se preocupam com nódulos da tireoide porque eles podem as vezes ser cancerígenos .

O câncer de tireoide é encontrado em cerca de 8% dos nódulos nos homens (8 em cada 100) e em 4% dos nódulos em mulheres. Assim, cerca de 90% dos nódulos de tireoide são benignos (não cancerosos). A causa da maioria dos nódulos benignos não é conhecida, mas eles são, muitas vezes, encontrados em membros de uma mesma família. Em âmbito mundial, a deficiência de iodo na dieta é uma causa muito comum de nódulos.

Como os nódulos de tireoide são diagnosticados?

A maioria dos nódulos da tireoide são encontrados durante um exame físico de rotina. Depois de um nódulo ser encontrado, o médico realizará testes de laboratório para saber se o nódulo é hiperfuncionante (produtor de muito hormônio tireoidiano, chamado de "nódulo quente" ) ou hipofuncionante (não produtor de hormônio tireoidiano, chamado de "nódulo frio" ). No entanto, esses testes não são suficientes para descartar um câncer de tireoide.

Para reunir mais informações sobre o nódulo, o médico pode solicitar um ou mais dos seguintes exames:

• Biópsia aspirativa por agulha fina: usa-se uma agulha fina para remover células ou amostras de fluido do nódulo. Este teste é muito preciso para a identificação de nódulos cancerosos ou "suspeitos".

•Ultrassonografia da tireoide: é realizada para obter um retrato exato da tireoide e ver se o nódulo é sólido ou preenchido com fluido (cisto). Embora esse exame não possa dizer se o nódulo é canceroso, é muito útil para guiar uma agulha usada para aspirar as células do nódulo. Este procedimento é chamado de "punção aspirativa guiada por agulha fina".

• Cintilografia de tireoide: utiliza uma pequena quantidade de iodo radioativo e uma câmera especial para obter uma imagem da tireoide e saber se o nódulo é hipo ou hiperfuncionante. O nível de atividade pode fornecer pistas para saber se ele pode ou não ser câncer de tireoide. Este procedimento geralmente é feito quando o seu médico suspeitar que você possa ter um nódulo quente.

Como os nódulos da tireoide são tratados?

O tratamento depende do tipo de nódulo da tireoide. Especialistas recomendam a remoção cirúrgica da tireoide para nódulos cancerosos ou suspeitos. Após a cirurgia, terapia com iodo radioativo pode ser usada para destruir quaisquer células tiroideias remanescentes.

Outros tipos de nódulos, mesmo quando eles não são cancerosos, precisam ser removidos quando ficam muito grandes e causam problemas para engolir ou respirar.

Nódulos hiperfuncionantes quase nunca são cancerosos, mas eles podem causar hipertireoidismo (aumento nos níveis dos hormônios da tireoide no organismo) que pode levar a problemas de saúde. Estes nódulos podem ser removidos cirurgicamente ou tratados com iodo radioativo.

A cada 6 a 12 meses, seu médico precisa monitorar todos os nódulos de tireoide que não foram removidos. Este acompanhamento pode envolver exame físico, exame de ultra-som da tireoide ou ambos. Se o nódulo crescer, você pode precisar de repetir a biópsia por agulha fina. Mesmo se esta biópsia mostrar que o nódulo é benigno, o médico pode recomendar a remoção cirúrgica de um nódulo que está crescendo.

Você pode não estar ciente de que tem um nódulo de tireoide, mas pode observá-lo se ele começar a crescer, principalmente quando ele fica visível. Aprenda como fazer o autoexame da tireoide:

1. Sua tireoide está localizada logo abaixo do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó).

2. Na frente de um espelho,estenda a cabeça para trás para que esta região fique mais exposta.

3. Beba um gole de água e engula.

4. Com o ato de engolir, a tireoide sobe e desce. Observe se há alguma protrusão ou nódulos na sua tireoide. Atenção: Não confunda a tireoide com seu Pomo de Adão. Repita este teste várias vezes até ter certeza.

5. Ao notar protrusões, procure seu endocrinologista.

O que você deve fazer se achar que tem um nódulo de tireoide?

Se você acha que tem um nódulo na tireoide, consulte o seu médico, que poderá encaminhá-lo a um endocrinologista (especialista em doenças relacionadas aos hormônios) para o diagnóstico e tratamento. Depois siga o tratamento recomendado e acompanhamento com seu médico conforme a necessidade.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; Site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel)

Clique nos links abaixo e leia artigos relacionados:
Causas do HIPERtireoidismo
Tipos de HIPOtireoidismo
Câncer de tireoide cada vez mais frequente