Respirar pela boca traz prejuízos a sua saúde

Respirar pela boca traz prejuízos a sua saúde

O otorrino Prof. Dr. Laércio Mendonça Cruz, autor do capítulo de otorrinolaringologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel),explica que do ponto de vista otorrinolaringológico, a respiração bucal apresenta alguns inconvenientes que merecem atenção especial. O fato de respirarmos pela boca faz com que o ar ambiente siga diretamente para os pulmões, sem sofrer o trabalho de aquecimento, umidificação e filtragem realizado pela mucosa nasal. Esse fato pode facilitar a ocorrência de infecções respiratórias de repetição, sobretudo quadros gripais frequentes.

Além disso, a postura respiratória bucal proporciona uma hipotonia (fraqueza) dos músculos da boca, língua e de outros músculos envolvidos na respiração, deglutição e fonação, podendo ocasionar alterações na articulação das palavras, especialmente o ceceio, que é o falar colocando a língua entre os dentes incisivos, puxando o "S" - sssapato, sssapeca.

Outra alteração decorrente dessa incoordenação muscular é a mudança das linhas de força sobrea maxila, com eventuais distúrbios do crescimento do terço médio da face, com a projeção anterior do maxilar superior, mordida aberta ou cruzada.

Por todas essas razões, as causas da respiração bucal devem ser avaliadas e corrigidas. Havendo necessidade, a terapia fonoaudiológica poderá complementar o tratamento, fazendo com que o paciente readquira o hábito de respirar pelo nariz, após a desobstrução das vias respiratórias altas.

Clique no link e encontre mais artigos na categoria OTORRINOLARINGOLOGIA

Leia também: O que provoca o ronco?