Dor de garganta em crianças e bebês

Dor de garganta em crianças e bebês

A partir de que idadeos bebês podem pegar gripe ou infecção na garganta?
De uma maneira geral, bebês amamentados são protegidos contra as infecções, graças aos anticorpos contidos no leite materno. Pode-se contrair doenças respiratórias virais (gripe, resfriado, amigdalites virais) a partir do nascimento e ocorre por meio do contato com pessoas doentes, já que esses vírus são altamente contagioso. A prevenção é de extrema importância nestes casos. Pessoas doentes devem evitar o contato com crianças e, se necessário, é fundamental o uso de máscaras e a lavagem rigorosas das mãos antes de mexer no bebê. Já as amigdalites provocadas por bactérias, elas são mais frequentes em crianças acima de 2 anos de idade.

A gripe ou infecção de garganta em bebês de poucos meses é perigosa?
Ao contrário das crianças mais velhas e adultos, a evolução destes quadros em bebês pequenos pode não ser tão benigna, pelo risco de acometimento do trato respiratório inferior (pulmões) e da evolução com dificuldade respiratória.

Por que a dor de garganta é comum em crianças?
A amígdala é um dos primeiros pontos onde ocorre a captação de vírus e bactérias para desenvolvimento de anticorpos pelo sistema imunológico da criança. Quando estes anticorpos ainda não estão desenvolvidos adequadamente, pode ocorrer processo inflamatório nas amígdalas.
Entre 2 e 7 anos, as infecções passam a ser mais frequentes porque neste período, o tecido da amígdala se desenvolve muito, o que predispõem as infecções.
Após os 7 anos, as amígdalas mantêm-se estáveis, diminuindo muito o número de infecções estabelecendo-se também uma maturidade imunológica.

Já as infecções causadas por vírus (viroses) são mais freqüentes antes dos 3 anos de idade, não sendo necessário o tratamento com antibiótico. A contaminação ocorre por gotículas de saliva de pessoa contaminada e, eventualmente, por contato direto através de alimentos, leite ou água. Assim, na infância, a criança é mais suscetível as infecções, pois está começando a ter contato com os microorganismos mais prevalentes em seu meio.

As amigdalites purulentas (com pus) provocadas por bactérias como, por exemplo, o estreptococo são mais frequentes após os 2 anos, necessitando sempre de tratamento a base de antibiótico para evitar complicação futura, como a febre reumática (reumatismo infeccioso) ou nefrite (inflamação nos rins).

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Capítulo de Pediatria. Médico responsável Dr. Cláudio Schvartsman.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.
Matérias relacionadas:
Mãe com gripe pode amamentar?
O que é nefrite? Causas e Sintomas
Infecções de garganta é uma das causas da Febre Reumática
Quando é necessário operar as amigdalas
Causas e tratamento da dor de garganta
Infecção na garganta e artrite infecciosa
Incubação e transmissão do vírus da gripe e resfriado