Aprenda a lavar o rosto de acordo com seu tipo de pele

Aprenda a lavar o rosto de acordo com seu tipo de pele

Os cuidados com a pele, como higiene e hidratação adequada, dieta balanceada e mínima exposição solar é fundamental para retardar o envelhecimento cutâneo e manter a saúde da cútis. A pele se comporta bem ou mal, dependendo do tempo e atenção que você dedica a ela. São muitos os fatores que influenciam o relógio da beleza: alimentação inadequada, carência de vitaminas A, C e E (principalmente), privação de sono, estresse, consumo excessivo de álcool, cigarro, toxinas ambientais, sedentarismo, entre outras condições. Portanto, não importa se você tem 20 ou 60 anos. É a rotina dedicada à pele que ajuda a mantê-la lubrificada e umedecida, condição fundamental para a proteção contra as agressões do dia a dia.

Observe, por exemplo, uma mulher de 45 anos que passou grande parte da vida exposta ao sol. Será visível a diferença entre a pele do rosto, pescoço, colo, braços e mãos, com a pele que ficou protegida pela roupa. Por isso, ter pele bonita e saudável não é privilégio de ninguém. E sim, de cuidados e dedicação.

O primeiro produto que deve entrar na sua lista é o filtro solar, já que o sol é o maior inimigo da pele. Ele deve ser usado diariamente, independente de dias frios, nublado ou com chuva, pois a radiação U.V. atravessa as nuvens e atinge a superfície da terra. Porém, este deve ser o último produto a ser aplicado. Hidratantes e dermocosméticos sempre antes, para que as substâncias possam ser absorvidas pela cútis. Vale dizer que alguns desses ingredientes já têm filtro solar na composição e, neste caso, o protetor solar fica dispensado para os dias nublados. Clique no link e leia também: Modo de aplicar o filtro solar

No momento de escolher os produtos é fundamental que estejam indicados ao seu tipo de pele. Substâncias inadequadas podem aumentar a oleosidade promovendo o aparecimento de cravos e espinhas, provocar irritações, e até mesmo infecções. Aí minha amiga, o que era para ser bom, pode se tornar mais um problema. Verifique sempre o rótulo da embalagem e escolha aquele indicado para seu tipo de pele. Clique no link e leia: As substâncias que hidratam a pele

Reconhecendo seu tipo de pele

Seca: tem poros invisíveis e nenhuma luminosidade. Tonalidade opaca. Costuma ser áspera e pode apresentar machas vermelhas.

Oleosa: possui aspecto brilhante ou engordurado.

Mista: normalmente tem poros dilatados e a oleosidade é mais intensa no nariz testa e mento (chamada zona T). As bochechas costumam ser normal ou seca.

Normal: nem muito oleosa, nem muito seca. Tem aspecto rosado e poros pouco visíveis. Textura aveludada e suave.

Etapas da beleza

Limpeza: deve ser feita pela manhã e à noite. Pele suja não absorve as substâncias corretamente.

Antes de dormir, retire toda a maquiagem com um sabonete facial apropriado para seu tipo de pele ou água micelar. Mesmo que você não use maquiagem ou tenha pele normal, a limpeza é necessária para eliminar resíduos de sujeira, oleosidade e poluentes que se acumularam durante o dia e alteram a constituição da pele retirando a umidade da cútis. Caso sua pele seja oleosa, utilize sabonetes adstringentes já que a noite as glândulas sebáceas eliminam gordura, e este acúmulo, tudo junto e misturado, favorece o aparecimento de cravos e espinhas. Quem já acordou e se deparou com espinha no rosto entende bem o que é isso.

E aqui fica o alerta: por mais que você tenha feito uma bela limpeza na pele e aplicados os incríveis cosméticos antes de dormir, precisará fazer novamente ao acordar. Durante a noite, células mortas se soltam enquanto crescem novas células. É o processo de renovação celular, o que faz também com que tratamentos noturnos auxiliem neste processo promovendo resultados mais eficientes.

Porém, pela manhã, o tempo de ação já foi concluído e o produto que você aplicou a noite igualmente já foi absorvido. O que restou, além de não fazer mais efeito, pode entupir os poros. No caso de você ter aplicado produtos à base de ácidos, a falta de da limpeza ao acordar se torna ainda mais grave e pode provocar, inclusive, irritações e manchas na pele. Portanto, agora é hora de preparar a pele novamente para receber os produtos diurnos. Quando lavar o rosto, a água deve estar em temperatura ambiente ou fria.

Tônico: o tônico seria um complemento da limpeza. É mais indicado para quem tem pele oleosa ou para a zona T da pele mista. Ele também ajuda a regular o pH da cútis. Existem no mercado, tônicos desenvolvidos especialmente para peles secas e normais. Sabe aquela sensação de frescor? É mérito do tônico!

Água micelar: tem múltiplas funções e é indicada para todos os tipos de pele (inclusive sensíveis e alérgicas), por não ter álcool, parabeno, perfume, sabão ou corante na composição. A água micelar limpa, higieniza, remove maquiagem, tonifica, regula o pH da pele e hidrata, tudo em um só produto. Na versão líquida, deve ser aplicada com algodão até ficar completamente limpo. Não necessita de enxague. Após a limpeza o produto deve permanecer na pele. Na versão lenços umedecidos o procedimento é igual. Leia o artigo completo: Diferença de água micelar e água termal

Hidratação: não pense que quem não tem pele oleosa está livre do hidratante facial. Independente do tipo de pele, todos estão expostos às agressões externas e ao processo de envelhecimento. É a hidratação que mantêm o viço e a beleza da pele, e restabelece a umidade perdida pelo vento, frio, calor, sol, ar-condicionado, ar seco etc. A diferença, nestes casos, é na escolha do tipo de hidratante. Quem tem pele oleosa deve usar produtos oil free, à base de água. A quantidade correta também é importante. Excesso de hidratante pode entupir os poros: não é a quantidade que faz o efeito, e sim os ativos do produto.

A função dos hidratantes é proteger a pele, conservando a oleosidade natural (manto lipídico) que impede a perda de água e eletrólitos, como também evita a entrada de micro-organismo que podem causar infecções. É ele que devolve a maciez e o viço da pele.

A partir dos 30 anos, as glândulas sebáceas começam, gradativamente, diminuir a produção. Portanto, pessoas com pele seca já devem começar a usar hidratantes com dermocosméticos na composição para prevenir o surgimento precoce das rugas. Nos outros tipos de pele, as rugas e os primeiros sinais de envelhecimento começam a surgir a partir dos 40 anos, e é nesta hora que produtos específicos podem ser incluídos na rotina de beleza.

Diferença entre cremes diurnos, noturnos e área dos olhos

Os cremes diurnos possuem princípios ativos para proteger a pele contra os radicais livres, luz solar, poluição etc. Também alguns deles já contêm filtro solar na composição. Já os noturnos possuem ativos para acelerar a renovação celular e tendem a ter concentrações mais fortes, com substâncias que podem reagir à luz. Por isso devem ser usados somente à noite sob o risco de provocar manchas, vermelhidão e irritações.

Os dermocosméticos para as áreas dos olhos têm componentes diferenciados na composição. A pele do contorno dos olhos é mais fina e sensível, tendo apenas 0,05mm de espessura, comparada a 0,1mm do rosto. Portanto, não utilize cremes faciais que não esteja destinado a esta região sob o risco de provocar irritação ou problemas oculares, já que estes também são testados oftalmologicamente para diminuir os riscos, caso escorra nos olhos.

Esfoliar a pele faz diferença na limpeza?

A esfoliação elimina as células mortas que ainda não se desgrudaram da pele e, desta forma, permite que os dermocosméticos penetrem melhor. É indicada para peles oleosas e mistas, podendo ser feita uma vez na semana. Pessoas com pele seca devem fazer apenas se houver necessidade, com cuidado, e de forma esporádica, já que o procedimento afina a pele podendo causar irritação. Em qualquer tipo de pele, na existência de irritação facial, a esfoliação deve ser evitada. Use apenas produtos esfoliantes destinados à área do rosto. Siga as instruções do fabricante.

Clique no link azul e navegue pela categoria Beleza e Bem-Estar