6 sintomas principais da doença pulmonar respiratória

6 sintomas principais da doença pulmonar respiratória

Como identificar um paciente com sintomas de doença pulmonar?
Os sinais e sintomas de doença pulmonar inclui a tosse, associada ou não a outras alterações características deste tipo de patologia. Entre elas podemos citar:

1. Chiado no peito (sibilância): ruído proveniente das vias aéreas superiores. Em algumas patologias pulmonares ocorre a ausência de ruídos ventilatórios na ausculta do pulmão afetado, com respiração acelerada (taquipneia) e dificuldade respiratória (dispneia).

2. Dor nas costas (torácica): dor torácica associada a doenças pulmonares é sentida de forma superficial e apresenta-se localizada (o paciente consegue identificar o local e é capaz de apontar com o dedo).

Não ocorre aumento de sensação dolorosa pela palpação como no caso de dores nevrálgicas ou musculoesqueléticas, por exemplo, e também não piora com o movimento de flexão ou rotação do corpo.

Mas não são todas as doenças do aparelho respiratório que causam dor torácica. Para que isto ocorra, a pleura parietal precisa estar envolvida.

Os pulmões são revestidos e protegidos por membranas chamadas pleuras e que se assemelham a um folheto: pleura visceral e pleura parietal. As pleuras deslizam uma sobre a outra, separadas por uma fina película de líquido para impedir o atrito entre os pulmões e a caixa torácica durante o movimento respiratório.

A pleura visceral fica em contato direto com os pulmões e não é inervada, ou seja, não possui receptor doloroso. Portanto, estruturas como pleura visceral, brônquios intrapulmonares e parênquima pulmonar não possuem receptores dolorosos e não geram dor pelo movimento respiratório.

Algum desconforto pode ser sentido quando interfere na ventilação respiratória e dificulta as trocas gasosas. Este quadro normalmente está presente em processo inflamatórios (como bronquite e pneumonia), ou obstrutivos (como asma, neoplasias pulmonares mais centrais) que apesar de não provocar a dor torácica característica, o paciente pode sentir desconforto respiratório.

A dor torácica, também chamada de dor pleurítica, está relacionada ao acometimento da pleura parietal que tem contato direto com a caixa torácica.

Essa dor geralmente é unilateral (sentida apenas de um lado) e é mais intensa na parte inferior e lateral do tórax podendo seguir a distribuição dos nervos intercostais. Tem início abrupto e é referida como forte pontada (localização facilmente identificada), piorando com a inspiração profunda ou tosse.

Se atingir a parte inferior da pleura parietal, a dor tende a refletir na parte superior do abdome ou na região lombar. Caso alcance a pleura na parte central do diafragma, a dor pode refletir no ombro. A dor pleurítica melhora no repouso, quando o paciente deita na posição lateral do mesmo lado do pulmão acometido.

Principais doenças respiratórias que causam dor torácica:

Derrame pleural,

Pneumonia que atinge a pleura parietal,

Tromboembolismo pulmonar,

Pneumotórax,

Pneumomediastino,

Hipertensão pulmonar,

Neoplasia intratorácica (câncer),

Tuberculose.

A dor nas costas (torácica) por causa pulmonar ocupa o quinto lugar entre os outros sistemas do organismo. Confira:

1º Musculoesqueléticas,

2º Gastrointestinais,

3º Cardíacas,

4º Psiquiátrica,

5º Pulmonar,

Leia também: Causas da dor nas costas

3. Falta de ar ou respiração difícil. Este sintoma também pode ser percebido em outras patologias e, nestes outros casos, piora com o movimento. Leia também: Tipos e frequência da respiração

A falta de ar originada por doenças pulmonares está associada à tosse por mais de 3 semanas. Na existência de escarro é possível confirmar o diagnóstico com o exame de baciloscopia.

4. Tosse: a tosse crônica exige investigação de outros sinais e sintomas respiratórios para excluir outras doenças que também cursam com este sintoma, entre eles, inclusive, o refluxo gastroesofágico. Leia mais sobre este assunto:

a) Causas da tosse seca, com catarro ou sangue

b) Refluxo Gastroesofágico

5. Cianose: coloração azulada da pele diminuição de oxigênio no sangue. Não são apenas as doenças pulmonares que reduzem os níveis de oxigênio da circulação. Este sintoma é frequente em doenças cardíacas.

6. Inchaço dos dedos e unhas (baqueteamento digital): este sintoma está associado também as doenças cardiovasculares, hepáticas, digestivas e da tireoide.

Entre as causas pulmonares podemos citar a bronquiectasia, fibrose pulmonar, fibrose cística e carcinoma broncogênico.Leia: nomes dos tipos de câncer

Leia também: Doenças que causam falta de ar

Navegue pela categoria de pneumologia e encontre respostas para suas dúvidas

Medicina Mitos e Verdades. Categoria de Pneumologia. Pneumologista Prof. Dr. Francisco Vargas