Pupilas dilatadas pode ser sinal de doença

Pupilas dilatadas pode ser sinal de doença

A pupila é uma abertura no centro da íris (a parte colorida do olho) e sua função principal é controlar a entrada de luz no olho para a formação das imagens que vemos.
1) Quando a pupila está exposta à luz, ela se contrai.
2) Em situação de pouca ou quase nenhuma luz, a pupila se dilata e fica mais aberta.

Caso a pupila esteja totalmente dilatada, é sinal de que o cérebro não está recebendo oxigênio, exceto no uso de colírios midriáticos ou certos envenenamentos.

A dilatação e reatividade das pupilas são um sinal muito importante para diagnóstico. Muitas alterações do organismo provocam reações nas pupilas. Além das causas graves, certas condições de estresse, tensão, medo também podem provocar alterações nas pupilas.

No caso de de pupila com tamanho diferente (mais de 1mm) e que não retorna ao tamanho original, pode ser sinal de doença cerebral, vascular, ótica ou nervosa.

Alterações no organismo que provocam dilatação das pupilas:

• Traumatismo crânio encefálico (causado por lesão na cabeça);

• Iminência de estado de choque;

Parada cardíaca;

Convulsão: o tamanho da pupila pode permanecer diferente, mesmo depois de terminado o período convulsivo;

• Intoxicação;

• Abuso de drogas;

Colírios midriáticos ou mióticos.

Em casos de lesões ou pancadas na cabeça seguida por anisocoria (pupilas de tamanhos diferentes) procure assistência médica urgente. Leia artigo relacionado: Caiu? Bateu a cabeça?

DOENÇAS QUE CAUSAM ANISOCORIA

Aneurisma;

• Encefalite;

Pressão Intracraniana aumentada;

Tumor cerebral maligno ou benigno;

Abscesso cerebral;

• Infecção de membranas que envolvem o cérebro:meningite ou encefalite;

• Cefaleia hemicraniana: enxaqueca.

A anisocoria também pode surgir em casos de doenças oftalmológicas, como nos casos de glaucoma, devido a pressão excessiva sofrida pelo olho. Consulte seu médico.

ATENÇÃO: uma porcentagem significativa da população normal (cerca de 20%) apresenta diferença clinicamente perceptível no tamanho das pupilas, anisocoria fisiológica, a qual não produz sintomas e não está associada a qualquer doença. Essa diferença é, na maioria dos casos, de até um milímetro de diâmetro. Tal diferença no diâmetro pupilar pode variar num mesmo indivíduo e mesmo trocar de lado.

Bebês também podem nascer com anisocoria (tamanho diferente de pupila) por herança genética sem que represente qualquer problema grave.

Se você desconfia de alguma das doenças ou condições citadas acima, clique na palavra azul e será direcionado ao artigo referente.

Clique no link e leia mais artigos nas categorias:

Neurologia

Primeiros Socorros

Fonte: Site Medicina Mitos e Verdades, categoria de neurologia: médico responsável Prof. Dr. Milberto Scaff, Fundação Oswaldo Cruz