Causas de dor nas costas

Causas de dor nas costas

As dores nas costas é a segunda causa mais frequente de consultas médicas. Mas nem sempre o problema se refere a coluna como muitos imaginam. Pra começar essa explicação, vamos abordar a anatomia da coluna vertebral. A coluna vertebral é o centro de suporte do organismo humano, sendo o eixo e o centro de gravidade de todo o corpo. Tem basicamente três funções:

1. Sustentação: essa função é desempenhada através dos ossos da coluna, que são as vértebras e pelos discos invertebrados. A coluna é formada por 24 vértebras e dois ossos (sacro e cóccix) e está dividida em 4 regiões:

a) Região cervical (pescoço): sete vértebras. Essas vértebras servem de apoio para a articulação que deve suportar o encaixe do crânio.

b) Região torácica ou dorsal (costelas): doze vértebras. São menos móveis e por isso se desgastam menos comparadas com as regiões do pescoço e lombar. A articulação que dá sustentação a estas vértebras é bem firme.

c) Região lombar: 5 vértebras

d) Região sacro (cóccix), chamada também de região sacrococcigeana: quatro vértebras que se fundem em um só osso, o cóccix. O osso sacro é ligado a região lombar e preso ao osso ilíaco por dois lados constituindo a bacia óssea.

2. Movimentação: essa função é realizada pelas articulações existentes entre a parte posterior das vértebras e, principalmente, pela musculatura.

3. Proteção: a medula é um prolongamento do cérebro e se constitui em uma parte nobre do sistema nervoso central. Assim como os ossos do crânio protegem o cérebro, a coluna vertebral protege a medula.

A dor na coluna é causada por uma ação mecânica de vários fatores que vão desde problemas musculares, ligamentares, desgastes das articulações da coluna, até causas nervosas, inflamatórias, reumáticas ou pode ser originada devido à outra doença e ser confundida com problema na coluna (palavras sublinhadas em azul são links, clique para ler mais):

CAUSAS REAIS DE DORES NA COLUNA

1. Contratura muscular ou espasmos causados por movimentos bruscos, levantar objetos pesados ou de forma incorreta, estresse, tensão, dores que provocam contratura do músculo como a cefaleia (dor de cabeça) tensional.

2. Degeneração do disco intervertebral: quando um ou mais discos vertebrais começam a deteriorar-se, perdem a capacidade de amortecimento provocando ador lombar.

3. Lesões na coluna como entorses e fraturas: entorses causadas por torções ou levantamento incorreto, fraturas por impacto físico, acidentes ou quedas.

4. Hérnia de disco

5. Mal formação congênita: escoliose (encurvamento lateral da coluna) e a cifose (a parte superior da coluna está encurvada para a frente).

6. Problemas posturais e sobrepeso para coluna: obesidade e gravidez

7. Doenças reumáticas:
Artrite reumatoide: acomete as articulações e pode atingir também a coluna, principalmente a região cervical.
Espondilite anquilosante: atinge mais homens do que mulheres e surge entre os 20 e 40 anos de idade. Caracteriza-se pela inflamação das articulações da coluna, dentre outras.
Artrite Psoriásica: inflamação nas cartilagens e articulações, desenvolvendo dor física e dificuldade de movimentação.
Osteoporose da coluna vertebral: baixa massa óssea com aumento do risco de fraturas.
Osteoartrose da coluna vertebral: doença degenerativa comum nos idosos. Pode provocar dor e rigidez na coluna e na região lombar devido à destruição da cartilagem das articulações e dos discos da coluna.

8. Causas infecciosas:
• Osteomielite: quadro inflamatório que afeta um ou mais ossos, geralmente provocado por infecção bacteriana ou fúngica.
• Discite: lesão inflamatória do disco intervertebral, que ocorre principalmente em crianças.

9. Estenose espinal: estreitamento da coluna vertebral, causando pressão sobre a medula espinhal e nervos.

10. Câncer:
• Mieloma múltiplo: tipo de câncer que se origina no osso da coluna.
Metástase: a coluna é um dos locais mais comuns de metástases de outros tumores principalmente os de próstata, mama, estômago, pulmão e útero.

DOENÇAS E CONDIÇÕES QUE PROVOCAM A SENSAÇÃO DE DORES NAS COSTAS

Conforme vimos acima, é importante compreender que a dor nas costas, é um sintoma e não um diagnóstico em si. Por outro lado, muitas doenças ou condições levam a acreditar que exista algum problema relacionado com a coluna vertebral e, na verdade, apenas são dores que se confundem com dores nas costas sendo que na verdade, não passa de uma sensação interpretada de forma errada. Veja alguns exemplos:

• Rins: a cólica renal causada por pedras nos rins (cálculo renal), pode ser facilmente confundida com dor na coluna.

• Próstata: no início do quadro de problemas prostáticos, os homens reclamam de dores nas costas.

• Pulmão: dores no tórax por causas pulmonares (tuberculose, pneumonia, pequenos derrames) podem ser confundidas com dor na coluna, principalmente quando não há a ocorrência de tosse ou secreções nas doenças.

• Distúrbios hormonais: algumas mulheres na fase pré-menstrual ou durante a menstruação queixam-se também de dor nas costas.

• Inflamações no ovário, anexite, endometriose, cervicites acompanhadas de corrimento também podem causar “dor nas costas”.

• Coração: dor relacionada ao infarto pode ser confundida com dor nas costas.

Aparelho digestivo: refluxo gastroesofágico, úlcera, pancreatite, disenteria e prisão de ventre também podem levar a sensação de dores nas costas sem que isso signifique problemas na coluna.

• Doenças reumáticas:

- Fibromialgia: doença caracterizada por dor no corpo todo. Geralmente o médico pergunta: “Onde dói?”, a resposta é: “Doutor, dói tudo”. A dor é, principalmente, muscular. Leia artigo completo.

- Polimialgia reumática:a palavra polimialgia significa dor nos músculos. Esta doença caracteriza-se por dor e rigidez muscular, afeta homens e mulheres e, geralmente, aparece apenas após os 55 anos de idade. O paciente queixa-se de dor e dificuldade de movimentos, principalmente em braços, pernas e região do pescoço, sendo, por exemplo, difícil trocar de roupa ou sair do carro. Na polimialgia reumática a dor muscular aparece de forma súbita e sem motivo aparente. Costuma surgir em vários grupos musculares, como o pescoço, braços e coxas.

Clique no link azul e leia matérias relacionadas:
Dor ciática e lombar - causas e condições que provocam a dor
Dor nas costas que não melhora pode ser Espondilite Anquinosante
Para que servem e como agem os analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos e relaxantes musculares