Caiu? Bateu a cabeça?

Caiu? Bateu a cabeça?

Qual a parte da cabeça mais preocupante em casos de pancadas? E em bebês e crianças, há diferença de local em relação aos adultos?
Qualquer batida na cabeça é preocupante, particularmente as nucais (nuca) e as temporais (nas têmporas), tanto em adultos quanto em crianças. Uma batida forte pode provocar uma hemorragia intracraniana, e o crescimento do coágulo pode comprimir o cérebro levando a pessoa à morte.

Quais os sintomas que permitem suspeitar de lesão interna?
A suspeita do aparecimento das lesões internas (coágulos) é levantada pela manifestação de dores de cabeça, vômitos, sonolência, ou por sinais de lesões neurológicas específicas, como as deficiências motoras. Outro sinal importante é verificar as pupilas dos olhos. Caso estejam de tamanhos diferentes é caracterizada a anisocoria e um neurologista deve ser procurado em caráter de urgência. A tomografia computadorizada da cabeça pode confirmar o diagnóstico correto.

É verdade que, no caso de pancada na cabeça não se pode deixar a pessoa dormir? Por que?
Quanto à conduta de não deixar a pessoa dormir, ela é baseada no fato de que, quando não se consegue mais acordá-la, ela estará entrando em coma e, portanto, deverá ser levada ao hospital imediatamente. Entretanto, esta postura não se justifica completamente, visto que, à mínima sonolência, a tomografia já deverá ser realizada, e não devemos esperar a sonolência profunda, que pode atrasar o tratamento fazendo-nos perder um tempo precioso. Os coágulos normalmente são retirados por uma neurocirurgia.

Leia mais artigos na categoria de NEUROLOGIA