Uso de colírios e consequências para os olhos
Colírios como Visodin®, Moura Brasil®, Lavolho® não trazem nenhum tipo de consequência, mesmo quando usados diariamente. Esses colírios, quase sempre, contêm um tipo de substância que diminui o diâmetro dos vasos (veias) dos olhos, fazendo com que estes fiquem mais claros, além de proporcionarem um certo alívio.
Entretanto, o oftalmologista Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. adverte que os colírios citados acima são completamente diferentes dos mais fortes, que contêm substâncias como os corticoides e, portanto, jamais devem ser usados sem orientação do médico oftalmologista. Eles favorecem as infecções por bactérias, vírus e fungos, podendo causar catarata e até a cegueira por glaucoma.
Uma porcentagem grande da população, por predisposição genética, ao usar colírio de corticoide durante algumas semanas tem a pressão intraocular aumentada. Esta, se mantida alta por muito tempo, provoca o glaucoma .
Também é importante lembrar que os colírios contendo anestésicos não são recomendados. Esses medicamentos podem ocasionar necrose na córnea, perfuração dos olhos e também cegueira.
Leia mais artigos na categoria de oftalmologia
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.