Diferença entre gel, pasta, pomada e cera para modelar

Diferença entre gel, pasta, pomada e cera para modelar

Na hora de lavar os cabelos é importante o uso de produtos corretos para manter a saúde e a beleza de suas madeixas. Excesso de oleosidade, caspa, tendência à queda são características típicas de cabelos masculinos e que merecem atenção especial. Afinal, independente do sexo, o cabelo é a moldura do rosto e, se bem cuidados, torna-se um belo e atraente “cartão de visita”. Neste artigo vamos dar dicas de cuidados básicos e orientar na escolha dos produtos certos para não deixar mulher nenhuma botar defeito!

A escolha do shampoo

Use um shampoo formulado especialmente para homens. Devido à testosterona e os hormônios androgênicos, o couro cabeludo do homem é mais oleoso e a produção excessiva de sebo gera inúmeros problemas capilares. Escolher o shampoo certo é fundamental para compensar essas falhas. Analise as características de seu fio e veja qual deles se adapta mais ao seu caso. Tal como os shampoos femininos, os masculinos também tem propriedades específicas para tratar as necessidades especiais do homem que vão desde a tendência à queda, caspa, excesso de oleosidade, dar força e volume, disciplina para cabelos crespos ou cacheados, fortalecimento e brilho para os brancos ou grisalhos, limpeza refrescante entre outras características. Identifique o seu problema e eleja o shampoo mais apropriado para você. Observe a indicação no rótulo da embalagem. Clique no link azul e leia o artigo completo: Como escolher o shampoo masculino?

Preciso usar condicionador?

Depende. Se forem excessivamente oleosos não há necessidade. Porém, tal como os shampoos, os condicionadores são formulados com substâncias balanceadas específicas para cada tipo de fio. A hidratação é importante para evitar o ressecamento e manter a saúde do seu cabelo. Saiba que até mesmo cabelos oleosos podem se tornar ressecados e sem vida dependendo do shampoo que você usa para lavar seus cabelos. Ao comprar o shampoo, a dica é escolher o condicionador correspondente, que aí não tem erro. Evite apenas o contato do condicionador com a raiz: lembre-se que muitos dos problemas capilares masculinos são originados no couro cabeludo e o produto que irá tratar esta região é o shampoo. O condicionador irá compensar e equilibrar os fios. Para homens com cabelos mais compridos ou crespos, aconselha-se o uso de máscara de hidratação uma vez na semana e massagear os fios com o creme para pentear sempre que lavar o cabelo.

Creme de pentear

O creme para pentear masculino deve ser aplicado após o banho, nos fios ainda úmidos. Evite a raiz. Passe no comprimento até as pontas. Este produto ajuda a desembaraçar, hidratar cabelos crespos, brancos, disciplinar cabelos grossos, evita a quebra de fios finos, controla o frizz, além de proporcionar mais maciez e brilho as madeixas.

O pente

Prefira os de madeira. Este material age neutralizando a estática do fio, ajudando no controle do frizz e evitando a quebra. Os pentes de madeira também funcionam como uma “nutrição natural”porque permitem distribuir a oleosidade natural da raiz por todo o cabelo.

Finalizadores: gel, pomada, cera ou pasta para modelar?

As pomadas proporcionam um aspecto com a aparência natural, como se você tivesse acabado de sair do banho. A fixação da pomada é mais forte que o gel, ideal para quem gosta do visual bagunçado ou até mesmo o clássico jogado para trás. Porém deve ser evitada por quem tem cabelos oleosos já que existe óleo na composição. Ideal para quem tem fios mais finos.

O gel proporciona um visual semelhante ao da pomada, mas com o aspecto mais endurecido, mais molhado e com mais brilho. É a melhor opção para quem tem cabelo com muito volume, crespo ou com fios grossos. O gel permite o uso do pente para ajudar na modelagem.

A cera tem a função de modelar e texturizar. Apesar de mais consistentes, são fabricadas com ingredientes naturais e não ressecam tanto os fios. Ainda tem a vantagem de você poder continuar moldando as madeixas com as mãos ao longo do dia já que a fixação é mais flexível. Para quem gosta de topete e tem fios curtos é uma boa escolha. Da mesma forma, opte pela cera se você não gosta do brilho intenso e quer uma fixação mais natural. Também existe a versão para modelar bigodes, com a vantagem moldá-los e hidratá-los devido aos componentes existentes na composição.

Já a pasta funcionam melhor para penteados mais estruturados. A fixação é bem forte e dura mais tempo.

Qualquer que seja a sua escolha de finalizadores, lave os cabelos uma vez na semana com shampoo anti-resíduos para evitar o acúmulo dos produtos nos fios, principalmente, se você faz uso deles com frequência. Isto permitirá que as substâncias nutritivas dos shampoos consigam agir melhor no cabelo.