Causas e sintomas da nefrite

O que é nefrite?
Nefrite (também chamada de glomerulonefrite) significa inflamação no rim. A causa é imunológica, isto é, provocada por uma resposta inadequada do organismo, que agride o seu glomérulo (filtro do rim) na tentativa de se defender de alguma patologia como resfriado, gripe, dor de garganta ou pneumonia, por exemplo. Na luta contra essas infecções, o corpo acaba produzindo anticorpos de tal maneira que esse grupo de anticorpos vai agredir o próprio rim. Acontece mais comumente na infância, uma época em que o defeito imunológico manifesta-se com mais frequência.
Existem glomerulonefrites que dependem de outras causas como, por exemplo, o diabetes. São glomerulonefrites classificadas como secundárias. O diabetes pode lesar o rim de maneira grave e irreversível em 30% das ocorrências, porque deposita no glomérulo uma substância que impede seu funcionamento normal. Nesse caso, a doença não é decorrente de um defeito imunológico, mas consequência do diabetes.
Cerca de 45% dos pacientes com insuficiência renal crônica o são por problema de origem imunológica: as glomerulonefrites constituem a principal causa. A segunda causa mais frequente, cerca de 20%, é o diabetes.
Como prevenir a nefrite?
Não se pode prevenir a nefrite, a não ser que se evite infecções. Como não existe meio de se prevenir uma infecção de garganta , por exemplo, não há como se prevenir a nefrite.
Quais os sintomas da nefrite e quanto tempo após a infecção os sinais da doença se manifestam?
Os sintomas costumam se manifestar aproximadamente 10 dias após qualquer infecção que desencadeie a glomerulonefrite.
• Mudança da cor da urina: cor de coca-cola e, as vezes, avermelhada;
• Queimação ao urinar e volume de urina diminuído;
• Inchaço causado pela retenção de líquidos: nota-se, principalmente, nos olhos e pernas ao acordar;
• Dor de cabeça, mal-estar, cansaço, vômitos e dor abdominal;
• Pode surgir câimbras noturnas;
• Pele seca e coceira.
Como se trata a nefrite?
A grande maioria das glomerulonefrites não tem tratamento. A lesão é progressiva e, dependendo do tipo (que pode ser avaliado por biopsia), a evolução pode demorar de alguns meses a dezenas de anos, até causar a destruição do rim (insuficiência renal crônica). O tratamento visa evitar as complicações causadas pela nefrite. Utiliza-se medicamento para controlar a hipertensão pois o seu descontrole pode levar a uma perda rápida da função do rim. Diuréticos também são usados para controlar o excesso de retenção de líquidos.
Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Capítulo de Nefrologia. Médico responsável Prof. Dr. Emil Sabbaga.
Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matérias relacionadas:
• Mitos e Verdades da hemodiálise
• Insuficiência renal aguda e crônica
• Infecção de garganta em crianças
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.
Enviar comentário
Elogie, critique ou dê sua opinião. Não comentamos casos pessoais. Todo diagnóstico depende de uma avaliação médica. As informações contidas neste site são para elucidar as possíveis causas de seus sintomas e orientá-lo a buscar ajuda médica. Sua experiência também pode ajudar os outros leitores. Conte para a gente!.