Inchaço e dor nas juntas

Inchaço e dor nas juntas

Como saber quando um inchaço ou sensibilidade nas juntas se deve a problemas reumáticos tal como a artrite reumatoide? Como proceder?
Artrite reumatoide é uma doença comum das articulações, que se caracteriza por inflamação (dor, inchaço, calor e, às vezes, vermelhidão) em várias juntas. Os portadores de artrite reumatoide são, em sua maioria, mulheres, embora homens também possam apresentar esta doença. Geralmente, os pacientes chegam ao consultório do médico queixando-se de dor nos dedos das mãos, punhos, cotovelos, ombros e joelhos, mas outras juntas também podem estar doloridas, como as articulações dos pés, por exemplo.

A dor e o inchaço, geralmente, aparecem nos dois lados do corpo, tanto no direito quanto no esquerdo. Por exemplo, doem as duas mãos, os dois ombros ou os dois joelhos. Embora várias articulações possam doer, algumas podem estar mais inflamadas do que outras. Quando o médico faz o exame físico, ele pode notar a junta de um dedo da mão mais inchada do que as dos outros dedos, ou um joelho mais dolorido, inchado e quente do que o outro.

Para algumas pessoas, a dor pode ser muito forte: “Doutor, meu ombro dói tanto que não posso virar na cama à noite. Será que está quebrado?” ou “Doutor, não consigo virar meu punho de tanta dor”. Estas dores, geralmente, são persistentes e melhoram pouco com os remédios analgésicos que costumamos ter em casa, que são usados para dor de cabeça ou resfriados.

Uma queixa importante, que chama a atenção dos médicos: “Doutor, quando eu acordo, minhas mãos estão duras, difíceis de abrir e fechar, e só melhoram depois que eu faço alguns exercícios”. Esta “dureza” nas juntas dos dedos é chamada de rigidez matinal.

A rigidez matinal acontece porque as juntas das mãos estão inflamadas. Podemos até afirmar que, quanto maior o tempo de rigidez, maior é a inflamação. No reumatismo da pessoa da terceira idade (artrose) a rigidez matinal também pode estar presente, porém, dura pouco e é aliviada após alguns minutos, enquanto nas pessoas com artrite reumatoide pode permanecer por várias horas. Após o início do tratamento, tanto as dores quanto a rigidez matinal tendem a diminuir rapidamente.

Prof. Dr. Cristiano Zerbini é Coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio- Libanês e autor do capítulo dereumatologia do livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel). *Matéria do livro

Matéria relacionada:
Artrite infecciosa