Qual o melhor antiácido? Sonrisal, Sal de frutas, Estomazil, Magnésia Bisurada ou Pepsamar

Qual o melhor antiácido? Sonrisal, Sal de frutas, Estomazil, Magnésia Bisurada ou Pepsamar

A azia é a sensação de queimação na parte superior do abdome, podendo se deslocar até o peito, o pescoço, e alcançar a parte da garganta. Já na indigestão ou má digestão, a pessoa sente a comida parada no estômago, o que provoca um enorme desconforto. Ambas as situações podem ser resolvidas rapidamente com a ajuda de medicamentos antiácidos.

É importante saber, que apesar destes remédios serem comercializados sem a necessidade da retenção de receita, não deve ser usado com frequência. O uso está indicado apenas em casos emergenciais e esporádicos. Isso porquê, além de poder mascarar os sintomas de doenças que necessitam de tratamento e acompanhamento médico, também possuem efeitos colaterais. Segundo o gastroenterologista Prof. Dr. Luiz Chehter, outra preocupação no uso indevido, é que os antiácidos podem interferir na absorção de diversos medicamentos.

Quanto aos efeitos colaterais mais comuns, podemos citar a prisão de ventre; costuma ser frequente em quem faz uso de antiácidos que leva o ácido salicílico na composição. Já os antiácidos que contêm magnésio, pode provocar diarreia. Sempre que os sintomas de azia e má digestão persistirem, é fundamental investigar a causa. Leia o artigo: azia e má digestão: causas, sintomas e tratamento

Neste artigo vamos indicar os principais antiácidos para simplificar a sua escolha auxiliando no alívio rápido e imediato dos sintomas. Aqui você poderá definir qual deles é mais apropriado para o seu caso. Esteja ciente que essas informações não são de forma nenhuma substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença. É apenas uma solução momentânea até a busca da solução definitiva com seu médico. Esteja atento as efeitos colaterais, contraindicações e interações medicamentosas. Após sua escolha, leia a bula antes de se medicar para informações mais detalhadas.

Confira a diferença entre os principais medicamentos usados para azia e má-digestão: mecanismo de ação, efeitos colaterais e contraindicações. Mas jamais esqueça: independente do tipo de medicação, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Sal de Frutas Eno

Para que serve o Sal de Frutas Eno?

O Sal de Frutas Eno é indicado para alívio de azia, má digestão e outros transtornos estomacais, tais como excesso de acidez do estômago e indigestão ácida.

Como tomar o Sal de Frutas?

Dissolva 5 g (equivalente a um envelope ou uma colher de chá de Sal de Fruta Eno) em um copo de água pequeno. Você deve esperar completar a efervescência; após isso, beba de uma vez. Se os sintomas persistirem, repita o uso apenas após 2 horas.

Após quanto tempo inicia-se a ação do Sal de Frutas? Como ele age no corpo?

Os componentes do Sal de Fruta Eno, quando dissolvidos em água, reagem entre si, produzindo um sal de efeito antiácido, capaz de iniciar a redução da acidez do estômago em 6 segundos.

Sal de frutas apresenta contraindicações e efeitos colaterais?

• Pode ocorrer arrotos, gases intestinais, barriga inchada, distensão abdominal e diarreia.

• O Sal de frutas não deve ser usado por pessoas com história de alergia a quaisquer componentes da fórmula, pressão alta, problemas no fígado, coração ou rins ou que estejam em uma dieta restrita em sódio.

• Este medicamento também reduz a acidez do estômago e pode interferir na absorção de outros medicamentos, portanto, tome em horário diferente.

• Grávidas ou mulheres a amamentar devem consultar o médico antes de utilizar este medicamento.

Quais os riscos por tomar doses maiores do que a quantidade recomendada ou ingerir o pó do Sal de Frutas?

• A superdosagem pode causar arrotos e distúrbios gastrointestinais, levar à sobrecarga de sódio e à alcalose metabólica, que pode causar agitação, fraqueza, sede, diminuição da salivação, tontura, dor de cabeça e risco de hipotensão e taquicardia.

• A ingestão de pó efervescente puro pode causar irritação gástrica, liberação de gás e risco de perfuração estomacal. Procure assistência médica imediata.

Sonrisal

O Sonrisal é um medicamento indicado como antiácido e analgésico, no tratamento da azia, má digestão e hiperacidez gástrica.

Como é a ação do Sonrisal?

O ácido cítrico, o bicarbonato de sódio e o carbonato de sódio reagem em água, produzindo citrato de sódio e proporcionando um aumento do pH intragástrico.

O ácido acetilsalicílico atua como analgésico, inibindo a síntese de prostaglandinas, as quais estão associadas ao desenvolvimento da dor.

Como usar este remédio? Posso tomar até quantas vezes por dia?

A dose usual recomendada é de um a dois comprimidos de Sonrisal, dissolvidos em um copo pequeno de água, esperar completar a efervescência e beber de uma vez. Pode-se repetir o uso após 4 horas ou conforme necessário.

• Não se deve ultrapassar a dose máxima diária recomendada, que equivale a 8 comprimidos por dia.

• Em caso de superdosagem pode ocorrer vômito, desidratação, zumbido, tontura, surdez, suor excessivo, respiração mais rápida e profunda que o normal, confusão mental e coma. Procure rapidamente assistência médica no pronto-socorro mais próximo.

Sonrisal apresenta efeitos colaterais?

O Sonrisal pode causar algumas reações indesejáveis, tais como arroto, gases, distensão abdominal, náusea e vômito.

O tratamento deve ser interrompido se ocorrer coceira, vermelhidão na pele, espirro, dificuldade para respirar, sangue nas fezes ou no vômito, zumbido ou inchaço.

Este medicamento não deve ser usado em casos de história de alergia a quaisquer componentes da fórmula ou a salicilatos, história de úlcera ou sangramento no estômago, hemofilia ou suspeita de dengue.

O que devo saber antes de tomar o Sonrisal?

Em caso de doença nos rins, no fígado, pressão alta, asma, rinite, gravidez ou lactação, ou caso a pessoa esteja faznedo uso de medicamentos anticoagulantes orais, deve-se consultar o médico antes de tomar este medicamento.

O Sonrisal Limão contém fenilalanina.

Interações Medicamentosas

A alcalinização da urina leva ao aumento da depuração renal de remédios ácidos como tetraciclinas e barbitúricos, e prolonga a meia-vida de medicamentos básicos.

O ácido acetilsalicílico pode diminuir a eficácia dos inibidores da enzima conversora da angiotensina, quando administrados simultaneamente com estes medicamentos.

Magnésia Bisurada

A Magnésia Bisurada está indicada para o alívio dos sintomas como azia, queimação e dor estomacal. Ela promove a neutralização do excesso de ácido produzido pelo estômago, diminuindo, desta forma, a acidez do estômago e promovendo alívio imediato.

Qual a forma correta de usar? Mastigar ou deixar dissolver na boca?

As duas formas estão corretas. Dissolva ou mastigue de 1 a 2 pastilhas de acordo com seu desconforto. Se os sintomas persistirem, pode ingerir nova pastilha após 1 hora. Não ultrapasse a dose máxima de 10 pastilhas ao dia.

Existe alguma contraindicação ou efeito colateral?

Como efeito colateral pode ocorrer, ocasionalmente, diarreia ou prisão de ventre, assim como flatulência ou cólica abdominal.

• A Magnésia Bisurada não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, com hipercalcemia ou distúrbios renais graves.

• Também é contraindicada para menores de 12 anos de idade, grávidas e mulheres amamentando, exceto se recomendado pelo médico.

• Deve-se levar em consideração a relação risco-benefício antes de iniciar o tratamento em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, comprometimento renal, cirrose hepática, hipertensão arterial ou que usam corticosteroides.

• Não se devem utilizar as dosagens máximas sugeridas por um período superior a duas semanas, a não ser sob orientação médica e lembrando que não se deve repetir a administração em intervalos menores que uma hora.

Estomazil

Estomazil pode ser encontrado na versão em pastilhas ou pó efervescente. É indicado para aliviar a azia, mal-estar, sensação de queimação e má digestão com dor de cabeça, em adultos. Ele neutraliza o excesso de acidez no estômago, através de uma reação direta com o ácido clorídrico.

Como usar as pastilhas e o pó efervescente?

Estomazil em pastilhas

• Geralmente, a dose recomendada é de 1 ou 2 pastilhas mastigáveis de abacaxi, limão ou menta, 30 minutos a 1 hora após as refeições e ao deitar.

Estomazil pó efervescente

• Geralmente, a dose recomendada é de 1 envelope de abacaxi, laranja ou morango, dissolvido em meio copo de água.

Após a preparação da solução e após a completa dissolução do pó, o remédio deve ser tomado imediatamente.

Estomazil apresenta efeitos colaterais ou contraindicação?

Alguns dos efeitos colaterais de Estomazil podem incluir cólicas no estômago, gases, arrotos frequentes e em casos mais raros, pode causar efeito laxante.

Estomazil está contraindicado para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Antes de usar Estomazil, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doenças ou problemas nos rins ou doenças ou crônicas, tiver alcalose metabólica ou respiratória, hipocalcemia, insuficiência cardíaca, edema, disfunção renal, hipertensão ou aldosteronismo ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Estomazil, deve evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois estas podem piorar a azia e mal-estar.

Pra resultados satisfatórios os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Pepsamar

Pepsamar é indicado no tratamento da azia ou queimação decorrente de excesso de acidez no estômago. Indicado para uso em adultos.

Como usar?

De 2 a 4 comprimidos mastigáveis, cerca de uma hora após as refeições e ao deitar, ou de acordo com orientação médica.

• Pepsamar deve ser mastigado ou dissolvido na boca antes de ser ingerido.

• Evitar a ingestão de Pepsamar comprimidos em doses superiores à posologia máxima por períodos maiores que 2 semanas, exceto sob acompanhamento médico.

Quando não devo usar o Pepsamar?

Pepsamar não deve ser usado se você for alérgico aos componentes da fórmula, se você apresentar obstrução intestinal ou deficiência de fosfato.

• Este medicamento é contraindicado para o uso por pacientes com insuficiência severa dos rins.

Quais os males que pode me causar?

• O hidróxido de alumínio e todos os seus derivados podem causar prisão de ventre.

• A administração de altas doses pode causar obstrução intestinal.

• O hidróxido de alumínio pode provocar náuseas e vômitos.

• A administração de hidróxido de alumínio a pacientes com dieta pobre em fosfato pode ocasionar a diminuição de fosfato acompanhada pelo aumento da reabsorção óssea e de cálcio com o risco de osteomalácia.

• Os sais de alumínio são pouco absorvidos pelo trato gastrintestinal, e os efeitos sistêmicos são raros em pacientes com função renal normal.

• Em pacientes com comprometimento renal crônico, o acúmulo de alumínio pode provocar osteomalácia ou doença óssea adinâmica (doença com baixa remodelação óssea), encefalopatia, demência (insanidade) e anemia microcítica.

Reações adversas são incomuns nas doses recomendadas

Clique no link azul e leia artigos relacionados:

Erro alimentar: problemas digestivos causados por hábitos inadequados

Barriga estufada e mal estar depois de comer

Causas das náuseas e vômitos

Dor de estômago

Excesso de gases: flatulência, pum

Causas do arroto

Refluxo gastroesofágico

Esofagite