O arroto do mau

O arroto do mau

Por que arrotamos? Arrotar faz mal?
Após o nascimento, o ar passa a estar presente no tubo digestivo. Normalmente, ele é eliminado pela boca (arroto ou eructação) ou pelo ânus (flatos, "pum") e, habitualmente, não causa qualquer incômodo. A expectativa de que arrotar (o arroto forçado) elimine gases é um mito, pois ao arrotar o indivíduo deglute o ar atmosférico, que é composto de oxigênio, nitrogênio e gás carbônico. Entretanto, o nitrogênio do ar atmosférico é um gás muito leve. O Prof. Dr. Luiz Chehter, autor do capítulo de gastroenterologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) cita alguns exemplos para desmistificar este assunto.

MITOS E VERDADES DO ARROTO

Forçar o arroto é bom ou ruim?
Ao forçar um arroto, a pessoa engole ar, porém, o nitrogênio continua na barriga, pois, por ser um gás leve, ele é pouco absorvido pelo tubo digestivo. Ao ser deglutido, ele não volta com o arroto, permanecendo no estômago e tendo, então, que ser eliminado pelo ânus. Do contrário, pode provocar uma sensação de mal-estar que é, algumas vezes, confundida por pontadas no coração e/ou distensão abdominal, além de estufar a barriga.

Arrotar diminui a barriga estufada?
O arrotador habitual (aquele que força o arroto) é barrigudo, porque a barriga estufa com o nitrogênio que ele engole durante o dia. Como ele não arrota dormindo, ele amanhece sem barriga.

Falar enquanto come provoca gases?
Sim.O ato de falar enquanto se comeprovoca deglutição de gases, tal como um arroto forçado.

Por que arroto muito?
A eliminação de gases pela boca deve-se basicamente ao refluxo gastroesofágico (fisiológico ou patológico), ou a questão emocional: a ansiedade leva a deglutição de ar.

Por que provocar o arroto faz mal para o adulto e é bom para o bebê?
A orientação de bater nas costas do bebê para provocar o arroto, é um procedimento correto. É um tipo de arroto provocado (e não forçado) que ajuda a eliminação do ar atmosférico deglutido durante o ato de mamar ou chorar, responsável pelas terríveis cólicas abdominais

• Vale ressaltar queo arroto espontâneo não faz mal, pois não causa a retenção dos gases atmosféricos, que são habitualmente eliminados dessa forma ou por flatos (pum). O problema ocorre apenas nosarrotos forçados.

Leia também artigo relacionado: Por que o bebê regurgita?

Como surgem os gases no corpo e como eliminá-los?
Diariamente, formam-se no tubo digestivo muitos gases e a maior parte deles é absorvida pelo organismo. Uma pequena parte desses gases não é absorvida, sendo eliminada na forma de flatos ("pum") ou misturados nas próprias fezes. Em um trabalho, no Royal Free Hospital de Londres, foram acompanhados, por um período de 5 anos, 100 indivíduos arrotadores e 100 não arrotadores. Observou-se uma incidência 30% maior de úlcera e hérnia de hiato nos arrotadores em relação aos não arrotadores.

É importante que o médico explique para o indivíduo que arrotar é um tique nervoso e que faz mal. Geralmente, depois de uma semana, ele não o faz mais.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Luiz Chehter