Úlcera pode evoluir para câncer?

Úlcera pode evoluir para câncer?

Como diferenciar a lesão da úlcera do câncer?
A úlcera pode estar localizada tanto no estômago como no duodeno. Câncer no duodeno é extremamente raro. Portanto, diferenciar úlcera péptica com neoplasia (tumor) neste local não é necessário. No estômago é diferente. Nele, qualquer lesão ulcerada requer diferenciação com lesão maligna. Esta diferenciação é feita pelo exame microscópico de amostras do tecido com a úlcera (histologia do material de biópsia das margens da úlcera é obrigatório).

Já que a bactéria Helicobacter pylori é a causadora tanto da úlcera como do câncer de estômago, ela pode evoluir para o câncer?
É importante esclarecer que a bactéria Hp (Helicobacter pylori) está presente em quase 50% da população mundial apesar de, na maioria, não provocar sintoma. Ou seja, a Hp pode ser encontrada em pacientes com úlcera péptica, em pacientes com câncer no estômago ou em pessoas que não apresentam nenhuma manifestação. Não se sabe ainda o motivo que leva a bactéria Helicobacter pylori desenvolver o câncer. Sabe-se porém, que nos pacientes com úlcera péptica (portadores da bactéria Helicobacter pylori) ela não se transforma em câncer. O mesmo acontece com as pessoas que tem a bactéria Hp sem nenhum tipo de manifestações clínicas ou seja, não são portadoras de úlcera péptica e nem de câncer.

Não costuma ser frequente, mas pode acontecer de uma inflamação no estômago“esconder” as células cancerosas. Portanto, não é que houve transformação de úlcera para câncer, mas não se conseguiu comprovar que o câncer já estava presente no paciente com úlcera péptica. Para evitar que se postergue esta diferenciação, é recomendável sempre solicitar nova avaliação microscópica de uma lesão ulcerada, entre 6 a 8 semanas após o início do tratamento de úlcera péptica.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de Gastroenterologia. Médico responsável: Prof. Dr. Luiz Chehter.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também matérias relacionadas:
Úlcera péptica e bactéria Helicobacter pylori
Câncer de estômago e bactéria Helicobacter pylori
Azia e Indigestão: causas, sintomas e tratamento