Flatulência, gases, diarreia e intolerância a lactose

Flatulência, gases, diarreia e intolerância a lactose

Excesso de gases pode ser intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é a causa mais frequente de flatulência (gases, "pum") e decorre da deficiência de lactase.

O que é lactase? Qual a diferença entre lactase (com A) e lactose (com O)?

A lactose é um carboidrato presente em diversos alimentos (derivados do leite) e, para que o nosso organismo possa ingerir, conta com a ajuda da enzima lactase, que é presente em nosso organismo.

Esta enzima é produzida nas bordas do intestino delgado e é responsável pela quebra da lactose em açúcares simples: a glicose e a galactose. Em outras palavras, é ela que transforma a lactose do leite de origem animal (“in natura” ou presente nos laticínios) em galactose e glicose.

A intolerância à lactose costuma se manifestar em que idade?

A diminuição da enzima lactase costuma ocorrer após o desmame (ou seja, na infância) ocasionando a má digestão da lactose.

Pessoas sem problema com a digestão da lactose, digerem esse tipo de alimento normalmente. No intestino delgado a lactose encontra a enzima lactase, esta enzima quebra o açúcar lactose em dois outros açúcares menores: galactose e glicose. Esses dois açúcares são absorvidos pela parede intestinal.

Quem sofre de má digestão à lactose não produz enzima em quantidade suficiente para fazer essa quebra. Assim, boa parte da lactose segue intacta para o intestino grosso, onde é consumida e fermentada por bactérias intestinais (causa da flatulência em excesso).

Os gases liberados nesse processo provocam desconfortos gastrointestinais como dor abdominal, inchaço, náusea e diarreia.

A intolerância à lactose pode causar alergia aos alimentos derivados do leite?

Não se deve confundir intolerância à lactose com alergia alimentar.

A alergia alimentar ocorre por uma resposta exagerada do sistema imunológico contra um alimento específico podendo causar sintomas como erupções na pele, falta de ar, edema de glote e até mesmo choque anafilático.

Já a intolerância se refere a uma resposta anormal do organismo sem a participação do sistema imunológico.

Por que algumas pessoas são intolerantes a lactose e outras não? O que causa este problema?

Na intolerância à lactose, normalmente existe um fator genético que provoca a falta de lactase no intestino. Se o pai e/ou a mãe tem uma menor produção de lactase, o filho terá grandes chances de desenvolver a intolerância.

Outra causa é por consequência de doenças que provocam diarreias graves.

Em ambas as situações, a lactose deixa de ser aproveitada pelo organismo e é disponibilizada para as bactérias que fazem parte da flora intestinal. E a lactose não sendo absorvida, acaba tendo um efeito laxante (provoca diarreia e aumento dos ruídos abdominais) além de favorecer o crescimento da flora bacteriana que aumenta a produção de gases, provocando distensão e dor abdominal.

Observações e orientações importantes:

• Na dieta ocidental, dificilmente se consegue abstenção total de lactose;

• Prender (não eliminar) os gases apenas agravam o desconforto abdominal;

• Intolerância à lactose, na população infantil ou idosa, pode se manifestar com constipação, ao invés da diarreia;

• Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, entre outras leguminosas, além de alimentos ricos em frutose (como frutas em calda, frutas secas, pêssego, cereja, maçã, morango) podem promover formação de gases em excesso;

• Atenção: usuários de alimentos com adoçantes sintéticos a base de manitol, lactitol ou sorbitol (especialmente os diabéticos) também têm risco de flatulência.

• E para quem gosta de mascar chicletes uma "péssima notícia": goma de mascar provoca gases.

Como controlar a intolerância à lactose? Essas pessoas jamais poderão apreciar os derivados de leite?

A intolerância à lactose pode ser controlada com:

• Abstenção da ingestão de leite de origem animal ou seus derivados (substituição por leite de soja ou por leite absolutamente sem lactose);

• Uso por via oral da enzima lactase;

• Uso de probiótico (ingestão de bactéria produtora de enzima).

Nos supermercados existem dezenas de produtos e alimentos vendidos sem lactose.

E para aqueles que não querem se privar de uma refeição com restrições já é possível prepará-la com medicamentos que podem ser encontrados nas farmácias de todo o Brasil ou quando for consumir o alimento pronto, fazer uso de medicamentos disponíveis para essa finalidade.

Leia também:

Diferença entre alergia e intolerância alimentar: alimentos que causam alergia
Dicas para evitar os gases intestinais
As 5 principais causas da diarreia

Conteúdo exclusivo do livro e site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel), categoria de gastroenterologia - Editora CIP. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas.

Médico responsável Prof. Dr. Luiz Chehter da professor da Escola Paulista de Medicina.