17 dicas para o alimento durar mais tempo e não estragar

17 dicas para o alimento durar mais tempo e não estragar

Alimentos vencidos, estragados ou deteriorados são fontes de micro-organismos (bactérias, vírus, parasitas e toxinas), principal causa da intoxicação alimentar. Segundo o Ministério da Saúde, 45% das doenças transmitidas através dos alimentos acontecem dentro de casa. A forma de preparo, manuseio, conservação e até a maneira como são consumidos é fundamental para se livrar das doenças causadas pelos micróbios.

Neste artigo vamos dar soluções para você conservar os alimentos no freezer e na geladeira, a maneira correta para congelar e descongelar (e congelar novamente, pode?), como guardar as sobras, entre outras orientações importantes. Confira as 17 dicas que preparamos para você:

1. Qual a temperatura ideal para o freezer e a geladeira de casa?

• A temperatura ideal para conservação dos alimentos:
Geladeira: no máximo 4°C;
Congelador: abaixo de 0°C;
Freezer deve ser mantido entre - 14° C a - 17°. O ideal para maior durabilidade de carnes congeladas é - 18°C.

• Os refrigeradores industriais ou câmaras frigoríficas tem potencial para alcançar a temperatura de - 40°C.

• Durante o verão, mantenha sua geladeira com 2°C para que os alimentos perecíveis não estraguem rapidamente.

• A zona de temperatura perigosa que favorece a multiplicação de bactérias é entre 5°C e 60°C .

No preparo do alimento quente, na existência de micro-organismos, eles morrem em temperaturas superiores a 70°C.

2. Como armazenar os alimentos nos compartimentos da geladeira? O local influi na temperatura?

Sim. A parte mais fria da geladeira é a prateleira mais baixa (acima da gaveta de frutas e vegetais). Lá devem ser armazenadas alimentos crus, como carnes e peixes e os perecíveis.

Na prateleira do meio, mantenha os alimentos semi prontos, e na prateleira superior, os industrializados ou aqueles já preparados para serem consumidos.

No compartimento interno da porta da geladeira, reserve para produtos que podem ser mantidos em refrigeração mais leve, como bebidas e molhos pasteurizados.

Evite abrir a geladeira além do necessário para impedir oscilação da temperatura. Temperaturas acima de 5°C favorecem a multiplicação dos micro-organismos. Porta aberta com frequência, desestabiliza a temperatura originalmente estabelecida.

Também JAMAIS coloque alimentos quentes na geladeira, que além de alterar a temperatura dos alimentos vizinhos, poderá danificar o motor da sua máquina.

A geladeira deve estar sempre organizada e nunca lotada, pois estando demasiadamente cheia, impede que o ar refrigerado circule entre os alimentos armazenados. Este fator também influi no esforço do motor comprometendo a durabilidade da geladeira. A validade dos alimentos também pode ser alterada nestas condições.

3. Preciso tirar o alimento da embalagem original antes de colocar na geladeira ou no freezer?

Não é necessário retirar o alimento da embalagem original antes do consumo. Isso irá preservar a qualidade e a validade do alimento, além de evitar possível contaminação. Entretanto, você deve limpar a embalagem antes de guardá-la. Lembre-se que até o alimento chegar a sua geladeira, passou pelas mãos de várias pessoas, desde consumidores no supermercado, o carrinho, as mãos e a esteira do caixa, o porta-malas do seu carro etc.

Caso seja armazenada próxima a um alimento pronto para o consumo e que por descuido esteja armazenado de forma indevida, existe o risco de contaminação se por ventura algum micro-organismo oportunista estiver por perto.

4. Quanto tempo o produto dura na geladeira após a embalagem aberta? E o alimento depois de ter sido descongelado?

O prazo de validade de todos os produtos e o modo de conservação consta na embalagem com uma pequena margem de segurança. Isso porque todo alimento já tem seu histórico, desde o transporte, o momento que chega no supermercado, e à sua casa. Portanto, aconselha-se levar à risca o prazo estipulado (antes e depois de aberto). Dentro dos limites de segurança é aconselhável o consumo:

• Carnes bovinas ou de porco: de 3 a 5 dias;

• Frango, peru ou carne moída: de 1 a 2 dias;

• Peixes: 2 dias;

• Ovos: 3 semanas (quando armazenado na prateleira da geladeira);

• Molhos prontos feitos em casa: 2 a 3 dias;

• Manteiga: 3 a 4 semanas;

• Embutidos (presunto etc): 3 a 6 dias;

• Leite fresco aberto: 2 dias (não armazene na porta da geladeira, prefira a prateleira que é mais refrigerada);

• Produtos derivados do leite: requeijão, iogurte, queijos etc - observe o rótulo

• Leite ultrapasteurizado (tipo Longa Vida): 3 a 4 dias.

Para ter uma ideia entre a vida útil de cada produto, observe a data de fabricação e data de validade. Se você consumir um alimento fora do prazo de validade e passar mal, a culpa será sua, e não da indústria. Inspecione diariamente a geladeira para jogar fora os produtos vencidos.

5. Qual o tempo para consumir alimentos já preparados e guardados na geladeira?

No máximo 5 dias. Como margem de segurança, tenha como base 3 dias. Se você prepara marmita para o trabalho ou faculdade, não deixe mais do que 2 horas fora da geladeira. Se o tempo do transporte for maior, leve em bolsa térmica.

6. Como armazenar as sobras de comida?

Mantenha os alimentos fora da geladeira não mais que 1 hora antes, e 1 hora depois de prepará-los. Se as bactérias encontrarem as condições ideais, começam a se multiplicar em apenas 20 minutos. Em 6 horas, uma única bactéria pode se reproduzir em até 130.000 vezes. Com a temperatura abaixo de 5°C e acima dos 60°C (no cozimento), a multiplicação é retardada ou mesmo evitada. Por isso a importância de guardá-los na geladeira.

Caso opte em congelar, faça apenas com as sobras intactas, ou seja, aquelas que não estiverem sido levadas ao prato para o consumo. Espere a comida esfriar. Nunca a congele ou refrigere nada quente, pois o suor da temperatura dará espaço para acúmulo de água e de bactérias. Fique atento a esta tarefa. Quanto mais rápido for o processo de congelamento do alimento, melhor será sua estrutura e condição após o descongelamento, pois os cristais de gelo formados durante o congelamento serão menores.

• Produtos que necessitam de refrigeração após abertos: observe as recomendações do fabricante.

• Ovos não devem ser colocados na geladeira na embalagem de papelão (embalagem de plástico, é permitido). Retire e armazene no local apropriado da geladeira (veja questão 15).

7. Quanto tempo o alimento do café da manhã pode ficar à mesa?

No verão, as altas temperaturas favorecem a proliferação de micro-organismos. O tempo ideal como medida de segurança:

• Queijos, manteiga e requeijão: de 1 a 2 horas;

• Embutidos (presunto, peru, etc): até 30 minutos;

• Sucos: até 30 minutos para melhor aproveitamento dos nutrientes;

• Ovo cozido: 15 minutos;

• Biscoito: 3 horas (para não ficar mole);

• Leite: 1 hora.

No inverno ou em ambiente fresco, não é necessário todo este rigor.

8. Um alimento pode conter bactérias sem que apresente qualquer tipo de alteração? De que forma ocorre a contaminação mesmo que o alimento esteja em boas condições de consumo?

Todo alimento possui um pouco de micro-organismos e o próprio corpo se defende contra eles. Para ser considerada uma “dose infectante” (e provocar doenças ou intoxicações) será necessária uma quantidade bem maior desses micróbios. Isto acontece quando as condições de higiene e conservação dos alimentos favorecem a multiplicação desses micro-organismos.

Às vezes, um alimento bonito e gostoso pode conter bactérias patogênicas. Este tipo de bactéria é aquela que causa doença sem alterar o aspecto, sabor ou cheiro do alimento.

Já as bactérias deteriorantes mudam o aspecto, o cheiro e o sabor do alimento, sendo visível a deterioração (a conhecida comida deteriorada)

A contaminação de qualquer alimento pode ocorrer de três formas: contaminação química, contaminação biológica e contaminação física. Ela pode ocorrer desde a etapa da produção, até pela falta de conservação do alimento. Também existe a contaminação cruzada. Confira abaixo:

Contaminação química: produtos químicos como agrotóxicos, fertilizantes (usados em frutas, verduras, legumes e cereais) ou por meio de medicamentos para tratar e prevenir doenças dos animais (pode contaminar carnes, leite e ovos). Os agrotóxicos usados indevidamente ou os resíduos medicamentos podem passar para os alimentos e provocar diversas doenças. Essas doenças podem demorar tempo até se manifestar em você, o que dificulta o diagnóstico.

Contaminação biológica: é atribuída desta forma quando bactérias, vírus, parasitas (vermes) estão nos alimentos. Alguns fatores são necessários para esses micro-organismos se multiplicarem, entre eles, podemos citar:

Água e umidade: grande parte dos alimentos, principalmente os perecíveis, são compostos por uma maior quantidade de água e umidade que favorece a multiplicação dos micro-organismos. Carnes bovinas, suína, aves e pescados são um dos tipos de alimentos ricos em água.

Calor e tempo: todos esses micróbios têm preferência por temperaturas mais quentes. Da mesma forma, eles precisam de tempo para se reproduzirem, o que ressalva a importância de não deixar alimentos fora da geladeira por muito tempo.

• Os micro-organismos também precisam dos nutrientes dos próprios alimentos e tem predileção pelas proteínas e alimentos menos ácido. Por isso, as carnes, os ovos, o leite e seus derivados são mais propensos à proliferação de micro-organismos. Já a maioria das frutas e hortaliças, principalmente o tomate, acabam sendo preservados neste quesito por terem um grau de acidez maior.

Contaminação física: dá-se por meio de materiais estranhos presentes nos alimentos. Podemos citar pedaços de madeira, pedra, osso etc.

Contaminação cruzada: este tipo de contaminação ocorre quando os micro-organismos são transferidos de um alimento para outro pela proximidade, ou por meio de utensílios como tábuas de carnes, facas, bancada da pia da cozinha, panelas mal lavadas, geladeira suja etc.

9.Como descongelar os alimentos?

O ideal é que seja descongelado naturalmente, dentro da geladeira. Qualquer outra forma de descongelamento é passível de riscos. Na necessidade de descongelamento rápido aconselha-se o uso do micro-ondas.

Alimentos embalados pelo fabricante podem ser descongelados em temperatura ambiente e na embalagem original, para evitar contaminação.

• Carnes e queijos faça o descongelamento dentro da geladeira.

• Receitas prontas podem ser descongeladas diretamente no micro-ondas.

10. Qual o prazo para comer o alimento depois de descongelado?

• Aves e carnes cruas depois de descongeladas devem ser consumidas em no máximo, 2 ou 3 dias.

• Peixes e frutos do mar, consumir em até 12 horas.

• Alimentos prontos descongelados devem ser consumidos em até 24 horas (veja as instruções na embalagem).

• Quanto aos alimentos industrializados, observar a data de validade e orientação de consumo após aberto.

Dica para manter a suculência da carne congelada: congele a carne crua o mais rápido possível, e no momento de descongelar, não tenha pressa. Quanto mais lento o descongelamento, maior será a manutenção do sabor original.

11. Posso congelar, descongelar e congelar novamente?

Qualquer alimento uma vez congelado deve ser mantido desta forma até o consumo para evitar alterações microbiológicas, químicas, nutricionais e sensoriais (textura, cor, aroma e sabor).

Quando a carne crua é descongelada, os micro-organismos começam a se multiplicar de forma acelerada, principalmente em temperatura ambiente. A geladeira protege desta possível invasão de micróbios e caso eles existam, o fato de descongelar de forma lenta será em quantidade insuficiente para provocar contaminação.

Você se arrependeu e quer congelar a carne crua novamente, e agora? O frio não mata as bactérias?

Apenas deixam de se reproduzir. E quando você descongelar a carne pela segunda vez, elas estarão vorazes e se multiplicarão com mais rapidez ainda. Para piorar, nem o calor acima de 70° usado como segurança no cozimento será suficiente para matá-las ou reduzi-las, e você terá que comer uma comida queimada ou potencialmente infestada de bactérias nocivas.

Caso precise congelar novamente a carne, cozinhe antes, deixe resfriar e rapidamente coloque no freezer novamente.

12. Quanto tempo a carne crua pode ser mantida no freezer?

Primeiramente antes de congelar qualquer tipo de carne é fundamental que seja em pequenas porções e em sacos plásticos próprios para esta finalidade. Embalagens a vácuo são mais seguras e duráveis. Quanto mais baixa a temperatura do freezer mais tempo de garantia (-18°C é perfeito).

• Carnes e aves (em pedaços, não esqueça!): até 5 meses.

• Carne moída e hambúrguer, por até 3 meses: o tempo de durabilidade da carne moída é menor devido aos riscos da manipulação externa necessária durante o moimento.

• Carne bovina com gordura: 2 meses.

• Linguiça e salsicha: 2 meses.

13. Vegetais e frutas: geladeira ou na cesta? Após a higienização é preciso esperar secar antes de colocar na geladeira?

• As frutas que estragam mais rápidas como morango, por exemplo, devem ser colocadas na geladeira e dentro de sua embalagem já perfurada. Faça a higiene na hora do consumo. Inspecione aquelas que não estejam em boas condições e elimine-as. Fruta podre contamina a vizinha, e fruta madura, acelera o amadurecimento das demais.

• Frutas na geladeira duram mais tempo. No cesteiro amadurecem mais rápido. Depois de abertas, sempre na geladeira.

• Maça, pera e uva podem ser higienizadas antes de ser colocada na geladeira pela praticidade: deixe-as secar e depois armazene em potes. Como regra geral, não deixe potes abertos. Todos devem estar tampados.

• Os vegetais e hortaliças devem ser higienizados e secos antes de colocar na geladeira.

• Após a higiene, coloque em potes fechados. Os potes de inox mantêm as folhas mais crocantes.

14. Como manter a textura dos frios já cortados?

Guarde-os na geladeira muito bem embrulhados em filme plástico para que não percam a umidade natural e nem ressequem. Observe o tempo de validade antes de abrir a embalagem e acondicioná-lo.

15. Os ovos precisam ficar na geladeira?

Como medida de segurança, sim. Mesmo que não estejam armazenados desta forma no mercado.

Atenção na hora da compra. Verifique se a casca não está rachada, trincada ou suja. Ovos podem estar contaminados com salmonella (bactéria que vive no intestino das aves). A contaminação pode ocorrer durante a formação do ovo no interior da galinha, ou no momento da postura em contato fezes da ave.

• Não lave o ovo para armazená-lo na geladeira. A casca possui uma película protetora natural que evita a contaminação de outros micro-organismos no seu interior.

• Ovos com gema dura são mais seguros para o consumo. Não é possível saber se o ovo está contaminado pela salmonella, e ela é destruída apenas durante o cozimento. na dúvida, no cozimento do ovo, mantenha-o na fervura por 7 minutos.

• Ao quebrar o ovo, evite que o conteúdo entre em contato com a casca. Se necessário, lave a casca antes de quebrá-lo.

• Os ovos pasteurizados são considerados mais seguros para receitas como maioneses, mousses etc.

16. Filme plástico ou papel de alumínio para embalar?

• O papel de alumínio pode ser usado por cima do filme plástico para conservar melhor o alimento. Ele evita que o odor forte de alguns alimentos (como o peixe ou mortadela) se espalhe pela geladeira. Também é resistente a luz e o calor.

Dica: no forno, para assar, o lado brilhante do papel alumínio deve estar para dentro.

• O filme plástico ajuda absorver os temperos de alimentos que vão ser congelados e manter o sabor dos que ficam na geladeira.

• Tanto um como o outro, assim como o papel manteiga, podem ser usados também para cobrir os alimentos em potes, evitando, assim espaços vazios e formação de cristais de gelo.

• Não use recipientes de alumínio para armazenar alimentos.

• Atenção: o plástico e o papel de alumínio NÃO podem ser colocados no micro-ondas.

• Qualquer pote de plástico não deve conter Bisfenol A. Leia o artigo: Plástico no micro-ondas pode causar câncer

17. Quais os riscos de comer peixe cru?

• Ingerir qualquer tipo de frutos do mar cru sempre é arriscado. No restaurante japonês o risco é menor pois é esperado que os sushiman sejam treinados para o manuseio correto, e que o comprador saiba selecionar os melhores peixes do fornecedor.

• Dentre todos os peixes crus, o atum é que oferece menor risco. Peixes crus de águas frescas podem carregar parasitas de grande risco à saúde.

• Peixe cru preparado em casa também é a principal fonte de infecção por parasitas.

• Mariscos crus e ostras apresentam alto índice de intoxicação. É fundamental que estejam muito frescas para o consumo.

Fonte: Médicos colaboradores do site Medicina Mitos e Verdades, ANVISA, Guia dos Alimentos e Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde.

Clique no link azul e leia também:

Como identificar os alimentos frescos na hora da compra

Intoxicação alimentar: causas, sintomas e tratamento

Vômitos e diarreia por comida estragada ou vencida