Vômitos e diarreia por comida estragada

Vômitos e diarreia por comida estragada

Quais as causas e os sintomas da gastroenterite? Por quanto tempo dura o mal-estar?
A gastroenterite, mais comumente chamada de gastroenterocolite aguda (GECA), é caracterizada por diarreia, náuseas e vômitos acompanhados ou não de febre, dor e distensão abdominal. Em geral, é uma doença autolimitada, dura poucos dias (máximo de dez). Tem como causa a ingestão de água e/ou alimentos deteriorados ou contaminados por substâncias tóxicas ou com agentes infecciosos, por bactérias.

Todo o trato digestivo é comprometido, por isso o nome gastroenterite:

• Inflamação do estômago (gastrite) ;
• Inflamação do intestino delgado (enterite) ;
• Inflamação do intestino grosso (colite).
• Em decorrência da gastrite (inflamação do estômago) pode haver dor na parte superior do abdome, náuseas e vômitos ;
• Tanto a enterite (inflamação do intestino delgado), como a colite (inflamação do intestino grosso), motivam diarreia ;
• O comprometimento do reto e intestino pode motivar eliminação de sangue, muco (catarro) ou pus, que caracteriza a disenteria.

Como tratar o vômito e diarreia?

Em casos menos graves, faz-se hidratação oral domiciliar, com restrição alimentar de gorduras, frituras, temperos, condimentos, leite e derivados. Na presença de bactérias, deve-se fazer o tratamento específico sob orientação médica. Quando a gastroenterite aguda é grave, pode levar a desidratação com desequilíbrio hidroeletrolítico (entre água e eletrólitos - cloro, potássio e magnésio), sendo necessário internar o paciente para hidratação parenteral (pela veia) e administração de antibiótico.

Prof. Dr. Luiz Chether é autor do capítulo de Gastroenterologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel).

Clique no link e leia também: Como identificar a causa da contaminação alimentar

Navegue pelo blog e busque notícias variadas em diversas especialidades médicas. Contamos com a colaboração dos mais bem conceituados médicos do Brasil.A informação é uma forma de prevenção! Valorize sua saúde. Até a próxima! Carla Leonel