Sintomas da febre amarela e reações à vacina

Sintomas da febre amarela e reações à vacina

O que é febre amarela?
A febre amarela é uma doença gerada por vírus e com risco de morte. Esse vírus pode provoca a febre hemorrágica que leva o paciente à morte por sangramento incontrolável.

Como esta doença é contraída?
Ela é transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados.

Funciona assim: o mosquito ao picar uma pessoa ou um macaco infectado (por já ter contraído o vírus pela picada de outro mosquito infectado), passa a adquirir o vírus e se torna mais um mosquito transmissor capaz de transmitir a febre amarela a outros macacos ou humanos.

Por isso a vacina é fundamental e indispensável para evitar que a doença se espalhe, já que quanto mais pessoas ou macacos com a febre amarela e, principalmente, em locais com maior quantidade de mosquitos, aumenta a chance de contrair a doença. Leia o artigo: macaco transmite a febre amarelas às pessoas?

Qualquer pessoa tem risco de contrair febre amarela silvestre ou urbana?

Sim. Qualquer pessoa não vacinada, independentemente da idade ou sexo, que se exponha em áreas de risco e seja picado pelo mosquitos das espécies Haemagogus e Sabethes ou Aedes aegypti que estejam infectados, pode contrair a febre amarela.

Todos devem tomar a vacina? Existe contraindicação?

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde, a vacina só é contraindicada nos seguintes casos:

1) As crianças menores de 9 meses de idade e pessoas com mais de 60 anos: a vacinação nas duas faixas etárias deve seguir orientação médica a partir de seus riscos e benefícios;

2) Gestantes: a não ser em situação epidemiológica com alto risco de exposição, seguindo recomendações expressas das autoridades de saúde e orientação médica, embora não existam evidências de que possa provocar alterações nocivas em fetos;

3) Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade: existe a possibilidade de a vacina ser excretada no leite humano;

4) Estados de febre aguda e comprometimento do estado geral de saúde;

5) Histórico de hipersensibilidade aos componentes da vacina febre amarela (ovo de galinha, gelatina, eritromicina ou canamicina) somente deverá ser realizada após avaliação médica;

6) Portadores do HIV com contagem de células CD4 menor que 350. Nos outros casos de HIV, a vacina não é contraindicada desde que sejam assintomáticos, ou a critério médico;

7) Quem estiver em de tratamento com quimioterapia ou radioterapia;

8) Pacientes com doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico;

9) Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo);

10) História de doença do timo, como miastenia gravis, timoma ou timectomia.

Por que a vacina contra a febre amarela pode provocar reações? Quais os sintomas?

Por ser uma vacina com o vírus vivo atenuado, a vacina está relacionada a reações indesejáveis como febre, dor muscular e mal-estar geral. Esta reação acontece, normalmente, a partir do 5º ao 7º dia pós-vacinação, o que é absolutamente normal.

A vacina pode causar a doença?

Por ser produzida a partir do vírus vivo atenuado, isso quer dizer que existe uma pequena chance de desenvolver a doença. No entanto a proporção é de 1 reação adversa para cada 400 mil doses de vacinas aplicadas segundo as referências científicas existentes.

O que são eventos adversos pós-vacinação? Quais os cuidados?

Os eventos adversos são possíveis reações que podem ocorrer após a vacinação da febre amarela. Os mais comuns relatados segundo estudos são: reações de hipersensibilidade, e as manifestações da própria doença com o desenvolvimento dos sinais e sintomas observados.

A ocorrência de morte em até 30 dias após a vacinação deve ser investigada para confirmação se foi ou não relacionada ao uso da vacina.

Todo evento adverso deve ser investigado e tratado da mesma forma que os casos suspeitos de Febre Amarela. Se qualquer pessoa vacinada desenvolver os sinais e sintomas comuns para doença em até 15 dias após a vacinação, deve rapidamente procurar o serviço de saúde mais próximo para atendimento.

A vacina da Febre Amarela realmente funciona?

Com certeza. Em regiões com cobertura vacinal dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde não há registro de casos da doença.

Como é aplicada a vacina contra a febre amarela?

Por meio de injeção, via subcutânea ou seja, no tecido adiposo logo abaixo da pele (antes do músculo).

Qual é a diferença da dose fracionada e a dose padrão?

A diferença está na dosagem e no tempo de proteção. Na dose padrão é aplicado 0, 5 ml da vacina febre amarela, enquanto da dose fracionada a dosagem é de 0, 1 ml. O tempo de proteção também é diferente: a dose padrão é válida para toda a vida.

Já a dose fracionada tem duração de aproximadamente 8 anos, sendo necessária se vacinar novamente. Estudos em andamento continuarão a avaliar a proteção posterior a esse período.

Quais os sintomas da febre amarela?

Os sintomas da febre amarela variam de acordo com a fase. Importante observar que na fase inicial pode ser confundido com outras doenças infecciosas:

Face inicial

• Febre de início súbito,

• Calafrios,

• Dor no corpo e articulações,

• Dores nas costas,

• Dor de cabeça,

• Náuseas e vômitos,

• Cansaço e fraqueza.

A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% dos casos apresenta um breve período de melhora dos sintomas e, então, desenvolvem uma nova fase mais grave da doença. Cerca de 50% dos que desenvolvem a forma grave, morrem no prazo de 7 a 10 dias.

Na fase grave, os sintomas iniciais podem permanecer ou ocorrer um breve período de melhora (2 dias, em média) até surgir:

• Febre alta,

• Falta de vontade de urinar,

• Icterícia (pele e olhos amarelos),

• Sangramentos e hemorragia que inicia-se no trato gastrointestinal,

• Diminuição da consciência.

Fase maligna

Todos os sintomas da fase grave se intensificam levando ao choque e insuficiência múltipla dos órgãos. Leia o artigo: choque hipovolêmico

Quanto tempo leva para que a doença se torne aparente?

O período de incubação é, geralmente, de três a seis dias após o contato com o vírus. Em situações esporádicas esse tempo pode ser maior com até 10 a 15 dias.

Após tomar a vacina e ter reações como saber se é grave ou normal?

Se você esteve em área de risco para febre amarela e apresentar dois ou mais sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo para atendimento emergencial. Esta orientação vale também para quem foi vacinado contra a febre amarela nos últimos 15 dias e apresenta reações com estes sintomas.

O que devo fazer se apresentar os sintomas?

Depois de identificar sintomas e ter histórico de exposição compatível com a febre amarela, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo e informar sobre qualquer viagem ou atividade de risco em até 15 antes do início dos sintomas.

Na área silvestre, a observação da morte de macacos assim como a picadas de mosquitos devem ser informados aos profissionais da equipe de saúde que o atender assim como informações sobre o histórico do uso (ou não) da vacina contra a febre amarela.

Existe tratamento para a febre amarela?

Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos.

Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico e, a depender da evolução de cada pessoa, a equipe assistencial deve avaliar qual o melhor tratamento para evitar que a doença agrave enquanto o organismo reage ao vírus.

Importante: Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.

Para a prevenção da febre amarela, quais as recomendações do Ministério da Saúde além da vacina?

A vacina que é a forma mais segura e efetiva de proteção contra a febre amarela. Para aqueles que não podem se vacinar por estarem no grupo de contraindicações da vacina, é fundamental seguir os cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos, mantendo as casas e as ruas limpas sem acúmulo de água parada, habitat ideal para reprodução dos vetores.

Em áreas consideradas de maior risco de exposição como matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e o meio rural, recomenda-se que medidas de proteção individual sejam adotadas:

• Use repelente de insetos de acordo com as indicações do produto;

• Proteja a maior extensão possível de pele através do uso de calça comprida, blusas de mangas compridas e sem decotes, de preferência largas, não coladas ao corpo, meias e sapatos fechados;

• Evitar na medida do possível o deslocamento para áreas rurais e, principalmente, adentrar em matas, seja a trabalho ou turismo;

• Passe o maior tempo possível em ambientes refrigerados, uso de mosquiteiros e telas nas janelas.

• Atenção às crianças menores de 9 meses de idade para a utilização de repelente de acordo com as orientações da faixa etária, bem como utilizar mosquiteiros e ou ambiente protegido. Leia o artigo: A escolha do repelente e o modo correto de usar

Como a doença pode ser evitada?

A forma mais efetiva e segura para evitar a febre amarela é por meio da vacinação. A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco.

Quanto tempo antes de uma viagem para região de risco devo tomar a vacina?

Muitas pessoas que irão se deslocar em áreas de risco da febre amarela, deixam para tomar a vacina poucos dias antes da viagem, o que não é indicado, pois além deste viajante ainda não ter proteção contra a febre amarela (a proteção eficaz se dá a partir do 10° dia da vacinação), o mesmo pode sofrer com a reação adversa da vacina durante a viagem.

UMA SIMPLES PICADA PODE TE LEVAR À MORTE OU SALVAR SUA VIDA. Você prefere a picada do mosquito ou da vacina?

Nota: O Ministério da Saúde alerta à população para a chegada do verão, período de maior risco de transmissão da doença.

Essa preocupação se dá porque áreas recém-afetadas e com grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Minas Gerias e São Paulo, ainda apresentam grande quantidade de pessoas não vacinadas, ou seja, sob risco de infecção. Cabe ressaltar que esses estados, desde o início deste ano, já são áreas com recomendação da vacina (ACRV - Área com registro histórico de febre amarela silvestre) e, portanto, com recomendação permanente de vacinação. Daí a necessidade de estados e municípios reforçarem as estratégias de intensificação da vigilância e da vacinação em todo o país.

Fonte: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Organização Mundial da Saúde, Medicina Mitos e Verdades (Prof. Vicente Amato Neto)