Possíveis causas do TOC

Possíveis causas do TOC

As causas do transtorno obsessivo-compulsivo podem se genéticas e/ou infecciosas. As causas infecciosas foram descritas muito recentemente, sendo que amigdalites de repetição em crianças podem estar associadas à sintomas obsessivo-compulsivos.

A pesquisa das causas se concentra na interação de fatores neurobiológicos e influências ambientais. Acredita-se que pessoas que desenvolvem TOC tenham uma predisposição biológica a reagir de forma acentuada ao estresse.

Estudos genéticos do TOC e de outras condições relacionadas poderão, algum dia, possibilitar definir genes que predispõem ao surgimento do TOC. Estudos genéticos recentes, associados à pesquisas de anormalidades neuroquímicas em portadores de TOC, têm sugerido que, quando há um caso de TOC, outros membros da mesma família podem ser afetados pelo mesmo, ou por transtornos relacionados, como a síndrome de Tourette. A síndromede Tourette se caracteriza portiques. A pessoa apresenta movimentos involuntários, súbitos, rápidos, recorrentes, não rítmicos e estereotipados. Pode também ser na forma de vocalizações (barulhos). Podem ser suprimidos pela vontade, mas ao custo de elevada tensão emocional. Os tiques complexos podem organizar-se e serem ritualizados, o que os torna, às vezes, difíceis de diferenciar das compulsões.

Foi verificado também,que entre gêmeos idênticos (monozigóticos) a concordância para TOC é maior (cerca de 65%), do que entre os não idênticos (dizigóticos), o que mostra que o fator genético apresenta um papel relevante. Isso significa que se um gêmeo tem TOC, a chance de seu irmão gêmeo também ter é de até 65%. Até agora, não foram feitos estudos com indivíduos adotados ou com gêmeos criados separadamente para observar quanto os genes podem determinar estes comportamentos, independentemente do ambiente no qual cada um está e da forma de criação de cada um.

Parece que pessoas com TOC têm uma vulnerabilidade genética que é desencadeada por fatores ambientais. As investigações em andamento sobre as causas prometem ainda mais esperança para as pessoas com TOC e suas famílias.

Clique nos links abaixo e leia também:
O que acontece no cérebro de quem tem TOC
O que caracteriza o TOC
As obsessões e compulsões - Transtornos de Personalidade
Artigos de Psiquiatria

Matéria do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel)- 8ª edição. Dra. Alexandrina Maria Augusto da Silva Maleiro.