Leite de Magnésia: antiácido ou laxante?

Leite de Magnésia: antiácido ou laxante?

Para que serve o Leite de Magnésia?
O leite de magnésia é indicado para o para o tratamento da prisão de ventre ocasional, alívio de azia, má digestão, excesso de acidez do estômago e pode ser usado como laxante e antiácido.

Como é o mecanismo de ação do leite de magnésia?

O Leite de Magnésia é composto maioritariamente por hidróxido de magnésio, responsável por diminuir a acidez no estomago. Quando usado como laxante, o Leite de Magnésia aumenta a retenção de água no interior do intestino, amolecendo assim as fezes e promovendo a movimentação intestinal.

O hidróxido de magnésio quando disperso em água, numa concentração aproximada de 7%, dá origem a um líquido branco e espesso, muito conhecido como leite de magnésia. Trata-se de uma solução básica, de pH próximo de 10,5, ou seja, é alcalino, o que faz com que tenha ação de neutralizar acidez dos sucos gástricos, diminuindo a acidez no estômago. Leia o artigo complementar: Causas da Azia e indigestão

No uso como laxante, o cloreto de magnésio existente na fórmula, aumenta a retenção de água no interior do intestino, lubrificando a parede intestinal e amolecendo as fezes. Leia o artigo complementar:Dicas para evitar a prisão de ventre

Qual a dose recomendada no uso como laxante e para o uso como antiácido?

Uso como laxante

Adultos:de 2 a 4 colheres de sopa, 30 a 60 ml, 1 vez ao dia.

Crianças(dos 6 aos 11 anos): de 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml), 1 vez ao dia.

Crianças dos 2 aos 5 anos:1 colher de sopa (5 até 15 ml), 1 vez ao dia.

Leite de Magnésia deve ser administrado 1 vez ao dia, nunca excedendo a dose máxima diária de 3 colheres de sopa, cerca de 45 ml.

Como laxante, Leite de Magnésia nunca deve ser administrado por mais de 3 dias seguidos.

Uso como antiácido

Adultos e crianças maiores de 12 anos:1 colher de sopa (5 a 15 ml), podendo a dose ser repetida se necessário. Não exceda a dose máxima recomendada de 3 colheres de sopa (45 ml), por dia.

• Crianças dos 2 aos 11 anos: 1 colher de chá (5 ml), nunca excedendo a dose máxima diária recomendada para crianças de 30 ml (2 colheres de sopa ou 6 colheres de chá).

Leite de Magnésia usado como antiácido nunca deve ser administrado por mais de 14 dias seguidos.

Em ambos os casos, o leite de Magnésia deve ser administrado oralmente, nas doses recomendadas. Caso seja necessário, pode ser diluído em água.

A ingestão de Leite de Magnésia não é aconselhada para crianças com menos de 2 anos.

Durante o tratamento com Leite de Magnésia é aconselhada a ingestão de muitos líquidos.

O leite de magnésia apresenta efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais mais comuns do Leite de Magnésia são a diarreia ou a dor adbominal persistente. Em caso de aparecimento de algum destes sintomas, deve-se interromper o tratamento e procurar orientação médica.

Antes de tomar Leite de Magnésia peça orientação ao seu médico nas seguintes situações:

• Se você tiver doença nos rins,

• Grávida ou amamentando,

• Sentir dor abdominal persistente,

• Esteja tomando outros medicamentos, como poliestireno, sulfonato de sódio, ibuprofeno, penicilamina, bifosfonatos, cetoconazol ou tetraciclina ou outros.

A ingestão de Leite de Magnésia é contraindicada se você for alérgico a qualquer componente da fórmula ou em caso de doença dos rins.

Nunca ultrapasse a dose diária recomendada.

O que acontece em caso de ingerir grande quantidade de leite de magnésia?

A ingestão excessiva de Leite de Magnésia pode causar os seguintes sintomas: irritação do estômago e do intestino ou diarreia.

Também podem ocorrer sintomas de intoxicação por magnésio, que incluem: náuseas, vômito, rubor, sede, pressão baixa, sonolência, confusão mental, perda de reflexos e fraqueza muscular, depressão respiratória, arritmia cardíaca, coma e parada cardíaca.

Em caso de superdosagem de Leite de Magnésia deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

É verdade que o leite de Magnésia acaba com odor nas axilas? Como ele age?

O Leite de Magnésia é popularmente usado como alternativa ao desodorantes comuns, podendo ser uma alternativa mais saudável e ecológica. Isto porque o Leite de Magnésia é composto por Hidróxido de Magnésio, que quando aplicado nas axilas torna o meio básico e neutraliza os ácidos presentes no suor responsáveis pelo mau cheiro.

O odor das axilas deve-se à ação de algumas bactérias que temos no nosso corpo que metabolizam o suor e produzem vários compostos, entre eles alguns ácidos, que estão na origem do mau cheiro do suor. No entanto, estas aplicações do Leite de Magnésia não foram comprovadas, não vêm descritas na bula e nem são referidas pelo fabricante. Leia também: Dicas para evitar o mau cheiro nas axilas

É mito ou verdade que o Leite de Magnésia elimina espinhas?

O Leite de Magnésia é muitas vezes utilizado para diminuir a oleosidade e combater as bactérias na pele, ajudando assim a eliminar as espinhas. É verdade que os componentes da fórmula possuem ação adstringente. Porém, antes de usar Leite de Magnésia para estes efeitos, é fundamental consultar o seu médico ou dermatologista, uma vez que estas aplicações do Leite de Magnésia não foram comprovadas, não vêm descritas na bula e nem são referidas pelo fabricante. Leia o artigo: Causas e tratamento de cravos e espinhas

Da mesma forma, tem que use o leite de magnésia no make, como primer. A fórmula caseira consiste em misturar água e leite de magnésia em artes iguais e aplicar no rosto, antes da base. Mal não faz. Você poderá testar na sua pele em um dia que não precisar estar com a maquiagem perfeita. Por que já imaginou se não der certo? Esses truques caseiros podem reagir bem para determinado tipo de pele e outros não. Leia o artigo: 10 dicas para não errar na maquiagem

Também se fala no uso do leite de magnésia para aliviar queimaduras, devendo aplicar na pele e deixar por no mínimo duas horas. Queimadura é coisa séria, portanto leio o artigo para não fazer besteiras: Queimadura, o que fazer? Cuidados básicos e Primeiros Socorros.

Quanto ao uso do leite de magnésia para eliminar gordura da louça, sugiro que compre um detergente apropriado para esta função. É mais prático do que se render a fórmulas mágicas que nem sempre funcionam.

Leia os artigos complementares:

Qual o melhor antiácido? Sonrisal, Sal de frutas, Estomazil, Magnésia Bisurada ou Pepsamar

Bactérias da flora intestinal: a importância dos probióticos

Navegue pela categoria de Medicamentos e Tratamentos