Bebês amamentados no seio devem beber água?

Bebês amamentados no seio devem beber água?

Qual a quantidade de água que o bebê e a criança maior devem beber por dia?
O bebê em aleitamento materno exclusivo, não precisa receber água. Após esse período, deve-se oferecer água nos intervalos das refeições. Em média, entre 6 meses e 1 ano, a criança necessita de 800 ml de líquidos por dia, incluindo o encontrado nos alimentos. Após essa idade e até os 3 anos, 1.300 ml, e dos 3 aos 5 anos, 1.700 ml por dia. É importante lembrar que esses valores podem variar, sendo necessário aumentar a oferta de líquidos em dias quentes, após atividade física e nos estados febris.

Ofereça sempre água as crianças, principalmente os bebês que ainda não conseguem se comunicar. A água representa 72% do peso do corpo dos pequenos e desempenha funções de importância vital.

Água insuficiente provoca sede, mal-estar, inquietude, febre (febre de sede), obstipação intestinal, perda de peso e, quanto mais acentuada a falta de água, pode ocorrer fenômenos graves de desidratação. Leia: 7 sinais que indicam desidratação grave

Tenha uma base das necessidades de água ao dia (por Kg de peso) de acordo com a idade

• Bebês de até 6 meses que não são alimentados exclusivamente no seio - 150 ml (se o bebê pesar 6 Kg ele precisará beber 900 ml por dia)
• de 6 a 12 meses - 140 ml
• de 1 a 2 anos - 120 ml
• de 2 a 4 anos - 110 ml
• de 4 a 6 anos - 100 ml

Clique no link e leia mais artigos na categoria de Pediatria

Essa matéria pode te interessar: Por que os bebês regurgitam? Quando representa doença?