10 dicas para não errar na maquiagem

10 dicas para não errar na maquiagem

Não importa a idade, a maioria das mulheres adora colocar uma cor no rosto. A maquiagem, porém, é uma verdadeira “faca de dois gumes”. Ela pode te transformar em uma mulher linda e radiante ou revelar tudo aquilo que você gostaria de esconder. Existem dezenas de produtos de beleza à sua disposição. Basta saber usar. Neste artigo você vai conhecer um verdadeiro mundo de lencinhos, sabonetes e frascos para que você ter uma maquiagem perfeita e poder receber todos os benefícios que cada um desses componentes pode te oferecer.

Regra nº 1 - Não faz o menor sentido você gastar dinheiro com uma infinidade de maquiagens se você não souber tirar proveito delas. Para a maquiagem ficar bonita, sua pele precisa estar preparada para recebê-la. Seja inteligente: é mais fácil gastar 10 minutos por dia numa rotina com os cuidados de limpeza e hidratação da pele, do que passar horas tentando disfarçar uma pele maltratada.

Regra nº 2 - O primeiro passo é reconhecer o seu tipo de pele: seca, mista, normal ou oleosa. Só depois desta etapa você estará apta a decidir pelos produtos que irão somar na sua rotina. Produtos errados ou deixar de usar os corretos podem agravar seu problema de pele. Leia também: Reconheça as características do seu tipo de pele

Antes da maquiagem

Regra nº 3 - A limpeza: para a maquiagem ser sua aliada e oferecer bons resultados é preciso iniciar o processo com uma boa limpeza na pele. Lave o rosto com um sabonete de limpeza facial específico para seu tipo de pele. Isso ajudará a eliminar as células mortas e a oleosidade que possam estar acumuladas, sem agredir sua pele. Use sempre água fria e faça movimentos circulares que ativa a circulação.

Regra nº 4 - Tonificação: Após a lavagem, complete a limpeza com um tonificante adstringente (peles oleosas), e para peles normais ou secas, utiliza a versão refrescante. Disponíveis na forma líquida ou em gel. Veja qual é o tipo mais indicado para sua pele. Os tônicos e géis de limpeza tem a função de regular o pH da pele, eliminar os resíduos que se acumulam nos poros, além de suavizar, acalmar e promover uma deliciosa sensação de frescor.

Você também pode optar por borrifar a água termal que oferece dezenas de benefícios e é indicada para todos os tipos de pele, principalmente, as mais sensíveis. A água termal acalma a pele, hidrata, protege contra os radicais livres, mantém a umidade e diminui a oleosidade, ou seja, têm múltiplos poderes terapêuticos com todas as boas indicações para que você possa usar sem medo de errar. Após borrifar, deixe-a secar naturalmente para depois seguir na próxima etapa.

Regra nº 5 - Nutrição e hidratação: hidrate a pele para restaurar a umidade natural e evitar que a maquiagem fique craquelada. Leia o artigo: A função dos princípios ativos das substâncias que hidratam a pele

Se você utiliza dermocosméticos antienvelhecimento ou similares, aplique antes do hidratante. Dê uma pausa entre uma e outra aplicação.

No período diurno, encerre a preparação da pele com o filtro solar. Existe uma grande variedade de base com filtro solar e vice versa (protetor cor de base/tonalizante). É uma boa alternativa caso encontre algum que se assemelhe ao seu tom de pele.

Regra nº 6 - Dica: ao aplicar o hidratante, desenvolva o hábito de massagear o rosto, que além de aliviar a tensão, estimula a circulação mantendo a pele mais jovem. Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos até o produto penetrar profundamente. Observe se o produto é compatível com seu tipo de pele: oleosas e mistas, o ideal é a versão gel ou loção. Para peles secas é indicada a versão creme.

Pronto! Comece a se maquiar.

Regra nº 7 - Inicie pelo primer, que é considerado um produto pré-maquiagem, e consegue dar um UP a mais no seu make. Ele tem a função de uniformizar e pele, minimizar os poros dilatados e diminuir a oleosidade permitindo que a maquiagem se fixe por mais tempo.

Regra nº 8 - Base ideal para cada tipo de pele:

Seca: Prefira base que contenha óleo e blush em forma de creme que ajuda a diminuir as linhas de expressão e rugas.

Mista: Base sem óleo na composição. Não use hidratante na zona T do rosto.

Oleosa: Base e blush sem óleo para impedir que a pele fique brilhante e surjam espinhas. Prefira o pó compacto: ajuda a disfarçar a oleosidade.

Regra nº 9 - Como remover a maquiagem

Remover a maquiagem é tão importante como preparar a pele para recebê-la. O rosto necessita “respirar”. É durante o sono que a pele absorve melhor os nutrientes dos cremes. Coloque a preguiça de lado e acorde princesa tal como você se sentiu ao se maquiar. Dormir com maquiagem, obstrui os poros e é meio caminho andado para formação de cravos e o envelhecimento precoce. E você também não vai querer que sua pele absorva sujeira durante a noite, não é!?

De todos os demaquilantes existentes no mercado, o mais prático é a água micelar. Além de remover a maquiagem ela tem múltiplas funções: é capaz de limpar, higienizar, tonificar e hidratar todos os tipos de pele. Por não conter álcool, parabenos, perfumes, sabão ou corantes em sua composição, pessoas com pele sensível, oleosa ou alérgicas, também podem fazer uso da água micelar no lugar do tônico, hidratante ou demaquilante, e ainda manter o pH da pele equilibrado. Ela apenas não remove maquiagens à prova d’agua. Nesse caso, será necessário um demaquilante específico para esta finalidade.

A água micelar é um líquido com aparência de um tônico e deve ser aplicada com algodão, até ele ficar completamente limpo. Não necessita de enxague. Após a remoção da sujeira, o produto deve permanecer na pele para você usufruir dos benefícios de todos os ingredientes. Existe também a versão em lenços umedecidos, bem mais prática. Clique no link e leia o artigo: O poder da água termal e micelar

Regra nº 10 - Se optar pela limpeza tradicional, repita a operação que usou antes de se maquiar. Lave o rosto com água fria e sabonete facial, aplique o tônico, seguido do hidratante ou seu creme antiidade e bons sonhos!

Leia mais artigos na categoria Beleza e Bem-Estar