Eliminação de catarro e muco pelas fezes

Eliminação de catarro e muco pelas fezes

O catarro nas fezes é o muco secretado pelas células dos intestinos. Ele, normalmente, existe em quantidade não visível e vem misturado nas fezes. Quando o muco aumenta, se parece com catarro branco ou amarelado, semelhante àquele que eliminamos pela boca, quando vindo dos pulmões por meio da tosse. A eliminação de muco nas fezes pode vir misturado nas fezes ou puro (apenas o muco, sem as fezes).

Segundo o Prof. Dr. Luiz Chehter, autor do capítulo de gastroenterologia do livro medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel), a ocorrência do aumento desse muco é consequência de uma inflamação intestinal, como acontece nas seguintes doenças:

Parasitose intestinal como amebíase e esquistossomose;

Inflamações causadas por bactérias como salmonella, shigella e Clostridium difficile;

Pólipos ou câncer dos cólons;

• Pós-radioterapia;

Doença inflamatória intestinal;

Síndrome do intestino irritável.

Atenção: é importante estar atento quando o catarro vem misturado com sangue vivo pois indica doenças mais graves. Neste caso, o seu aparecimento nas fezes não é normal. Deve-se, portanto, procurar a doença causadora e tratá-la especificamente.

Palavras em azul são links. Clique nelas para ler os artigos correspondentes e identificar a causa do muco ou catarro nas fezes.