Você sofre de problemas intestinais?

Você sofre de problemas intestinais?

A síndrome do intestino irritável é caracterizada por dor e distensão abdominal, flatulência e alteração do hábito intestinal. Pode haver diarreia, constipação (intestino preso) ou alternância destas condições. Às vezes se percebe muco nas fezes, mas sem a presença de sangue. Não ocorre febre, desidratação, emagrecimento ou qualquer outra exteriorização de risco, como anemia ou prejuízo do sono.

Essa síndrome compromete cerca de 20% da população ocidental, sendo pequena a parcela dos indivíduos que procura assistência médica. Acomete adolescentes e adultos jovens, predominando nas mulheres. O gastroenterologista Prof. Dr. Luiz Chehter tranquiliza: “essa condição não mata, não complica, mas prejudica a qualidade de vida.” Ocorre a perda de energia e de libido. O indivíduo falta ao trabalho e produz menos. A síndrome já foi atribuída a muitos fatores, mas não se conhece a causa. Não há alterações anatômicas e bioquímicas. Não há marcadores, exames subsidiários que permitam identificá-la. Houve época em que o quadro foi atribuído a alterações emocionais, chegando-se a encaminhar pacientes para atendimento psiquiátrico, mas, hoje, sabe-se que a minoria deles têm problemas dessa ordem.

Situações estressantes motivam o agravamento, mas não constituem a causa. Ocorre piora em casos de perdas, como abuso sexual, morte, separação, desemprego, trauma emocional e/ou físico. Mesmo circunstâncias felizes, mas estressantes, motivam agravamento ou desencadeamento, como o de sucesso no vestibular, casamento ou nascimento.

Em relação às alterações que ocorrem na síndrome, reconhece-se que há hipersensibilidade e dismotilidade do intestino (intestino muito sensível ou, contrário, sem motilidade). Portadores da síndrome têm sensação de excesso de gases e fezes, sendo que isto não corresponde à realidade. Até 10 gramas de fezes provocam necessidade de evacuação, razão pela qual eles evacuam mais vezes e em pequenas quantidades. Perde-se a coordenação das contrações intestinais. Contraturas musculares de segmentos intestinais próximos se desenvolvem e motivam o desenvolvimento de elevadas pressões entre aqueles segmentos, com dor e falência da progressão do conteúdo do intestino.

“O diagnóstico é eminentemente clínico. Poucos são os exames subsidiários a serem realizados. Deve ser afastada intolerância à lactose, parasitose intestinal, doença inflamatória intestinal e distúrbio da tireoide. Muitos acham que também deve ser afastada a possibilidade de doença celíaca”, alerta o médico.

O tratamento envolve orientação dietética, uso de sintomáticos, antidepressivo em pequena dose e/ou de fármaco, que interfira com a motilidade intestinal. Os alimentos gordurosos (bacon, banha, maionese, manteiga, amendoim, chocolate), assim como os condimentados, o café, o álcool, e os produtos adoçados artificialmente (com sorbitol ou lactitol), devem ser evitados ou consumidos apenas em pequenas quantidades.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.