Cirurgia das adenoides - Carne Esponjosa

Cirurgia das adenoides - Carne Esponjosa

O que são as adenoides e quais as suas funções?
As adenoides (também conhecidas como carne esponjosa) são da mesma forma que as amigdalas, conglomerados de tecido linfoides (tecido de defesa) que fornece informações para a produção de anticorpos contra microorganismos presentes no ar. Elas participam da ação imunológica local e interagem com os elementos agressores, produzindo e armazenando anticorpos. As adenoides estão localizadas em uma região chamada rinofaringe, atrás das cavidades nasais e acima do céu da boca. Portanto, diferente das amigdalas, as adenoides são visíveis apenas com instrumentos especiais (ver ilustração acima).

As principais causas de cirurgia das adenoides são:
• Obstrução respiratória desencadeada pelo seu volume excessivamente aumentado. Normalmente, a obstrução promovida pelo aumento das adenoides é caracterizada, fundamentalmente, por uma forte obstrução nasal (nariz entupido) que obriga a criança a respirar o tempo todo pela boca, associada a um acúmulo de secreção dentro da cavidade do nariz, que se manifesta através de coriza esverdeada frequente. Isto pode levar a criança a ter mais problemas de infecções de garganta e pulmão. O aumento das adenoides também leva a apneia obstrutiva do sono.

• Na mesma região das adenoides, localiza-se a abertura da tuba auditiva (trompa de Eustáquio), cuja função é drenar e aerar o ouvido médio. Frequentemente, o aumento da adenoide promove obstrução da tuba auditiva, ocasionando problemas de ouvido, como otite média do tipo secretora, otite de repetição e perda auditiva transitória (ver foto).

•As adenoidesaumentadas causam também o ronco e alterações na arcada dentária (dentes de cima projetados para frente) pela respiração bucal.

Assim, obstrução respiratória e problemas do ouvido médio desencadeados pelo aumento (hiperplasia) adenoideano são as principais causas de cirurgia das adenoides.

Quais as consequências para quem precisou retirar as adenoides?
As operações de adenoide e amigdalas ocupam a segunda posição entre as cirurgias mais realizadas em crianças de zero a dez anos, segundo dados do Ministério da Saúde (a mais frequente é a cirurgia de hérnia). Tanto as amigdalas como as adenoides, apenas podem exercer suas funções em defesa do sistema respiratório se suas estruturas estiverem preservadas. Se o órgão sofreu vários processos de agressão, como infecções de repetição ou abscessos (pus acumulado), há uma substituição do tecido normal por fibrose (tecido fibroso, duro, sem função) com consequente diminuição de sua capacidade de funcionar normalmente.

Estudo com milhares de crianças que fizeram a cirurgia mostraram queelas sofreram menos infecções do que crianças que não foram operadas, pois muitas vezes, as adenoidesda mesma forma queas amigdalas, acabam por se tornar focos de infecção que agridem e debilitam o organismo. Portanto, a cirurgia é um alívio dos sintomas desencadeados pela obstrução não havendo nenhum prejuízo da função imunológica do aparelho respiratório. Esta função é realizada nos primeiros anos de vida e vai se tornando menos importante quando a criança vai ficando mais velha.

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo Laércio M. Cruz.

Perguntas e respostas em diversas especialidades médicas com os maiores nomes da medicina do Brasil. Leia mais artigos na categoria de Otorrinolaringologia