Artrose, formigamento e dor nas juntas

Artrose, formigamento e dor nas juntas

O que é artrose? Artrose e osteoartrose é a mesma coisa?
Artrose também chamada de osteoartrose, é o desgaste da articulação (juntas), isto é, a perda da cartilagem articular, provocando o contato direto entre dois ossos. Este contato causa dor forte e pode provocar deformidades. A palavra tem origem do grego e do latim: atros = articulação e ose = desgaste. Artrose é muito mais um processo degenerativo natural do envelhecimento do que uma doença. Já a artrite, por exemplo, significa uma inflamação nas juntas. Na palavra artrite, o art é de articulação e o ite significa inflamação. Quando uma articulação fica quente, avermelhada, inchada e dolorida, dizemos que está inflamada e a pessoa tem uma artrite - veja a ilustração. Quando a inflamação é provocada por um desequilíbrio do sistema imune (doença autoimune) leva o nome de artrite reumatoide.

Artrose pode evoluir para artrite?

Tanto uma artrose pode inflamar se tornando uma artrite como uma artrite mal tratada pode evoluir para uma artrose. Artrose também é causada por consequência de doenças que afetam a articulação e nesse caso é chamada de osteoartrose secundária. Ou seja, o desgaste da articulação ocorreu, nesses casos, por consequência (secundária) de doenças que também afetam a articulação como, por exemplo, artrite reumatoide, gota, etc.

Causas da artrose (osteoartrose)

• Idade avançada: apesar que a partir dos 30 anos já pode ter início o processo de desgaste da articulação. Os joelhos e a coluna costumam ser os mais atingidos;
Obesidade ;
• Infecções e doenças reumatológicas que acometem a articulação;
• Desvio do eixo anatômico dos ossos por consequência de fraturas que acometem as articulações, por exemplo, ou devido a fatores genéticos;
• Atividades esportivas de alto impacto, como os saltos;
• Alterações hormonais da menopausa ;
• Doenças metabólicas como diabetes, hipotireoidismo ;
• Doenças reumatológicas: artrite reumatoide, lúpus e gota.

As palavras em azul são links. Clique nelas para ler os assuntos assinalados.

Sintomas da artrose

Deve-se pensar em diagnóstico de artrose nos membros inferiores em casos de dores articulares que pioram com a caminhada e que respondem cada vez menos ao uso de anti-inflamatórios e, em geral, evoluem com deformidade da articulação. Na artrose pode-se observar:
• Limitação dos movimentos;
• Rigidez nas juntas;
• Deformidade;
• Alteração da sensibilidade: sensação de picada ou formigamento e dormência;
• A dor pode variar de acordo com a temperatura;
• Algumas pessoas não sentem dor, apenas tem o sintoma de estalo ou creptações no osso (picadas que parecem queimar, como se fosse um pequeno choque) com um pouco de limitação de movimento. Neste caso, leva o nome de Artrose Muda.

Ossos e articulação mais atingidos pela artrose

Dedos das mãos: mais frequente em mulheres. Na rigidez matinal da artrose (acordar com as mãos duras e doloridas), a dor dura pouco tempo. Já na artrite reumatoide, as juntas dos dedos além de inchadas, ficam também inflamadas.
Quadril, joelhos e coluna: obesos, pessoas com problemas posturais e atletas que se submetem a esportes com carga muito pesada ou de impacto, como os saltos.

Tratamento da artrose

O tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, pois o processo de artrose é irreversível. Nos estágios mais avançados, a dor melhora apenas com tratamento cirúrgico como a osteotomia (cirurgia para realinhamento ósseo) ou próteses (substituição da superfície articular).

Conteúdo do livro MEDICINA - MITOS & VERDADES (Carla Leonel ). Capítulo de ortopedia (Prof. Dr. Moisés Cohen) e reumatologia (Prof. Dr. Cristiano Zerbini).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja matérias relacionadas:
Dor na virilha ao correr
Minha perna fica dolorida quando eu corro
Será que estou com reumatismo
Causas e sintomas da Artrite
Você acorda com as mãos duras e doloridas?