Velocidade do crescimento do tumor

Velocidade do crescimento do tumor

O câncer costuma aparecer sem "aviso prévio"?

Uma das características peculiares nas doenças oncológicas é o seu surgimento e crescimento silenciosos. Os sintomas e sinais decorrentes do crescimento de um tumor são decorrentes da invasão ou compressão do órgão acometido. Dependendo do órgão, da localização e da velocidade do crescimento do tumor, os sintomas podem aparecer dias ou meses após o surgimento do câncer.

O tempo é crucial no tratamento do câncer, e quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de cura terá o paciente. Nesse fato reside a importância do diagnóstico e detecção precoce do câncer por meio de exames de check-up, direcionados de acordo com a idade e o sexo de cada indivíduo. Atualmente, os avanços na medicina propiciaram a diminuição do tempo entre o diagnóstico e o começo do tratamento.

Qual a velocidade do crescimento de um tumor? Em que estágio ele pode ser palpável?

Os tumores benignos crescem, em geral, de uma forma muito lenta. Leia: Diferença entre tumor maligno e benigno

A velocidade do crescimento de um tumor maligno é muito variável. Há tumores que, normalmente, crescem de uma maneira rápida, como nos casos de leucemia, câncer de testículo e linfoma agressivo. Leia: leucemia e linfomas.

Há tumores malignos com crescimento mais lento, como, por exemplo, os de intestino.

A velocidade também depende do tamanho que o tumor já atingiu. Em um tumor que pesa 2 g (dois gramas), a fração de células que estão em duplicação é de 100%, enquanto que em um tumor de 5 kg (cinco quilos), apenas 7% das células estão em duplicação. Ou seja, quanto maior o tamanho já atingido por um tumor, menor se torna a sua velocidade de crescimento.

Entretanto, quanto mais rápido cresce um tumor, em geral, melhor eles respondem à quimioterapia. Porém, o mais importante é o diagnóstico precoce.

Navegue pelo nosso site e leia mais artigos na categoria ONCOLOGIA

Conteúdo do livro MEDICINA - MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de oncologia. Médico responsável Dr. Rene Gansl (Médico oncologista do Hospital Israelita Albert.

Leia também matérias relacionadas:
Tipos de câncer e sintomas
Tumor benigno pode se tornar maligno?
O que é o câncer?
O que é metástase
O câncer é hereditário?
Por que eu tenho câncer?
Quando sedar um paciente
Câncer em crianças