Por que o bebê regurgita?
O que leva um bebê a regurgitar ou "golfar" diariamente? O bebê, nos primeiros meses de vida, apresenta regurgitações frequentes, pois o esfíncter do esôfago (músculo em forma de anel, localizado entre o estômago e esôfago) ainda não está bem desenvolvido. Desta forma, o leite reflui do estômago, fazendo o caminho de volta: esôfago e boca. Essas regurgitações frequentes não são consideradas doença e ocorrem, principalmente, após as mamadas e no momento do arroto. Podem vir em maior ou menor quantidade, misturado a saliva ou como leite coalhado com cheiro azedo.
Entretanto, recém-nascidos ou crianças que regurgitam em grande quantidade (golfadas) e apresentam irritabilidade ou perda de peso podem ter outros problemas, como a esofagite e a doença do refluxo, que deverão ser diagnosticadas pelo pediatra. Leia os artigos grifados em azul. Basta clicar em cima.
Vômitos diários podem levar à desnutrição, por não permitir ganho de peso, ou à prisão de ventre crônica, por falta de conteúdo fecal. Em situação mais grave, o leite pode eventualmente refluir para o pulmão, causando bronquite ou pneumonia, por isso é importante fazer o bebê arrotar. Quando o vômito está relacionado a causas psíquicas, ele ocorre mediante crises de birra e acomete normalmente as crianças acima dos 18 meses.
O que fazer para evitar que meu filho regurgite?
Após a mamada é indispensável fazê-lo arrotar. Coloque-o no seu colo, na posição vertical, massageando as costas até sentir que ele arrote. Mesmo que demore um pouco, não desista, principalmente no caso de recém-nascidos. Jamais coloque o bebê na cama sem fazer a manobra do arroto. Por medida de segurança, deite-o na posição lateral ou de bruços para evitar que ele se engasgue com a própria golfada.
E mais um motivo importante para fazer seu bebê arrotar: as terríveis cólicas sentidas, muitas vezes, são decorrentes do ar-atmosférico deglutido no ato de mamar.
Leia também:
- Dar mamadeira para o bebê deitado pode provocar otite
- Como socorrer crianças engasgadas
- Bebês amamentados no seio devem beber água
- Até que idade é preciso esterilizar a mamadeira da criança?
Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de pediatria. Médico responsável: Dr. Cláudio Schvartsman - Vice-Presidente de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein; Chefe do Pronto Socorro do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.