O que esterilizar?

O que esterilizar?

Todas as mamães sempre ficam com dúvidas sobre o que esterilizar e até que idade estas medidas são necessárias. O pediatra Claudio Schvartsman traz as explicações neste artigo.O sistema imunológico, assim como todos os órgãos, é formado na vida intrauterina. Ao primeiro contato com a vida extrauterina desencadeia-se a formação dos anticorpos. A mãe, por meio da placenta, passa os seus anticorpos para a criança, reforçando temporariamente o seu sistema de defesa. O colostro, secreção láctea dos primeiros quatro dias de amamentação, riquíssimo em anticorpos (imunoglobulina A), também ajuda a enriquecer a defesa do organismo do recém-nascido.Os anticorpos contra o sarampo, por exemplo, duram até por volta dos 9 meses de vida, quando então é feita a vacina, formando os anticorpos definitivos contra a doença.

Como os bebês que não são amamentados adquirem anticorpos, se tudo for esterilizado?

Na verdade, o que deve ser esterilizado é a mamadeira e a chupeta. Além disto, a criança entra em contato com grande diversidade de partículas que estimulam o desenvolvimento do sistema imune, através do contato com outras pessoas, animais, poeira etc.

Por que é tão importante esterilizar a mamadeira e a chupeta?

A esterilização da mamadeira é extremamente importante porque o leite é um meio de cultura propício ao desenvolvimento de bactérias, que seriam ingeridas diretamente, causando problemas infecciosos intestinais . A lavagem simples não esteriliza. Somente a fervura em torno de 100 graus elimina as bactérias.Da mesma forma evita-se a contaminação com os fungos da candidíase oral, conhecido popularmente como sapinho. Leia o artigo e tire suas dúvidas sobre esta doença que afeta com grande frequência os pequenos.

A partir de 8 ou 9 meses os demais utensílios podem ser apenas lavados.

Leia também sobre os tipos de candidíase: os bebês podem contrair candidíase por meio das assaduras.

Conteúdo do site e livro MEDICINA - MITOS & VERDADES (Carla Leonel ). Perguntas e respostas em 22 especialidades médicas.Capítulo de Pediatria. Médico responsável Dr. Cláudio Schvartsman (Vice-Presidente de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também mais artigos na categoria de Pediatria

Leia também: Recém-nascido ou bebês que regurgitam muito ou vomitam com frequência pode estar doente?