Febre baixa: temperatura abaixo de 36°C

Febre baixa: temperatura abaixo de 36°C

Quais as causas e riscos da temperatura do corpo abaixo de 36°C?
É considerado normal a temperatura média do corpo que varia de 35, 9°C a 37, 2ºC. A alteração da temperatura, sendo ela baixa ou alta, é indicação que algo não está bem em nosso organismo. Veja abaixo como qualificar o estado térmico e a temperatura corpora.

Estado Térmico/Temperatura (°C)

• Abaixo do normal :34ºC - 36ºC

Considerada hipotermia. Nessas condições, o raciocínio fica lento e a pessoas se sente confusa e em estado de apatia. Quanto mais baixa a temperatura, menor o fluxo sanguíneo no cérebro.

• Normal: 36ºC - 37ºC

• Estado febril: 37ºC - 38ºC

Febre: 38ºC - 39ºC

• Febre alta (pirexia): 39ºC - 40ºC

• Febre muito alta: (hiperpirexia) 40ºC - 41ºC

Quando uma pessoa normal acorda depois de ter dormido bem, ela tem uma temperatura em torno de 35, 5° C (medida na axila). Ao final de um período de atividades, a temperatura pode chegar a 36, 8° C ou até 37, 0° C graus.Em ambos os casos esta variação de temperatura é considerada absolutamente normal.

Temperatura abaixo de 35, 0° C indica uma situação grave a anormal. É uma ocorrência que exige providência médica urgente. Segundo o infectologista Prof. Dr. Vicente Amato Neto, a temperatura baixa sempre é mais alarmante que a alta. Sinaliza uma doença grave do aparelho circulatório ou de outras regiões do organismo, tais como:
• Falência cardíaca,
• Estado de coma,
• Estado de choque

Algumas doenças também podem causar hipotermia

Portadores de doenças crônicas são mais predispostos a disfunção termorreguladora do corpo, devido a diminuição da atividade metabólica que limita o bom funcionamento do sistema endócrino e reduz a circulação sanguínea. Essa condição tende a se agravar, principalmente em pacientes com as seguintes patologias:

• Diabetes,

Doença de Parkinson;

Hipotireoidismo;

• Lesão na medula espinhal e deficiência de mobilidade;

• Doenças do sistema circulatório;

• Estado de desnutrição;

• Excesso de bebidas alcoólicas: apesar da crença que a bebida ajuda aquecer o corpo, ela apenas provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos debaixo da pele, que faz com que a pessoa se sinta mais quentinha. Porém, no consumo exagerado, contribui para a queda brusca da temperatura do corpo.

Cirurgias: pacientes anestesiados podem apresentar até 4°C a menos caracterizando o estado hipotérmico.

• Alguns medicamentos podem baixar a temperatura corporal, como efeito-colateral.

Os idosos tem o ritmo metabólico mais lento e desta forma, a circulação sanguínea entra em declínio.

Pessoas muito magras também são mais propensas a hipotermia devido a diminuição da camada de gordura na pele que predispõem a vasoconstrição e, consequentemente, a perda da capacidade de termorregulação do corpo.

Na hipotermia por imersão em água gelada pode ocorrer a destruição dos nervos e vasos sanguíneos assim como o congelamento e morte dos tecidos do corpo.

Como o corpo regula a temperatura? Quais os sintomas da hipotermia em condições de exposição ao frio?

O corpo humano possui um mecanismo termorregulador que envolve vias nervosas, centros e químicas do cérebro, nervos por todo o corpo e medula espinhal, além, é claro, de receptores especiais de temperatura. Variações da temperatura corporal podem provocar alterações metabólicas e enzimáticas.

Na hipotermia (temperatura abaixo do limite) a pessoa sofre complicações fisiológicas que afetam a circulação sanguínea, o ritmo cardíaco, diminuição da atividade neurológica podendo causar a morte.

Sempre que ocorre uma queda brusca da temperatura corporal, as terminações nervosas detectam a baixa temperatura e, imediatamente, o organismo começa a realizar a vasoconstrição (diminuição do calibre) dos vasos sanguíneos, principalmente da pele, com o objetivo de diminuir a perda do calor e estabilizar a temperatura interna. É por isso que a pele fica fria e a pessoa pálida. As mãos, pés, nariz e orelha chegam a perder até 50% do calor, enquanto o tronco somente 17%.

Quando a vasoconstrição não é o suficiente para evitar essa queda, aparecem tremores, que são contrações involuntárias dos músculos esqueléticos que geram calor. Por meio do tremor é possível aumentar o consumo de oxigênio e a taxa metabólica em resposta ao frio (na situação de calor, ocorre a sudorese). O tremor é a primeira linha de defesa contra a hipotermia.

Outro sintoma desta fase da hipotermia é a fala arrastada e o andar cambaleando.

Caso o tempo de exposição ao frio ambiental seja prolongando, os tremores tendem a diminuir ou parar, surgindo alterações mentais e diminuição do desempenho motor. Ocorre rigidez muscular e os batimentos cardíacos diminuem. Lentamente, há um colapso do mecanismo termorregulador, incluindo a vasodilatação da pele, ocorrendo, em sequência, perda de calor para o exterior. Dessa forma, o nível de consciência da pessoa diminui e suas funções vitais se alteram, provocando uma disritmia cardíaca, que pode evoluir o choque, coma e morte.

Os sintomas dos três tipos de hipotermia:

• Leve (35°C a 33ºC): sensação de frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades do corpo apresentam tonalidade cinzenta ou levemente arroxeada (cianótica). A pessoa tem confusão mental.

• Moderada (33°C a 30ºC): os tremores começam a desaparecer, a pessoa tende a ficar muito sonolenta, prostrada, quase inconsciente, os músculos se enrijecem, há alterações na memória e na fala, entre outros.

• Grave (menos de 30ºC): a pessoa fica imóvel e inconsciente, as pupilas se dilatam e a frequência cardíaca diminui, tornando-se quase imperceptível. Se o paciente não for devidamente tratado, a morte é inevitável. Leia: bradicardia (batimentos cardíacos abaixo de 60 por minuto)

Primeiros Socorros: medidas urgentes para reverter a hipotermia

• Procure assistência médica o mais rápido possível quando a hipotermia passar para os estágios mais graves.

• Mantenha-se aquecido (não use roupas justas pois pode afetar a circulação do sangue) e ingira bebidas quentes. Enrole-se em um cobertor, coloque meias e luvas para esquentar as extremidades.

Não tome banho quente e não faça friccione as mãos e pés na tentativa de elevar rapidamente a temperatura pois pode provocar efeito contrário. A subida rápida de temperatura das extremidades, leva ao maior afluxo de sangue a esta região periférica, o que diminuiria a temperatura interior do corpo com queda da pressão arterial, o que poderia ser fatal.

• Clique no link azul e leia o artigo complementar que irá te ajudar a identificar a gravidade da situação: Sinais vitais e alteração do pulso