O que causa a febre? O que fazer?

O que causa a febre? O que fazer?

O que causa a febre?
A febre é a elevação anormal da temperatura do corpo. Ela pode elevar-se simplesmente por consequência do calor ou é um sinal que o organismo está reagindo contra um agente infeccioso. Mas, sem dúvida, a causa mais frequente da febre é a invasão do corpo por micro-organismos. As toxinas produzidas pelos germes invasores afetam o mecanismo que regula a temperatura do corpo sadio.

Porém, ela nem sempre é causada por infecção. Quando uma pessoa têm um câncer ou uma doença maligna, ela pode ter febre e não ter a infecção. Nesta situação a febre ocorre porque o hipotálamo, que é glândula que controla a temperatura no corpo, está respondendo a uma ação manifestada por outros fatores.

A febre causa sintomas característicos?

Diversos tipos de febre manifestam sintomas e sinais característicos, peculiares a cada caso, mas há sintomas comuns que independe do tipo.

• O paciente com febre não se sente bem, sofre às vezes de fortes estremecimentos e, no caso das crianças, pode ocorrer até convulsões.

• Os calafrios da febre são consequência ao espasmo dos vasos sanguíneos da pele.

• A sensação geral de dor nos músculos e ossos também pode acompanhar a febre.

• Com exceção da febre tifoide, quase sempre há um aumento da frequência do pulso, entre 8 a 10 pulsações por cada grau de elevação da temperatura. Da mesma forma, a respiração também fica acelerada.

Outros sintomas:

• A pele se torna ressecada,

• A eliminação da urina diminui, além da alteração da cor, que fica mais amarela,

• Manchas na língua,

• Perda do apetite,

• Sede,

• Pode ocorrer dor de cabeça,

• Algumas vezes surgem delírios, principalmente em crianças.

Dizem que a febre é sinal de que o organismo está reagindo à infecção. Nessa linha de raciocínio, alguns médicos afirmam que o melhor é não baixá-la para que o organismo reaja melhor. Essa afirmação é verdadeira? Como se deve proceder? A febre alta pode causar consequências graves?

Os médicos mais antigos pensavam assim, mas a realidade é outra. Quando uma pessoa tem uma infecção, ela tem muitos distúrbios, e um deles é a febre, que causa bastante incômodo. Por isso é preciso medicar a febre, da mesma forma como se medica a dor de cabeça, a dor no corpo, a tosse e assim por diante. (Clique no link no final do artigo para ler sobre a ação dos os antitérmicos e analgésicos para a febre.)

É um mito dizer que coibir a febre prejudica a cura da doença. É um mito alimentado por alguns médicos mais antigos, sem conotação com o trabalho na linha de frente na clínica diária.

A consequência mais importante da febre, além do incômodo e da sudorese intensa, é a convulsão. A ocorrência de convulsão é variável. Porém, caso a pessoa tenha a predisposição que facilite a convulsão, como no caso de um distúrbio cerebral, poderá tê-la até mesmo com febre baixa.

Clique no link e leia o artigo sobre As causas da convulsão

Após conseguir baixar a febre, significa a cura da doença?

O ato de baixar a febre é uma prática que visa apenas aliviar o mal-estar enquanto se descobre ou se combate as causas da temperatura alta. Baixar a febre não significa curar a doença. Também não significa que as defesas do corpo voltaram ao normal.

Além dos medicamentos, o que fazer para abaixar a febre?

Banhos mornos e compressas na temperatura ambiente ajudam a reduzir a febre e o mal estar. Atenção: morno e não frio. Também não utilize álcool.

Conteúdo exclusivo do livro e site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável: Infectologista Prof. Dr. Vicente Amato Neto

Clique no link e leia também:

Temperatura baixa é mais alarmante que a alta

Para que servem e como agem os analgésicos e antitérmicos

Febre alta: causas e consequências