Fast food e quiosques de praia: o que comer sem passar mal

Fast food e quiosques de praia: o que comer sem passar mal

Com os exageros e descuidos típicos das férias e feridos na praia, o que deveria ser motivo de prazer pode se transformar em um “pesadelo”. Os primeiros a entrar na lista são seu fígado e estômago, que rapidamente se posicionam em estado de alerta: azia, má digestão, vômitos, diarreia, tudo isso e mais um pouco, pode estragar seu descanso ou diversão! Para passar esses dias em perfeita harmonia, siga nossas dicas.

Muita atenção aos lanches e petiscos vendidos por ambulantes, em quiosques, praia ou em locais sem infraestrutura. As chances de estarem contaminados são maiores por manipulação inadequada, má conservação ou exposição prolongada ao sol. A contaminação pode ocorrer antes, durante ou após o preparo do alimento. A higiene das mãos e utensílios, o contato com moscas e baratas, o consumo cru ou a água utilizada na preparação, aumentam os riscos de doenças.

Alimentos malconservados, mal lavados ou fora do prazo de validade podem conter bactérias e toxinas, causa da intoxicação alimentar. A intensidade do quadro vai depender do micro-organismo presente no alimento. Nesta situação, os sintomas se manifestam pouco tempo após a ingestão.

Quando a contaminação for por manipulação indevida, a produção e proliferação decorrentes das bactérias ou toxinas se manifestam mais tardiamente. Normalmente elas estão presentes nas mãos ou narinas do cozinheiro ou atendente. Pratos e talheres mal lavados também são agentes neste tipo de contaminação. Da mesma forma, vale o alerta para a limpeza de suas próprias mãos, caso resolva comer sem a proteção de papéis ou guardanapos.

Em qualquer situação, havendo diarreia e vômitos, a desidratação pode se tornar grave. Provoca desequilíbrio hidroeletrolítico (deficiência de água e eletrólitos), como sódio, cloro e potássio, além de alterações renais, toxêmicas ou infecciosas. Nos casos graves, pode ser necessária a hidratação pela veia. Para os casos mais leves é possível fazer o soro em casa. Em 1 litro de água mineral fervida, misture 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal que oferece excelente resultado. Beba bastante líquidos, como água, chás e sucos.

Também é importante recompor a flora intestinal com medicamentos probióticos. Eles podem ser encontrados em cápsulas ou pó. Leia o artigo: Bactérias da flora intestinal

Outro cuidado importante é evitar o consumo exagerado de alimentos industrializados, gordurosos ou muito condimentados que “andam de mãos dadas” com a azia e/ou má digestão.

A azia se manifesta com sensação de queimação que afeta a região do estômago, esôfago e/ou garganta podendo deixar um gosto amargo e ácido na boca. A indigestão provoca dor ou percepção de pontadas na “boca do estômago” e sensação de barriga estufada. A pessoa sente como a comida estivesse parada no estômago mesmo após ter decorrido horas da ingestão do alimento, independente de ter se alimentado muito ou pouco. Às vezes, surge junto às náuseas e/ou vômitos. Leia o artigo: Azia e má digestão

Tanto a azia como a indigestão pode ser controlada com a ajuda dos remédios. Os medicamentos para a má digestão ajudam acelerar o esvaziamento do estômago. Alguns deles incorporam em suas fórmulas substâncias antiácidas, sendo efetivos também para a azia. Os medicamentos antiácidos servem para neutralizar o ácido clorídrico proporcionando alívio rápido. São comercializados em forma de comprimidos mastigáveis, efervescentes, pastilhas e flaconetes.

Dicas úteis para uma alimentação prática e segura

Evite pastéis, batatas fritas, churros e frituras em geral: são de difícil digestão e contém elevado valor calórico devido à quantidade de gordura. Outro problema é a qualidade do óleo usado na fritura. Normalmente fritam-se todos os alimentos no mesmo óleo e nem sempre ele é trocado com a devida frequência.

Sanduíche natural: é uma boa opção, mas verifique se ele é mesmo um sanduíche natural e contenha ingredientes leves como queijo branco, peito de peru, atum, frango e vegetais. A maionese até pode ser colocada, mas tome o cuidado de verificar se o sanduíche está adequadamente refrigerado, embalado e fresco (dentro do prazo de validade);

As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são fáceis de ser digeridas evitando desconfortos, além de serem mais saudáveis. Carnes brancas de aves, peixes e cortes de carnes vermelhas magras devem ser privilegiadas. As carnes das aves com a pele, de porco e carnes vermelhas com gordura aparente é melhor evitar;

As sobremesas mais refrescantes são as melhores opções para o verão, como frutas ou doces à base de frutas: sorvetes de frutas no palito, compotas geladas de frutas, saladas de frutas, flans de frutas e gelatinas – todas essas são excelentes opções, pois além de hidratar, são fáceis de preparar.

Raspadinha: a raspadinha é um gelo triturado com xarope de groselha, guaraná ou outro sabor. O xarope contém muito açúcar e corantes. Além disso, deve-se sempre checar a procedência do gelo. A água contaminada pode ser uma fonte de micro-organismo, causa de problemas intestinais ou hepatite A.

Sucos de frutas: são boas opções especialmente para as crianças em substituição ao refrigerante. De qualquer forma deve ser intercalado com o consumo de água.

Água de coco: pode ser tomada sem medo. Essa bebida é um excelente hidratante, rico em vitaminas e em sais minerais. Certifique-se apenas da higiene do carrinho.

Na praia ou nos quiosques, teste a temperatura dos alimentos. Alimentos gelados devem estar gelados e os que passaram por processo de cozimento devem estar inteiramente cozidos, sem pedaços crus. Verifique o cheiro e o gosto. Na dúvida, não coma. No caso de frituras como pastéis, churros e porções verifique como são armazenados os ingredientes desses alimentos e se os mesmos estão com boa aparência e odor adequados.

Em clubes e restaurantes há a possibilidade de se realizar uma refeição mais equilibrada. E, para os petiscos e afins valem as mesmas recomendações da praia.

E se for dirigir, não beba!

Clique no link azul e leia artigos relacionados:

O que é a ressaca e como curá-la

Medicamentos para azia e má digestão

Barriga estufada e mal estar depois de comer

Causas e tratamento da diarreia