Câncer em órgãos diferentes na mesma época
É possível ter câncer em órgãos distantes em uma mesma época?
É muito raro dois tumores distintos ocorrerem em uma mesma época. O que é comum, é um câncer em fase avançada poder atingir vários órgãos ao mesmo tempo, ou seja, pode ocasionar múltiplas metástases - veja a ilustração e entenda como isso acontece. Como exemplo podemos citar um câncer de mama na fase avançada atingir o fígado, os ossos ou o sistema nervoso (cérebro) provocando o câncer nesses órgãos também. Clique no link azul e saiba mais sobre o câncer de mama
Por que o câncer tende a se espalhar para órgãos vizinhos? É possível evitar que isso aconteça?
Nem sempre o câncer se espalha para órgãos vizinhos. Ele pode atingir outros órgãos próximos a ele, invadindo-os por contiguidade (por estarem muito próximos, serem órgãos vizinhos) ou ser transportado a órgãos distantes através dos vasos sanguíneos e/ou linfáticos, caracterizando o que chamamos de metástase. Tais metástases tanto podem acontecer em tumores grandes como em tumores pequenos.
Clique no link azul e entenda o que é a metástase e a velocidade do crescimento de um tumor
A única forma de evitar que isso aconteça é o diagnóstico precoce. Quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer e mais rapidamente se iniciar o seu tratamento, menor a chance dele se espalhar para outros órgãos.
Leia também matérias relacionadas:
• O que é o câncer?
• O câncer é hereditário?
• Por que eu tenho câncer?
• Tipos de câncer e sintomas
• Diferença do tumor maligno e benigno
Conteúdo do livro MEDICINA - MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de oncologia. Médico responsável Dr. Rene Gansl (Médico oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein).
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.