Menstruei, mesmo assim posso estar grávida?

Menstruei, mesmo assim posso estar grávida?

Menstruei e descobri que estou grávida! Como pode acontecer isso?

Você acha que menstruou. Na verdade o que ocorreu foi um sangramento considerado absolutamente normal após a fecundação. Quando o embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero, às vezes causa um pequeno sangramento que pode ser confundido com a menstruação.

No começo da gravidez, o óvulo ainda está procurando o cantinho que ele vai se implantar dentro do útero e este processo é determinado por uma atividade das células que penetram no endométrio (tecido que descama na menstruação) e desta forma, por ação do endométrio, pode ocorrer o sangramento na mesma época da futura menstruação.

Isto normalmente ocorre entre o 6º e 12º dia após a relação sexual que originou o embrião, mas escapes de sangue pode acontecer até o 4º mês de gestação sem que isso signifique aborto.

Leia: Causas e sintomas do aborto

Outras vezes, surge um corrimento que parece ter sangue misturado. Tem mulheres que não percebem este muco e outas que podem ter de forma mais visível, e algumas não têm absolutamente nenhum sinal.

Conclusão: escape de sangue pode ser confundido com a menstruação e você poderá estar grávida e nem saber!

Matérias relacionadas:

Esqueci de tomar a pílula: posso estar engravida?

Sintomas da gravidez

Conteúdo do livro e site Medicina Mitos e Verdades. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados médicos do Brasil. Prof. Dr. Thomaz Gollop é o médico responsável pela categoria de Obstetrícia e Ginecologia.

Navegue pela categoria de Obstetrícia e encontre outros assuntos que possa te interessar

Parabéns mamãe!