Será que estou com reumatismo?

Será que estou com reumatismo?

Muitas pessoas vão ao médico com queixa de dor nas juntas. “Doutor estou com dor nos meus joelhos, nos meus ombros e em minhas mãos. Será que estou com reumatismo?” Reumatismo é um termo geral que os médicos usam para qualquer problema nas articulações. Juntas e articulações são a mesma coisa porém os profissionais de saúde usam mais o termo articulações. A palavra reumatismo não é muito usada pelos médicos porque, para muitas pessoas, reumatismo significa a possibilidade de ter problemas para andar ou fazer as atividades cotidianas de casa ou do trabalho.

“Doutor eu vou terminar em uma cadeira de rodas? Doutor eu vou ficar com as mãos deformadas?” Estas são perguntas frequentes no consultório do médico que trata de reumatismo, o reumatologista. No entanto, estas dúvidas e temores não correspondem a realidade, pois com bom tratamento e acompanhamento médicos, muitas pessoas com reumatismo vivem normalmente e com boa qualidade de vida.

Existem vários tipos de reumatismo: aquela dor que aparece nos joelhos e dedos das mãos de pessoas mais idosas e que geralmente varia com a mudança de temperatura, pode ser um tipo de reumatismo chamado artrose ou osteoartrose. Um outro tipo de reumatismo chamado gota é mais frequente em homens e pode se apresentar como uma dor muito forte e repentina geralmente no pé ou no joelho. A gota está relacionada ao aumento do ácido úrico no sangue e sua deposição nas articulações.

Crianças também podem apresentar reumatismo. Por exemplo, uma criança pode se queixar de dor e inchaço nas articulações após uma dor de garganta. Isto acontece devido a um tipo de reumatismo chamado febre reumática que, em alguns casos, pode até afetar o coração. Felizmente, hoje a febre reumática é uma doença pouco frequente. Crianças e adolescentes também podem ter um tipo de reumatismo chamado artrite reumatoide.

Artrite significa inflamação nas juntas. Quando uma articulação fica quente, avermelhada, inchada e dolorida, dizemos que está inflamada e a pessoa tem uma artrite. Na palavra artrite, o art é de articulação e o ite significa inflamação. A artrite é uma das formas de apresentação do reumatismo. Existem várias formas de artrite, dentre elas a artrite reumatoide, que, neste caso, trata-se de uma doença autoimune.

No caso da artrite infecciosa a inflamação das juntas ocorre por uma infecção, ou melhor, por uma invasão de um micro-organismo (bactéria, vírus ou fungo) na articulação. Este agente infeccioso (micro-organismo) chega até a articulação através do sangue (mais comum) ou através de um ferimento perto da própria articulação.

Na artrose há dor nas articulações, mas apenas raramente os pacientes apresentam inflamação nestas juntas. Existem doenças que deixam várias juntas doloridas, inchadas e com dificuldade para movimentos. Estes sinais e sintomas clínicos aparecem com mais frequência em um tipo de reumatismo chamado artrite reumatoide.

Muitas doenças estudadas pelos reumatologistas estão associadas a alterações do sistema imunológico. Este sistema é formado por uma rede de órgãos, tecidos e células especializadas e tem como função manter a integridade do nosso organismo protegendo-o de agressões externas como aquelas causadas por vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. Algumas vezes ocorre um desequilíbrio do sistema imunológico que altera sua função de defesa e faz com que este sistema ataque o próprio organismo provocando inflamações que podem danificar vários órgãos. As doenças nas quais o sistema imunológico promove lesões no próprio organismo são chamadas de doenças autoimunes sendo a artrite reumatoide e o lúpus exemplos destas doenças.

Após estes conceitos iniciais, o reumatologista Prof. Dr. Cristiano Zerbini, autor do capítulo de reumatologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) e Coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio-Libanês, vai explicar sobre os principais tipos de reumatismo. Clique no link para navegar pela categoria de reumatologia

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Acompanhe nosso site. Indique aos seus amigos. A informação é uma forma de prevenção. Compartilhe esta informação.