Você tem o hábito de prender a urina?

Você tem o hábito de prender a urina?

Segundo o Prof. Dr. Sami Arap, autor do capítulo de urologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel), o hábito de prender a urina é desaconselhável, tanto em adultos quanto em crianças. Culturalmente, é mais praticado pelo sexo feminino, pois as mulheres, desde tenra idade, são orientadas a não utilizar qualquer banheiro para urinar por questões de higiene, acostumando-se, dessa forma, a segurar a bexiga muito cheia até que cheguem a um lugar mais "seguro", em geral a própria residência.

A urina, pelas suas características físico-químicas, é um meio altamente propício à multiplicação de bactérias, o que ocorre principalmente em condições de estagnação. Portanto, o principal problema de prender a urina cronicamente é a predisposição à infecções urinárias repetidas. Além disso, o ato de segurar o xixi pode lesar a bexiga porque ela acaba por se acostumar com grande volume de líquidos e perde sua capacidade de esvaziamento. É semelhante aos casos de mulheres que não cuidam do seu abdome e acabam ficando com a barriga flácida - observe o formato da bexiga vazia e cheia na ilustração.

Contrário a isso, nem sempre a criança que corre desesperadamente para o banheiro ou solta urina na roupa é porque a prendeu até o limite por preguiça de ir ao banheiro. Muitas vezes, há um erro de interpretação. Portanto, é muito importante alertar os pais que, frequentemente, esse ato é decorrente do que se denomina instabilidade vesical (contrações involuntárias da musculatura da bexiga), independentemente do grau de enchimento da mesma, que ocasionam uma vontade imperiosa e urgente de micção - veja a ilustração. “Esse problema pode originar outros no trato urinário, sendo importante o diagnóstico correto para que se tenha o tratamento adequado e eventuais complicações sejam evitadas”, alerta o médico.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Informações do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) Editora CIP. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas.

Matérias relacionadas:
Cistite de repetição e relação sexual
Cistite - Infecção urinária
Pielonefrite
Cor e cheiro da urina
Urinar muito ou pouco é ruim?