Seu bronzeado dura 21 dias

Seu bronzeado dura 21 dias

Quanto tempo dura o bronzeado?
A troca da pele, desde a camada basal até a camada córnea, ocorre a cada três semanas. O uso de creme hidratante após exposição ao sol permite um bronzeado de até 21 dias quando, então, termina o processo da troca natural da pele. Entretanto, caso a pessoa continuar tomando sol, o organismo continuará produzindo melanina na camada basal, permitindo um bronzeado uniforme. Quando não são usados hidratantes, a pele tende a ficar manchada e/ou descascar dias depois da exposição solar.

Por que algumas pessoas se mantêm bronzeadas por mais dias e outras descascam e perdem o bronzeado rapidamente? Qual o limite de bronzeamento e escurecimento da pele pelo sol?

A cor da pele é determinada pela quantidade de pigmentos que ela possui, sendo a melanina o mais importante deles. Quando submetida a bronzeamento, a pele tem um limite de coloração que pode ser atingido, de acordo com a sua tonalidade. A pessoa que se expõem frequentemente ao sol tem a sua produção de melanina estimulada. Quando maior a quantidade de melanina que a pele passa a produzir, maior o bronzeamento.

Nas pessoas de pele morena, essa produção é muito mais intensa. Uma produção acumulada da melanina, além de produzir um bronzeado muito mais intenso, filtra os raios ultravioleta do sol. A pele se torna “curtida” e não fica vermelha.

Existe algum horário ou tipo de raios de sol que ajuda a manter o bronzeado por mais tempo?

Os raios U.V.A. (antes das 10h e após as 16h) penetram mais profundamente na pele e proporcionam um bronzeado mais bonito pois estimulam a melanina que é o pigmento que escurece a pele. A má notícia é que pelo seu poder de penetração, os raios U.V.A também provocam o envelhecimento prematuro da pele já que atinge as fibras de elastina e colágeno, ocasionando rugas e flacidez (leia o artigo complementar): Diferenças dos raios U.V.A e U.V.B

Também são esses os raios de sol responsáveis câncer de pele melanoma (leia o artigo).

Como prolongar o bronzeado e evitar que a pele descame?

1.Tome suplementos de betacaroteno. Betacaroteno é um pigmento natural encontrado nos vegetais da cor amarela ao vermelho e os folhas verde-escura. Estudos mostram que é um poderoso antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres prevenindo o câncer e o envelhecimento dos órgãos. Também melhora o sistema imunológico, tem efeito rejuvenescedor para a pele e atua como uma espécie de refletor dos raios de sol, protegendo contra o câncer de pele e oferecendo um bronzeado bonito e de longa duração.

A boa notícia é que não provoca toxicidade. Doses excessivas deixam apenas a pele com tom alaranjado, principalmente as palmas das mãos e plantas dos pés. Por isso, não exagere.

2.Alimentos: consuma cenoura, damasco e melão que são ricos em betacaroteno e ajudam a conquistar e manter o bronzeado.

3.Use protetor solar: sua pele tem que conquistar o bronzeado aos poucos. Se você se queimar, sua pele irá descascar rapidamente e adeus bronzeado. Leia também: Os cuidados com a pele para manter o bronzeado bonito por muito mais tempo

4.Uso de hidratantes e loção pós sol que ajudam a prevenir a descamação, mantem a umidade da pele e prolongam o bronzeado. Leia o artigo: A escolha do melhor hidratante para sua pele

5.Inclua no seu kit de beleza os autobronzeadores, como pó compacto bronzeador, gel tonalizante brilhante para destacar e prolongar o seu bronzeado.

Dica: observe o rótulo de hidratantes, loção pós sol e autobronzeantes e veja se contêm esses ingredientes que possuem propriedades mais avançadas para manter seu bronzeado bonito por muito mais tempo. Confira algumas dessas substâncias incríveis:

Ácido Hialurônico: substância altamente hidrofílica (afinidade pela água) encontrada na nossa pele. Possui atividade biológica como principal glicosaminoglicana da derme, proporcionando visco-elasticidade a esta camada. Colabora no controle da hidratação da derme e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.

DHA (dihidroxiacetona): autobronzeador, atua no estrato córneo da pele. O processo de autobronzeamento ocorre nas camadas mais externas da epiderme, através da reação de Maillard, responsável pelo bronzeamento que ocorre entre o grupo amino da queratina da pele e o grupamento hidroxila da DHA, formando um produto de cor marrom, conhecido como melanoidina.

NMF (Fator Natural de Hidratação): é o grupo de substâncias químicas que compõem a capa córnea e que seriam responsáveis pela captação da umidade pela epiderme. Elas têm a capacidade de ligar a água aos tecidos. É um mecanismo de equilíbrio hídrico entre as camadas profundas da epiderme e o meio ambiente.

Óleo de jojoba: o óleo de jojoba tem ação emoliente, umectante, cicatrizante, queratoplástica, repositora da oleosidade natural da pele. Excelente lubrificante e emoliente para peles secas, evita a evaporação da umidade da pele prevenindo o aparecimento de linhas finas e envelhecimento precoce. Indicado também no tratamento da acne, psoríase e queimaduras da pele.

Óleo de maracujá: confere nutrição e hidratação ao tecido cutâneo aumentando a sedosidade da pele, devolvendo o viço natural da pele. Promove excelente toque seco.

Conteúdo exclusivo do site e livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Especialidade/Categoria: Dermatologia. Médico responsável Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé

Leia o artigo completo:
Você queima ou bronzeia? O FPS ideal para cada tipo de pele e suas dúvidas esclarecidas
17 dicas para o bronzeado durar mais tempo e evitar manchas na pele