Infecção urinária e sexo

Infecção urinária e sexo

A infecção urinária é causada por bactérias que entram na uretra. A mulher, pela própria anatomia, costuma ter mais infecção urinária que o homem. Explica-se: a uretra do homem é longa, ocupa todo o canal que liga a bexiga à extremidade do pênis. Já a uretra feminina é curta, não ultrapassa 3 cm, e está muito próxima da vagina - veja a ilustração acima. Por isso é muito frequente a infecção bacteriana propiciada pela atividade sexual.

O Prof. Emil Sabbaga, autor do capítulo de nefrologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) orienta que sempre seja feita a higiene da uretra após o ato sexual para evitar a infecção urinária. E isto é muito simples! Depois da relação sexual, basta a mulher urinar, pois o xixi lava a uretra e carrega para fora os germes da vagina que tenham entrado na uretra durante o ato sexual. É uma medida prática para quem tem cistite de repetição.

Fonte: Informações do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de Nefrologia. Médico responsável Prof. Dr. Emil Sabbaga.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também mais artigos nas categorias:
Urologia
Nefrologia
Ginecologia