Tratamento moderno do estrabismo

Tratamento moderno do estrabismo

Já explicamos no artigo anterior o que é o estrabismo, assim como as causas, consequências e necessidade de diagnóstico e tratamento precoce para evitar a cegueira. Neste artigo vamos abordar um dos grandes avanços em oftalmologia ocorrido na última década: a descoberta da toxina botulínica (Botox®) para tratamento em problemas oculares.

A toxina botulínica é uma exotoxina produzida por uma bactéria, o Clostridium botulinum. É considerada a mais potente toxina na natureza e, quando injetada no músculo, produz enfraquecimento ou paralisia temporária. Desde 1970, começaram a ser realizados testes clínicos para o tratamento de estrabismo com Botox®.

Atualmente já se pode utilizar o Botox® como alternativa inicial à cirurgia, em casos selecionados. Isso é possível, pois como já explicamos, o estrabismo é causado por um problema na função dos músculos dos olhos. Com o advento do Botox®,é possíveldiminuir a força muscular de um dos olhos, conseguindo alinhar o globo ocular.

Nos casos de estrabismos pequenos, paralisias de músculos oculares e, principalmente, estrabismo em pacientes com paralisia cerebral são excelente indicações para o uso de Botox®.

Dr. Mauro Plut é médico oftalmopediatra da Clínica Oftalmológica do Hospital Israelita Albert Einstein e autor do capítulo de oftalmologia pediátrica do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel), Editora CIP. Artigo do livro.

Matérias relacionadas:
O estrabismo em bebês
Ambliopia ou olho preguiçoso
Quando procurar o oftalmologista para meu filho
Como é feito o exame oftalmológico nas crianças